Home Paisagismo Arborização urbana: sustentabilidade aliada à qualidade de vida

Arborização urbana: sustentabilidade aliada à qualidade de vida

por Leonardo Ponso
Arborização urbana

Arborização urbana é uma ótima oportunidade de estar mais perto do verde e, ainda por cima, de colher benefícios à saúde.

Quando procuramos por um imóvel para adquirir ou alugar, algumas características são bastante comuns no momento da comparação, como localização, infraestrutura e segurança. Porém, algo que passa despercebido, embora seja de suma importância, é a arborização urbana ou a possibilidade de realizá-la.

Estar perto da natureza e do meio ambiente é algo muito bom para o ser humano, não apenas em uma avaliação empírica, mas também com comprovação científica, como mostra o estudo “What are the Benefits of Interacting with Nature?”, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Este estudo aponta uma série de vantagens, como as seguintes:

  • Bem-estar psicológico;
  • Benefícios cognitivos;
  • Benefícios fisiológicos;
  • Benefícios sociais;
  • Benefícios espirituais;
  • Benefícios tangíveis.

Além disso, outro estudo, chamado de “The Benefits of Children’s Engagement with Nature: A Systematic Literature Review”, de Tim Gill, destaca os enormes benefícios que o contato com a natureza proporciona para as crianças. Cabe, inclusive, destacar uma citação dele:

“As principais descobertas da revisão, que amplamente suportam a contestação feita em Louv (2008) e em outros lugares, provavelmente não surpreendem aqueles que advogam que crianças deveriam gastar mais tempo na natureza. Em particular, a evidência relativamente forte por uma gama de benefícios para a saúde aponta para a necessidade por uma intervenção mais precoce e iniciativas preventivas do setor de saúde.”

Nos acompanhe na leitura para aprender mais sobre a arborização de vias públicas e de áreas privadas, bem como do que fazer para tornar isso realidade e, inclusive, mostrar como Sinop é uma região naturalmente privilegiada também neste sentido.

Como funciona a arborização urbana?

De acordo com o que aponta o estudo “Arborização viária – conceitos e propostas”, a gestão pública possui uma série de meios técnicos para trazer uma melhor qualidade de vida associada à conservação do meio ambiente.

Sem dúvidas, entre tais possibilidades, uma das que mais se destaca é a arborização urbana, incluindo todas as suas etapas, do planejamento à implantação das árvores e, consequentemente, sua manutenção e preservação.

É fato que há uma série de detalhes a se analisar, como quando pensamos em sua interação com equipamentos urbanos, de fiações elétricas a calçamentos e postes de iluminação. Todavia, mediante um planejamento bem feito e uma execução condizente, os resultados tendem a ser bastante positivos para toda a população.

Logo, ainda que seja de interesse das pessoas, uma parcela importantíssima da arborização de vias públicas e de outros ambientes vem justamente do poder público, cabendo também aos habitantes a corresponsabilidade pela manutenção da arborização urbana como um todo.

Como Sinop é privilegiada com relação à arborização de vias públicas?

A Capital do Nortão é naturalmente favorecida – no sentido literal. Afinal, a cidade foi muito influenciada pela política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, criada na década de 1970, o que nos coloca, geograficamente, em posição privilegiada.

Isso significa que Sinop é uma cidade que apresenta maior facilidade em relação à arborização urbana do que outros municípios vistos ao redor do Brasil, o que é um imensurável valor agregado para a nossa tão querida região.

É claro que isso não impede que outras cidades adotem a mesma postura em relação ao plantio de árvores urbanas, até mesmo aquelas que concentram uma maior densidade de prédios, estabelecimentos comerciais e afins – as não ironicamente conhecidas como “selvas de pedra”, como São Paulo.

Porém, por outro lado, é inegável que esta forcinha “natural” do Meio Ambiente é sempre muito bem-vinda.

De que forma podemos ajudar com a arborização e paisagismo urbano?

Do lado de cá, a AGN Imobiliária toma todas as providências de acordo com as legislações públicas. A foto abaixo, por exemplo, foi retirada da página da 2ª etapa de vendas do Jardim Caribe, mostrando claramente a presença das árvores urbanas e a qualidade de vida que isso oferece à população.

Arborização de vias públicas

Além de sua importância para a divisão das vias, é inegável que temos um ambiente muito mais agradável e confortável, isso sem contar os benefícios para a saúde de que já comentamos e até mesmo a melhor qualidade do ar que a presença das árvores nos proporciona.

O Jardim Caribe foi apenas um exemplo escolhido para elucidar nossa preocupação com a arborização urbana, mas vale ressaltar que todos os demais empreendimentos da AGN Imobiliária seguem as leis e normas do município em todos os sentidos, inclusive no que tange à vegetação urbana.

Com isso, além de estarmos inteiramente dentro das leis, ainda entregamos algo de melhor qualidade aos nossos clientes, o que nos enche de satisfação e orgulho pelo que estamos construindo.

Como os moradores podem ajudar com a arborização e paisagismo?

Como dito anteriormente, os habitantes também tornam-se corresponsáveis pela manutenção e pelo cuidado para com as árvores e demais elementos da vegetação urbana. Logo, eles podem ajudar das seguintes formas:

  • Jamais corte ou pode uma árvore sem autorização dos devidos órgãos legais;
  • Ainda que com autorização, o serviço sempre deve ser feito por jardineiros ou outros profissionais especialistas e experientes. Caso contrário, a árvore pode ser danificada permanentemente;
  • Em relação a outros elementos de vegetação urbana, como flores e plantas menores, tome cuidado para não pisar nelas ou danificá-las com o uso de veículos, bicicletas e afins;
  • Caso note algum tipo de irregularidade, procure a prefeitura de Sinop para maiores orientações.

Além da vegetação urbana propriamente dita, você também pode investir na natureza em sua casa aqui em Sinop. Já abordamos o assunto em nosso blog, como nos seguintes conteúdos:

Com todas essas dicas e orientações, fica ainda mais clara a importância da arborização e paisagismo em nossa sociedade, dados todos os benefícios que isso nos proporciona, inclusive em relação à qualidade de vida, do ar que respiramos e de uma paisagem mais bela a ser contemplada por nossos olhos.

Depois de aprender mais sobre arborização urbana e sobre como esta é uma preocupação genuína da AGN, que tal conhecer mais sobre nós? Somos a sua imobiliária em Sinop e temos excelentes terrenos espalhados pela cidade para te ajudar a mudar de vida – literalmente!

Posts Relacionados