Home Dicas e Dúvidas 11 curiosidades do Mato Grosso: conheça mais sobre o estado!

11 curiosidades do Mato Grosso: conheça mais sobre o estado!

por Leonardo Ponso
Curiosidades do Mato Grosso

Conheça algumas curiosidades sobre Mato Grosso que valorizam ainda mais nossa riqueza cultural!

Ah! O estado do Mato Grosso. Embora sejamos suspeitos para falar, o amamos de coração, além de contribuirmos direta e ativamente para o seu desenvolvimento. Ao conhecer algumas curiosidades do Mato Grosso, seu carinho por aqui deve ser ainda maior!

Nos acompanhe neste conteúdo para conhecer algumas curiosidades bem bacanas sobre o Mato Grosso. Não esqueça de compartilhar com seus amigos mato-grossenses para comparar quantas curiosidades cada um já sabia antes de ler!

#1 – Terceiro maior estado em extensão no Brasil

O Mato Grosso é o terceiro estado com maior extensão territorial do Brasil, com 903.207,019 km², perdendo apenas para o Pará (1.245.870,798 km²) e para o Amazonas (1.559.167,889 km²).

A área do Mato Grosso é comparável à da Venezuela, o que só comprova que o Brasil realmente é um país com dimensões continentais.

#2 – 141 municípios

O Mato Grosso tem 141 municípios. De acordo com o IBGE, considerando a população de 2010, os mais populosos são:

  • #1: Cuiabá
  • #2: Várzea Grande
  • #3: Rondonópolis
  • #4: Sinop
  • #5: Cáceres

Os menos populosos, por sua vez, são os seguintes:

  • #137: Novo Santo Antônio
  • #138: Santa Cruz do Xingu
  • #139: Ponte Branca
  • #140: Serra Nova Dourada
  • #141: Araguainha

#3 – Nome originado do… Mato Grosso

Se você achava que o nome do estado tinha algo a ver com sua vegetação, então estava certo. Afinal, o nome Mato Grosso foi originado pela grande extensão de mato alto e espesso que se encontra às margens do rio Galera, no Vale do Guaporé. As primeiras referências a este rio são do século XVII.

#4 – Três biomas no estado

A riqueza geográfica do Mato Grosso é enorme, e isso também se reflete na presença de três diferentes biomas. Eles são os seguintes, acompanhados do percentual que representam perante o todo:

  1. Amazônia (56,6%)
  2. Cerrado (39,6%)
  3. Pantanal (6,8%)

#5 – Quase viramos território espanhol

Quem diria que um estado que fica localizado no Centro-Oeste do Brasil quase virou território espanhol? Pois é, parece estranho, mas era uma possibilidade.

De acordo com o que consta no Tratado de Tordesilhas, o Mato Grosso deveria ser um território espanhol justamente pelo fato de que foi este povo que fundou as primeiras povoações do estado.

Porém, isso não aconteceu, já que alguns bandeirantes, vindos de São Paulo, expulsaram os espanhóis. Além disso, eles também fundaram algumas cidades, como Cuiabá, por exemplo.

#6 – Mato Grosso do Sul fazia parte do Mato Grosso

Não é mera coincidência que esses dois estados tenham nomes tão parecidos. Afinal, ao analisar os livros de geografia, percebemos que até o ano de 1977 havia um único estado, chamado de Mato Grosso.

Porém, quando a região Sul foi desmembrada, surgiu o atual estado do Mato Grosso do Sul, em um movimento relativamente recente, mas que trouxe uma série de mudanças geopolíticas.

#7 – Temos uma das capitais mais quentes do Brasil…

Voltando a falar em clima, o Mato Grosso tem uma das capitais mais quentes do país, junto com Palmas (TO), Teresina (PI) e Porto Velho (RO). Não é raro que os termômetros passem da marca dos 40º C nos dias mais quentes do ano.

Uma matéria do Jornal Nacional, de outubro de 2020, mostrou que, no dia 30 de setembro de 2020, foi registrada a temperatura mais alta da história em Cuiabá: 44º C. A medição começou a ser feita em 1910, ou seja, o recorde quebrou índices centenários.

Falando sobre o clima em Sinop, as temperaturas e a pluviosidade seguem o clima equatorial (ou de floresta tropical), ou seja, bastante quente e úmido, o que acontece por conta da relativa proximidade da cidade com a linha do Equador.

#8 – … Mas também temos lugares frios por aqui

Ainda que o clima seja quente, há lugares em que faz bastante frio, como é o caso da Chapada dos Guimarães, município distante 70 km da capital Cuiabá.

Um dos motivos que ajudam a explicar este fenômeno é a presença de encostas e escarpas de grande porte na região, que podem chegar a aproximadamente 800 metros de altura.

#9 – Culinária variada (e deliciosa)

Mais uma vez, não temos como ser imparciais aqui. Afinal, as comidas típicas do Mato Grosso são simplesmente fenomenais e chamam a atenção dos turistas, além de já terem cadeira cativa nos corações mato-grossenses.

Alguns dos pratos mais conhecidos e queridos por aqui são os seguintes:

  • Mojica de pintado;
  • Maria Isabel;
  • Caldo de piranha;
  • Furrundu;
  • Bolo de arroz;
  • Paçoca de pilão.

Se você quiser experimentar algumas dessas delícias enquanto estiver por aqui, vale a pena dar uma olhada em nosso guia de lazer em Sinop para conhecer alguns dos melhores restaurantes da região. Nosso conteúdo sobre o que fazer em Sinop também traz algumas boas sugestões.

#10 – Temos a cachoeira mais alta do Brasil

Em Vila Bela da Santíssima Trindade, distante aproximadamente 520 km de Cuiabá, encontra-se a Cachoeira do Jatobá, a quarta mais alta do país, com nada menos que 260 metros de queda livre.

A atração chama a atenção, principalmente dos aventureiros e apaixonados por adrenalina, mas também cobra o seu preço, não financeiro, mas de esforços. Para chegar lá, é necessário percorrer uma trilha que não apenas é bastante íngreme e complicada como também tem mais de 10 km – e tudo isso a pé.

#11 – Temos também a maior gruta de arenito do Brasil

A mesma Chapada dos Guimarães, que mencionamos ser um lugar em que faz bastante frio, abriga a caverna Aroe Jari, também conhecida como Gruta do Francês.

O Complexo de Cavernas Aroe Jari fica em uma propriedade particular totalmente legalizada e regulamentada, a qual dispõe de uma estrutura bem bacana, com restaurante e área de descanso com redário.

Além de ser um destaque nacional, a beleza é exuberante, o que torna o passeio uma visita praticamente obrigatória para quem vai conhecer a Chapada dos Guimarães.

Depois de conhecer todas essas curiosidades do Mato Grosso, que tal fixar morada por aqui? A AGN é a sua imobiliária em Sinop, com mais de 27 anos de experiência no segmento imobiliário e uma equipe pronta para lhe atender com toda a atenção que você merece!

Posts Relacionados