Home Decoração 8 dicas de jardinagem para decorar seu imóvel

8 dicas de jardinagem para decorar seu imóvel

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - 8 dicas de jardinagem para decorar seu imóvel

Deixe sua casa ainda mais bonita e com aquele toque inconfundível da natureza!

A decoração de um imóvel é um de seus principais atributos, já que traz a ele detalhes que remetem à personalidade das pessoas que moram ali, e se você está em busca de dicas de jardinagem, saiba que essa é uma das melhores alternativas para decorá-lo.

O setor, inclusive, movimenta altas cifras. De acordo com um relatório da Oxford Economics, as áreas de horticultura e paisagismo no Reino Unido contribuíram com aproximadamente £ 24,2 bilhões, contando também os impactos multiplicadores causados por ela.

Logo, além de ser algo que pode embelezar praticamente qualquer lugar, a relevância econômica que isso tem para o mercado é muito grande. Porém, por outro lado, não é necessário gastar muito para ter um jardim maravilhoso em seu imóvel.

Confira algumas dicas simples e práticas que te permitirão ter um jardim tão belo quanto os que aparecem em revistas e imagens da internet, com a diferença de que ele estará a apenas alguns passos de distância!

Dicas de jardinagem para iniciantes que podem ser aplicadas em seu imóvel

Mesmo as dicas de jardinagem simples, que não demandam muita técnica, já são capazes de fazer toda a diferença!

1 – Escolha o local em que o jardim será cultivado

O primeiro passo é saber onde você terá o jardim, uma das dicas de jardinagem simples que nem sempre são seguidas e que, por isso, podem fazer com que os planos não deem certo.

O principal ponto neste sentido é optar por um local em que haja incidência de raios solares, o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de boa parte das plantas e flores.

Há variações de acordo com cada espécie, mas muitos vegetais, ervas e frutas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia para que consigam crescer bem. Portanto, a dica, que é sempre importante, merece uma atenção ainda mais especial para quem deseja ter uma horta.

2 – Tenha um ponto de água disponível

O melhor dos cenários seria ter uma torneira bem ao lado ou sobre o jardim, mas isso nem sempre é possível em decorrência da infraestrutura necessária para tal. Ainda assim, certifique-se de que será possível chegar até o jardim com água, como com a ajuda de uma mangueira, por exemplo.

Ainda que a quantidade de água necessária varie de acordo com cada espécie, é fundamental ter um ponto disponível para conseguir regar o jardim sempre que necessário.

3 – Prepare o solo

Um erro comum é pensar que as plantas conseguem crescer em qualquer solo. A superfície deve ser tratada para que elas tenham condições de se desenvolver com saúde.

Para tal, uma das melhores dicas de jardinagem para iniciantes é se dirigir a uma loja de jardinagem e pedir um bom adubo. Assim, você terá a ajuda necessária para escolher o produto ideal, que varia de acordo com as condições atuais do solo, entre outros fatores.

4 – Escolha as espécies que serão plantadas

Aqui, as dicas de jardinagem começam a ficar mais interessantes, já que chegou a parte que chama nossa atenção: as plantas propriamente ditas.

É interessante, embora não obrigatório, que você defina um foco para o seu jardim. Ele pode ter apenas flores, plantas ornamentais ou ser uma horta com temperos, frutas, verduras e legumes, por exemplo.

Se você estiver iniciando, vale a pena investir naquelas que são mais fáceis de cuidar, como bonsai para exterior, castelo de fada, jiboia, palmeira areca e palmeira chamaedórea.

Para ter boas dicas de jardinagem simples, aproveite a visita à loja de jardinagem quando for comprar o adubo e pergunte para os vendedores quais espécies são fáceis de cuidar para quem está iniciando na área.

5 – Compre sementes ou plantas de qualidade

Seu jardim pode receber plantas e sementes, de acordo com as espécies que você deseja plantar. Seja qual for a opção escolhida, tenha certeza de comprar produtos de boa qualidade.

Se vir algum tipo de machucado nas folhas ou flores, por exemplo, pode ser que aquela planta esteja doente ou com algum problema que impeça seu crescimento. Já em relação às sementes, opte pelas que estão armazenadas em boas condições, como em locais secos, frescos e arejados.

6 – Crie uma rotina para regar as plantas

Depois de comprar suas plantas e saber quais são as características de cada uma delas, é importante fazer uma rotina de rega, de modo a não se esquecer e, assim, deixar que fiquem secas.

Entre as dicas de jardinagem para iniciantes que se aplicam aqui, você pode colocar um alarme no seu celular. Assim, nunca se esquecerá de regar as plantas!

7 – Adube constantemente o solo

De tempos em tempos, é importante usar um bom adubo no solo, de modo que ele tenha todos os nutrientes necessários para que as plantas consigam crescer com saúde. Caso contrário, chegará um momento em que elas não terão força para continuar saudáveis.

O intervalo entre as adubações varia de acordo com as espécies escolhidas. Tome cuidado para não adubar demais, pois, neste caso, o efeito pode ser o contrário do esperado.

8 – Tenha paciência

Para fechar nossa lista de dicas de jardinagem simples, embora não menos importante que as demais, seja paciente com o seu jardim, já que as plantas precisam de tempo para ganhar força e crescer.

Com uma boa rotina de rega, exposição adequada aos raios solares e adubação constante, a tendência é de que tudo corra bem e que o jardim seja um verdadeiro sucesso.

Aplique as dicas de jardinagem simples e tenha um jardim encantador!

Independentemente de quais sejam as plantas escolhidas, é fato que elas deixam o ambiente especial, além de trazerem uma sensação de paz e tranquilidade que não pode ser obtida de outras formas e, de quebra, deixar o ar mais fresco e saudável.

Depois de ter escolhido o seu empreendimento com a AGN, a imobiliária em Sinop que te ajuda a realizar seus sonhos, aplique as dicas de jardinagem que aprendeu e tenha um ambiente fantástico, além de poder aprender uma verdadeira terapia, capaz de aliviar o estresse do dia a dia!

1 comentário

Ficar em casa: como passar o tempo no conforto do seu lar? – Blog AGN 22 de abril de 2020 - 11:46

[…] temos aqui no blog um artigo com 8 dicas de jardinagem para decorar seu imóvel, e se você estava buscando saber como passar o tempo em casa, esta é uma bela oportunidade para […]

Responder

Deixe um comentário