Home Dicas e Dúvidas Valorização de terreno: aprenda sobre este fenômeno e saiba como fazer o melhor negócio

Valorização de terreno: aprenda sobre este fenômeno e saiba como fazer o melhor negócio

por Leonardo Ponso
Valorização de terreno

Descubra como um terreno valoriza e o que influencia para que este movimento seja mais ou menos positivo.

Você sabe como funciona a valorização de terreno? É quase uma regra geral dizer que um terreno valoriza, o que o coloca como uma ótima oportunidade para quem está em busca de investir, mas nem sempre se sabe o que está por trás dessa variação de valor.

Conhecer os fatores que influenciam nessa valorização é muito importante para quem deseja fazer um investimento com o maior potencial de retorno, bem como para quem tem o interesse de construir sua casa naquele terreno. Afinal, a valorização é ótima para todos os envolvidos.

Continue conosco para aprender mais sobre este assunto e, assim, saber como fundamentar sua escolha em relação aos terrenos!

Quanto um terreno valoriza por ano?

É teoricamente impossível chegar a uma conclusão, pois tudo depende de uma série de fatores, como veremos mais adiante. Porém, os resultados de algumas pesquisas podem ajudar a ter uma ideia.

Um exemplo vem do “Mercado de incorporação imobiliária brasileiro – Potencialidades do mercado habitacional”, feita pela EY (antiga Ernst & Young). De acordo com ele, a taxa média anual de valorização imobiliária no Brasil foi de 8,4% entre 2006 e 2015, com pico em 2009/2010 e, depois, uma queda.

Considerando esses números, poderíamos concluir que a valorização média anual tenha sido de aproximadamente 0,84%, mesmo sendo importante considerar a queda após o pico de 2009/2010, causado pela instabilidade macroeconômica e social no país.

Outra estimativa importante, feita pela EY com base em dados do IBGE, mostra que havia 68,2 milhões de domicílios em 2015, número que deve chegar a 80,9 milhões em 2025 e 90,5 milhões em 2035, com uma variação positiva de 32% no período 2015-2035.

Em outras palavras, o que isso quer dizer é que além de uma variação média percentual positiva, a crescente no número de domicílios está diretamente ligada ao aproveitamento de novos terrenos, o que, por sua vez, resulta na valorização de terreno.

Portanto, mesmo sem poder cravar quanto valoriza um terreno por ano, tudo leva a crer que esta é uma variação que deve se manter positiva. Afinal, com o natural crescimento da população, é preciso ter novos imóveis, o que coloca os terrenos como indispensáveis nessa equação.

Leia também: Investir em terrenos é um bom negócio? Descubra agora!

Afinal, o que valoriza um terreno?

O que valoriza um terreno

Depois de uma pincelada nas estatísticas, chegou a hora de saber o que, de fato, influencia na valorização de terreno. Anésio Nogueira, diretor da AGN Imobiliária, listou alguns dos principais fatores, que são os seguintes:

Infraestrutura básica da região

É indispensável que a cidade tenha planos diretores bem definidos. Com isso, o crescimento das regiões ocorrerá de maneira ordenada e controlada, com destaque para sua infraestrutura básica.

As chances de valorização de terreno em um loteamento em que há farmácia, mercadinho de bairro, depósito de materiais de construção, restaurantes, lanchonetes, agências lotéricas, postos dos Correios, unidades básicas de saúde e afins são muito maiores que em uma região sem tais estabelecimentos.

Com isso, o terreno valoriza pelo fato de que os moradores daquela região terão muito do que precisam perto de suas casas, o que traz mais conforto e qualidade de vida, além de evitar que seja necessário ir até uma região distante, quer por transporte público ou particular, para ter acesso a esses serviços.

Infraestrutura do loteamento

Além da infraestrutura da região, outro ponto que influencia na valorização de terreno é a infraestrutura do próprio loteamento, como rede de esgoto funcional, boa iluminação pública, asfalto e sinalização viária.

Quando tudo isso está presente, também há uma influência direta na qualidade de vida dos moradores, além de eles não precisarem gastar com soluções individuais para a rede de esgoto, como a construção de fossas sépticas, por exemplo, que demandam investimento e ainda prejudicam os lençóis freáticos.

Quantidade de imóveis construídos no loteamento e nos arredores

Este é um ponto que nem todos pensam, mas é super importante: quanto mais imóveis forem construídos em ritmo acelerado naquele loteamento, maior tende a ser a valorização de terreno.

Imagine que você tem dois loteamentos em vista, “A” e “B”, ambos com o mesmo tempo de existência. Depois de 3 anos, no loteamento “A”, aproximadamente 80% dos imóveis já estão construídos no terreno, ao passo que o loteamento “B” tem em torno de 20% dos imóveis construídos.

Ora, se existe uma diferença tão significativa, deve haver algo por trás disso, não é? A própria infraestrutura da região e do loteamento são alguns dos possíveis motivos, por exemplo.

É importante considerar que algumas pessoas olham para a valorização de terreno como uma oportunidade de investimento, o que de fato existe, e isso pode influenciar no número de construções naquele loteamento. Porém, quanto mais imóveis construídos, maior tende a ser a valorização.

Confira também: Por que um terreno é um ótimo investimento a longo prazo?

Facilidades de transporte

Aqui temos também outro ponto muito importante. Afinal, mesmo que o ideal seja ter o máximo de serviços por perto, também se faz necessário ter facilidade para se locomover para outras regiões da cidade ou mesmo para municípios diferentes.

O quesito mais crítico diz respeito ao transporte público, mais acessível. Ter fácil acesso, como um bom número de pontos de ônibus naquele loteamento ou por perto, é fundamental para garantir que essa locomoção se dê de maneira confortável e sustentável.

Além disso, também é importante haver postos de combustível por perto, importantes para quem prefere andar de carro ou de moto, bem como para necessidades mais pontuais, mesmo para os que optam pelo transporte público na maior parte das vezes.

Saiba mais: Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Valorização de terreno: uma realidade que beneficia os mais atentos

Como vimos neste conteúdo, muito mais que uma frase feita, terreno valoriza mesmo, tanto pelos fatores que mencionamos quanto por vários outros, capazes de fazer com que o valor investido ali gere um excelente retorno, especialmente a médio e longo prazo.

Se você quer sentir a valorização de terreno na prática, conte com a AGN, uma imobiliária em Sinop que oferece lotes de altíssima qualidade, com excelentes condições de pagamento e em uma cidade que está em franca ascensão. Aproveite a oportunidade!

Posts Relacionados