Home Finanças Empréstimo para pagar dívidas: será que compensa?

Empréstimo para pagar dívidas: será que compensa?

por Leonardo Ponso
Empréstimo para pagar dívidas

Entenda se um empréstimo para quitar financiamento ou outros tipos de dívidas realmente é um bom negócio ou não.

O brasileiro enfrenta um problema em comum: o endividamento, seguido do acúmulo de contas, o que muitas vezes fazem a população recorrer a um empréstimo para pagar dívidas.

Além disso, ter crédito para quitar as despesas traz diversos outros problemas, como dificuldades para alcançar metas pessoais e profissionais, sem contar o estresse causado quando os seus nomes vão para a lista de negativados.

Só para se ter uma ideia, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o mês de julho bateu recordes em relação ao endividamento (67,4%), especialmente entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos.

Os motivos são bem variados, incluindo cartão de crédito, carnês e financiamento de veículos, bem como parcelas do crédito consignado e outros financiamentos. 

Esse último, aliás, é outro ponto que vem ganhando destaque na lista de dividendos, especialmente no setor imobiliário.

Tanto é que, de acordo com um estudo da Serasa Experian, feito em setembro de 2020, os brasileiros já gastavam cerca de 17% da renda com financiamento de imóveis. 

Esse crescimento vinha em uma crescente devido à pandemia de COVID-19, a qual ainda estava com altos índices de óbitos pelo país, junto de um grande número de  desempregos.

Mas, é uma boa opção pedir um empréstimo para pagar dívidas? Quais os prós e contras dessa escola? Continue a leitura e saiba a resposta.

O que fazer para evitar dívidas financeiras?

Aplicar dicas de disciplina financeira pode ser a chave para diminuir os custos financeiros, evitando assim o pedido de empréstimo para quitar dívidas.

A disciplina financeira abrange várias ações, como, por exemplo, o fato de se manter informado sobre o uso do cartão de crédito, suas taxas de juros e situações de aplicação. O mesmo vale para o cheque especial e crédito rotativo.

Ademais, somam-se a esse descontrole o excesso de compras desnecessárias, a ausência de uma reserva de emergência para momentos de crise financeira e o mau controle dos gastos, que se não são postos na ponta do lápis, causam discrepâncias entre o que se ganha e o que se gasta.

Diante de tudo isso, é preciso investir tempo e esforço em métodos de disciplina financeira, onde você pode aprender como administrar o seu dinheiro, planejando cada passo dado e criando soluções para os imprevistos. 

Leia também: Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Os prós de pedir um empréstimo para pagar dívidas

Vamos entender os prós do empréstimo, como as possíveis situações onde esse recurso pode ser empregado visando prevenir problemas maiores.

Socorro para emergências

O maior objetivo do empréstimo é justamente oferecer crédito para situações de emergência, como compra de um item essencial, a abertura de um novo negócio ou a necessidade de dinheiro para cobrir gastos não compensados com o orçamento mensal.

Logo, contar com os recursos ofertados pelas instituições financeiras em um momento difícil pode ser um ponto favorável, desde que não se torne hábito.

Confira também: Como economizar no orçamento familiar? Conheça 5 dicas que você pode aplicar a partir de hoje

Meio de pagar as despesas básicas em situações extremas

Algumas ocasiões demandam uma solução urgente, já que envolvem as despesas básicas, além do risco de se tornar inadimplente.

Assim, o pedido de um empréstimo para pagar dívidas tende a ser um meio de não cair nos juros altos e de principalmente gente, conseguir sair de uma crise econômica ou outro problema financeiro grave.

Limpar o nome negativado 

Em casos extremos, onde não se chegou a uma negociação, os credores podem colocar o nome do devedor na lista de negativados. 

Desse modo, muitas vezes é melhor adquirir crédito com um banco, de forma que uma dívida cara é trocada por outra mais barata, dado que o empréstimo costuma ter taxas de juros menores.

Os contras de pedir um empréstimo para pagar dívidas

Apesar de ter suas vantagens, contratar um empréstimo para pagar contas, emergências ou financiamento de imóveis tem também suas desvantagens. Conheça as principais delas a seguir.

Altas taxas de juros

O custo de um empréstimo está totalmente relacionado à taxa de juros, afinal é a partir dessa diferença que os bancos lucram.

Portanto, lembre-se que ao adquirir um empréstimo para quitar dívidas, você terá que pagar uma quantia maior que aquela inicialmente dada a você.

Por isso, é preciso cuidado na alta cobrança de juros, uma vez que certos contratos exigem uma quantia expressiva de parcelas.

É o caso do empréstimo para quitar financiamento. Pegando o exemplo de terrenos, muitas pessoas desconhecem que existem outras maneiras de economizar nesse investimento, como o parcelamento de terreno, indo de primeira nos empréstimos e contraindo dívidas.

Gasto mensal com o pagamento

É preciso muito planejamento para que a fatura inicial não vire uma bola de neve e o problema se torne ainda pior.

Nesse sentido, é bom você já saber que o pagamento de um empréstimo reduz seu fluxo de dinheiro mensal, o que pode fazer com que muitos gastos sejam diminuídos ou até cortados.

Custo da parcela não é o único gasto

Quem pensa que apenas o valor da dívida é o suficiente para liquidar o empréstimo está enganado. 

Isso porque, além dos juros e taxas específicas (a depender de cada concessão), o prazo de encerramento do contrato é o que determina sua “liberação”. 

É preciso muito cuidado para não cair em golpes

Já pensou que está envolvido em diversas dívidas e ainda sofrer um golpe? Sabemos que é uma situação muito desagrável, mas que infelizmente, é possível acontecer na aquisição de empréstimo para pagar dívidas.

O ideal, portanto, é verificar a idoneidade da instituição financeira, principalmente se ela operar apenas no meio digital, bem como o histórico de clientes em sites como o Reclame Aqui.

Afinal, compensa ou não pedir empréstimo para pagar dívidas?

Empréstimo para quitar financiamento

Um empréstimo para pagar dívidas pode ser uma boa alternativa em diversas condições, onde não houve outra solução. Contudo, ele precisa ser bem planejado, com o intuito de trazer bons resultados (e não mais problemas).

Como você viu ao longo do texto, uma das dívidas dos brasileiros se trata dos financiamentos imobiliários. 

Por isso, nós, enquanto imobiliária, prezamos por um modelo diferenciado de você conquistar o seu sonho de escolher um terreno, sem tantas burocracias, e o melhor: livre dos altos juros do mercado!

Assim, a partir de um crediário próprio, a AGN Imobiliária ajuda você a evitar problemas financeiros, já que dispensa o gasto com juros, mantendo apenas a  correção monetária nas parcelas.

Aproveite a oportunidade e evite ter que pegar um empréstimo para pagar dívidas de financiamento ao comprar um terreno parcelado com a AGN, sua imobiliária em Sinop. Assim, você tem ainda mais leveza em seu orçamento, além de morar em uma cidade tão maravilhosa quanto a Capital do Nortão!

Posts Relacionados