Home Mercado Imobiliário Condomínio em Sinop: construa e empreenda na cidade!

Condomínio em Sinop: construa e empreenda na cidade!

por Leonardo Ponso
Condomínio em Sinop

Ser o dono de um novo condomínio fechado em Sinop pode ser um negócio altamente lucrativo!

Com o desenvolvimento econômico e o aumento populacional das cidades, as pessoas vêm priorizando locais seguros e tranquilos para morar. Por isso, construir condomínio em Sinop pode ser um ótimo empreendimento.

Os condomínios possibilitam um grande leque de alternativas aos moradores, desde ambientes de lazer e divertimento comunitário até praças arborizadas, privacidade e segurança para todos.

Neste artigo, apresentamos as principais características deste tipo de imóvel, as vantagens de construir e algumas dicas na hora da construção. Acompanhe a leitura!

Quais são os tipos de condomínio?

Há diversos tipos de condomínio no mercado, cada um com características, finalidades e padrões de construção específicos. Então, o primeiro passo deve ser conhecer todos eles para escolher a melhor opção para construir.

Entre alguns tipos de condomínio estão:

  • Condomínio vertical: o condomínio vertical é um edifício de apartamentos ou salas comerciais em formato de torres, que podem ser iguais ou distintas entre si;
  • Condomínio horizontal: se refere às construções feitas uma do lado da outra ou no plano horizontal, mais conhecidas como casas;
  • Condomínio comercial: é um condomínio que contempla construções direcionadas às atividades comerciais e empresariais, bastante comum em centros urbanos movimentados;
  • Condomínios mistos: os condomínios mistos agregam unidades residenciais e comerciais no mesmo local; 

Essas edificações podem ser classificadas como condomínio fechado ou condomínio geral. O condomínio geral é aquele que possui mais de um proprietário. Aqui entram espaços residenciais, comerciais e até mistos.

Já o condomínio fechado é aquele em que o proprietário compra uma fração ideal, que contempla área de uso privativo (residência, por exemplo) e área de uso comum (espaço de lazer, ruas locais, praças, etc).

Vantagens de construir um condomínio em Sinop

A Capital do Nortão é uma das cidades que mais crescem no Brasil, concentrando uma população de mais de 148 mil habitantes e mais de 19,75 mil empresas em atividade, entre matrizes e filiais. 

Independente se você mora na cidade ou está pretendendo se mudar para lá, investir em um condomínio fechado em Sinop pode ser a oportunidade perfeita para alavancar seus negócios.

A seguir, trouxemos algumas vantagens de investir nesse empreendimento:

Valorização de imóveis com o tempo

Os imóveis tendem a aumentar de valor com a passagem do tempo, isto é, o valor de venda acaba sendo superior ao que tinha antes. Para isso, são levados em conta diversos aspectos, desde a localização e atrativos até a documentação (ex: contas em dia, situação regularizada com a prefeitura, etc). 

Os condomínios, em especial, tem um grande potencial de valorização, já que geralmente estão situados em endereços estratégicos e costumam oferecer privacidade e atividades de lazer para os condôminos.

Aumento da demanda por locais seguros e tranquilos

Com a chegada de novos moradores na cidade, cresce também a procura por lares seguros e tranquilos, longe do caos dos grandes centros. 

E é precisamente este ponto que faz de condomínios em Sinop uma ótima opção de empreendimento, sobretudo porque os condomínios podem proporcionar:

  • Segurança nas 24h do dia (monitoramento por câmeras, portaria, sistemas de controle de entrada e saída, etc);
  • Infraestrutura diferenciada (piscinas, academia, churrasqueira, parques, salas de entretenimento, etc);
  • Qualidade de vida e experiências únicas (tranquilidade e praticidade);
  • Integração com vizinhos e visão comunitária (áreas compartilhadas de lazer).

Quem não quer desfrutar de todos esses benefícios, não é mesmo?

Leia também: Lazer em Sinop: onde se divertir na cidade?

Melhores cidades para se investir no Brasil

Sinop ocupa atualmente a 14ª posição do ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se investir no setor agropecuário e a 26ª posição de melhor município para empreender, conforme uma pesquisa realizada pela Urban Systems para a revista Exame.

Para o estudo, a Urban Systems avaliou 28 indicadores, cada um com um peso específico. Entre eles estavam aspectos como economia, empregos formais, saúde, crescimento da população, transporte, segurança, educação e muitos outros.

A Capital do Nortão vem se consolidando cada vez mais enquanto pólo de referência do Mato Grosso, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,754, acima da média para a região.

Confira também: Melhores cidades do Mato Grosso: conheça as 7 que se destacam e faça o melhor investimento possível!

Alto retorno financeiro em curto e longo prazo

Já falamos um pouco acima que os imóveis valorizam com o tempo, mas você sabia que isso inclui também o valor dos aluguéis? É o chamado Imposto Geral de Preços Mercado (IGP-M), que define o percentual de reajuste anual das locações.

Assim, ao construir seu condomínio e colocar para locação, você pode receber o valor dos locatários – com reajustes anuais – e, caso queira vender, ainda poderá acompanhar a valorização do imóvel. Em suma, investir em um novo condomínio fechado em Sinop é garantir um retorno certo, seja em curto ou longo prazo.

Condomínio fechado em Sinop

Normas de construção de condomínios em Sinop

Antes de construir e investir em condomínios, é fundamental compreender as normas de construção que se aplicam a eles. 

Essas normas geralmente podem ser encontradas na Convenção do Condomínio, um documento que reúne as principais regras de convivência e de administração.

Essas convenções visam padronizar os imóveis construídos, determinando alguns requisitos como:

  • Quantidade limite de pavimentos: a quantidade de pavimentos será definida a partir do tipo de condomínio e da padronização determinada. Por exemplo, um condomínio vertical (apartamentos) poderá receber uma edificação de mais de 5 andares, já um condomínio residencial e horizontal (casas) dificilmente será construído com essas características;
  • Altura máxima: outro ponto que precisa estar relacionado com a estética dos condomínios é a altura. Uma edificação com 2 pavimentos não pode ter uma altura de 5 andares convencionais, é necessário deixá-la proporcional;
  • Tamanho mínimo dos recuos: existem normas construtivas que apontam um tamanho mínimo para os recuos de muros e do trecho frontal da edificação. O objetivo é seguir uma estética harmoniosa entre todos os níveis;

Compre um terreno conosco e construa seu condomínio!

Vimos, neste artigo, o quanto investir em condomínio em Sinop é uma alternativa para quem quer empreender e aumentar o patrimônio, já que esse tipo de imóvel vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas.

Com mais de 26 anos de atuação no segmento imobiliário, a AGN é a imobiliária dos sinopenses. Temos terrenos especificamente para a construção de condomínios por construtoras e empreiteiras, todos com ótima localização e atrativos.

Se você deseja construir um condomínio em Sinop nos moldes que falamos aqui, entre em contato com a AGN, a sua imobiliária em Sinop, e tenha uma excelente oportunidade de investimento em mãos!

Posts Relacionados