Home Dicas e Dúvidas Como se tornar um bom corretor de imóveis? Aprenda agora!

Como se tornar um bom corretor de imóveis? Aprenda agora!

por Leonardo Ponso
Como se tornar um bom corretor de imóveis

Saiba como se tornar um corretor de imóveis de sucesso e tenha uma carreira promissora pela frente!

Você já pensou em como se tornar um bom corretor de imóveis pode catapultar sua vida profissional? Afinal, por ser uma área com procura ampla e contínua, ela poderia trazer uma estabilidade muito desejada para o seu planejamento financeiro.

De acordo com dados do Sistema Cofeci-Creci de agosto de 2019, havia na época 389,4 mil corretores de imóveis e 48,8 mil imobiliárias ativas no país. No mesmo período de 2018, eram 380,2 mil profissionais e 46,6 mil empresas, ou seja, uma diferença de 9,2 mil novos corretores e 2,2 mil imobiliárias.

Se a variação positiva de aproximadamente 750 novos corretores e 180 novas imobiliárias por mês tiver se mantido, deve haver aproximadamente 401,4 mil corretores e 51,7 mil imobiliárias no Brasil em dezembro de 2020, número que tende a continuar crescendo.

Se você quer saber como se tornar um corretor de imóveis e, além disso, um profissional de destaque no mercado, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo. Continue conosco para entender como ingressar e se manter bem em uma área com tamanha concorrência.

Como se tornar um corretor de imóveis?

Como se tornar um corretor de imóveis

Antes de abordar algumas técnicas e práticas que podem te destacar neste mercado, é importante saber como entrar nele.

Para lhe ajudar, nós separamos os principais passos para quem quer saber como se tornar um corretor, profissão regulamentada pela Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, com alterações introduzidas pela Lei nº 10.795/2003 e pela Lei nº 13.097/2015, Art. 139. Confira:

Cumprir os pré-requisitos

É preciso cumprir a alguns requisitos para ser corretor de imóveis, como os seguintes:

  • Ser maior de idade;
  • Ter ensino médio completo;
  • Ingressar em um curso específico.

Enquanto os dois primeiros requisitos são mais simples, o terceiro é mais complexo e será abordado com maior riqueza de detalhes abaixo.

Iniciar um curso da área

Para saber como se tornar um bom corretor de imóveis, é preciso ter o conhecimento técnico e prático necessário para tal, o que pode ser obtido em um curso específico para corretores.

A primeira opção é ingressar em um curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), de caráter profissionalizante e que tem duração de 4 meses a 18 meses, de acordo com a modalidade escolhida (presencial, semipresencial ou online).

Quem deseja uma base ainda mais sólida pode investir no Tecnólogo em Gestão Imobiliária, que tem duração de 4 semestres.

Ambas opções ensinam os futuros profissionais sobre legislação, comunicação, marketing imobiliário, organização de negócios imobiliários, projetos de construção civil, contabilidade e afins, 

Candidatar-se a um estágio

Depois da inscrição no curso de nível técnico ou superior, o futuro corretor precisa procurar por um estágio para conseguir experiência em sua área, bem como para definir qual será o seu foco – imóveis para locação, loteamentos ou lançamentos imobiliários, por exemplo.

O aluno precisa de um responsável técnico para responder ao CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) por seu estágio, que deve ser um corretor já credenciado. O estudante pode pedir a inscrição de estagiário ao CRECI mediante a solicitação do requerimento e o pagamento das respectivas taxas.

Concluir o curso de formação e as horas de estágio

Depois de terminar o curso de corretor, seja ele técnico ou superior, além de pelo menos 128 horas de estágio supervisionado e diplomado, é preciso ir ao CRECI da região para solicitar sua carteira, a qual pode ser obtida ao apresentar alguns documentos, como os seguintes:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento (caso haja);
  • Histórico escolar do ensino médio completo;
  • Estágio assinado por corretor credenciado;
  • Certificado do curso.

Além disso, é preciso pagar a taxa de registro de estágio, que é cobrada apenas uma vez.

Receber a carteira profissional de corretor de imóveis

Por fim, é preciso receber a carteira profissional de corretor de imóveis, o que de fato capacitará o concluinte dos estudos a atuar profissional e legalmente na área. O documento é entregue em uma solenidade organizada pelo CRECI junto com o código de ética da profissão.

É importante ressaltar que é preciso pagar todos os anos a anuidade do registro no CRECI para que ele se mantenha ativo.

Confira: Como deve ser o mercado imobiliário depois da pandemia?

Ainda mais além, como se tornar um bom corretor de imóveis?

Como se tornar um corretor de imóveis de sucesso

As dicas que comentamos até agora ensinam o que fazer para estar habilitado a ser um corretor de imóveis, mas existe uma diferença significativa quando falamos sobre como se tornar um corretor de imóveis de sucesso, capaz de obter resultados altamente satisfatórios.

Se você deseja se destacar em relação à concorrência, vale colocar as seguintes sugestões em prática:

  • Desenvolva suas habilidades comportamentais. Além de ser bom com cálculos, estilos arquitetônicos e afins, que são habilidades técnicas, é importante focar nas comportamentais, como comunicação, espírito de liderança, ética, resolução de conflitos e gestão de equipes. Assim, você será um profissional mais completo.
  • Não foque apenas nas vendas. Pode parecer um pouco contraditório, mas é verdade. Ao invés de se preocupar apenas com os números, você pode investir em outras áreas, como habilidades de fotografia e redação, de modo a tirar fotos magníficas e escrever descrições que chamam a atenção para os imóveis que quiser vender.
  • Escolha o nicho que mais lhe agrada. Você pode ser um profissional especializado na venda de terrenos ou um corretor com foco em galpões industriais, por exemplo. Dentro do ramo imobiliário, pense no que mais lhe agrada e foque nisso, o que tende a trazer dias muito mais tranquilos e agradáveis.
  • Nunca pare de estudar e se atualizar. O segmento imobiliário e de construção civil passa por constantes atualizações, e você deve estar preparado para lidar com elas. Por exemplo, quem estava ligado nas tendências na construção civil para 2020 provavelmente obteve melhores resultados do que quem não se inteirou sobre o assunto.
  • Seja bom em negociações. Corretores devem aliar os interesses de quem quer comprar e de quem quer vender, e é comum haver casos em que ambas as partes precisam ceder pelo menos um pouco para que o negócio dê certo. Desenvolver suas habilidades de negócios te tornará um profissional muito melhor.

Agora que você já sabe como se tornar um bom corretor de imóveis, certamente também irá querer os melhores profissionais à sua disposição, e a AGN é a imobiliária em Sinop ideal para encontrar excelentes terrenos na região. Fale conosco e comprove como o trabalho de bons corretores realmente faz a diferença!

Posts Relacionados