Home Mercado Imobiliário Depreciação de terreno: saiba o que é, quando pode acontecer e como evitar

Depreciação de terreno: saiba o que é, quando pode acontecer e como evitar

por Leonardo Ponso
Depreciação de terreno

Entenda se terreno sofre depreciação, o que pode levar a isso e o que fazer para que ele não desvalorize com o passar do tempo.

Embora, em sua grande maioria, os terrenos sejam um bem com vida útil ilimitada, em alguns casos eles podem ter seu custo de venda reduzido. Dessa forma, podemos dizer que houve a depreciação de terreno.

Mas, ainda assim, é natural que pensemos que todo imóvel, como casas, veículos e terrenos, são itens que não depreciam. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que esse bem continue com ótimo valor financeiro.

Isso significa que, assim como a valorização de um terreno, a depreciação é um caminho que pode acontecer. Felizmente, existem algumas maneiras de retardar e até de evitar essa situação, como veremos no artigo. Vamos lá?

Quando pode acontecer a depreciação de terreno?

Geralmente, nos damos conta de que um terreno sofreu depreciação quando chamamos um corretor para avaliar o preço de venda e ele nos informa que o imóvel sofreu desvalorização.

Porém, há que se esclarecer um ponto importante aqui. A Receita Federal considera, para fins tributários, uma taxa de depreciação anual para edificações de 4%, o que se aplica nos quesitos fiscal e tributário. Porém, isso não significa que o imóvel desvalorize, de fato, 4% ao ano em relação ao seu valor de mercado.

Além disso, cabe ressaltar que os terrenos são tidos como bens ilimitados (com exceção aos aterros e pedreiras), ou seja, eles não entram nem mesmo neste cálculo de depreciação fiscal e tributária.

Fatores que fazem um terreno sofrer depreciação

Os motivos pelos quais um terreno deprecia são variados, mas em geral eles têm a ver com o desgaste natural, problemas de manutenção e preservação do local e desastres ambientais, entre outros.

Depreciação por desgaste natural

O tempo é implacável, já diz o velho ditado. Com os terrenos, não é diferente, fazendo aquilo que um dia foi novo passar a ter piores condições, se acaso não for bem cuidado, é claro.

Não há como controlar o tempo, já que ele chega para todos. No entanto, há formas de prevenir e remediar as mudanças no terreno, tornando-o útil mesmo com o passar dos anos.

Depreciação por falta de manutenção

O descaso com a propriedade é nítido na depreciação de terreno, uma vez que ele não estando em boas condições tende a apresentar sinais visíveis, como mato ao redor, buracos, criação de córregos e problemas similares.

Depreciação por falta de segurança

A segurança é, sem dúvidas, um ponto procurado por quem busca fazer um investimento a longo prazo, como um terreno, por exemplo.

Nesse sentido, ocorrências como assaltos, roubos e invasões costumam ser comuns a locais onde o sistema de segurança é precário. 

É claro que as autoridades têm sua obrigação, contudo é necessário proteger o imóvel com medidas eficientes, de forma a evitar danos à propriedade, sem contar que um terreno situado numa área insegura tende a não chamar a atenção de futuros investidores.

Leia também: Por que um terreno é um ótimo investimento a longo prazo?

Depreciação por problemas na documentação

Já imaginou um investidor interessado no seu terreno e, na hora da venda, você é impedido de continuar a negociação por estar com a documentação irregular? 

Sendo assim, não dá pra vacilar e ter essa dor de cabeça. Pense nas desvantagens que você pode ter ao não possuir os documentos em dia, sendo a depreciação de terreno uma das principais.

Depreciação por desastres ambientais

Infelizmente, ninguém tem como prever ou prevenir diretamente a ocorrência de desastres ambientais, o que não tira a importância de avaliar os prejuízos causados por esses problemas.

Ainda que o Brasil não seja alcançado por furacões e terremotos, temos outros desastres igualmente preocupantes, como é o caso das enchentes, por exemplo.

Dicas para o seu terreno não depreciar

Depois de saber como um terreno tem depreciação, chegou a hora de conhecer algumas medidas que podem minimizar ou mesmo prevenir a depreciação da propriedade:

Mantenha o terreno em boas condições

Como dito, o tempo não para, o que quer dizer que os aspectos do terreno irão se modificar, queiramos ou não.

Todavia, isso está longe de significar mal cuidado. Pelo contrário: o desgaste não pode ser totalmente interrompido, mas que nada impede de fazer reparos na prioridade e de recuperar pontos críticos.

Quanto mais zelado, mais chances de fechar um bom negócio no futuro.

Confira também: Como negociar um terreno? Aprenda e saiba como lucrar por isso

Realize manutenções periódicas

A prática de manutenções periódicas envolve ações de estudo geral da propriedade, com o intuito de averiguar, conhecer e fazer pequenos consertos, os quais, se não efetuados, podem prejudicar a qualidade do terreno ao longo do tempo.

Priorize a segurança do local

Visando manter o terreno seguro, é importante cercar a área com grades ou um muro grande o suficiente para evitar invasões. Um portão e a instalação de sistema de alarmes e cercas elétricas também são bem-vindos na melhora da segurança.

Em alguns casos, pode ser preciso contratar um vigia ou, para os terrenos dentro de condomínios, o alerta deve ser reforçado com a equipe de vigilância.

Esteja com os documentos em dia

Aqui está uma maneira de prevenir e muito a não depreciação do seu terreno: estando com a documentação em dia. Assim, ele estará apto a ser negociado sem problemas.

Contrate profissionais experientes para recuperar o terreno  

Como dissemos, os desastres ambientais são pouco previsíveis, diferente dos efeitos que eles carregam. 

Portanto, se seu terreno for acometido por um catástrofe natural, somente profissionais capacitados podem mensurar o ocorrido e traçar soluções de recuperação do chão.

Pode ser que ele nunca mais seja o que era antes, mas pelo menos terá chances de não perder ainda mais o seu valor financeiro.

Evite a depreciação de terreno investindo em uma cidade valorizada como Sinop!

Terreno sofre depreciação

Um dos meios de evitar a depreciação de terreno é justamente investir em um local com possibilidades de ascensão econômica, com aumento da população e qualidade de vida.

Esses estão entre os primeiros pontos a serem analisados pelo futuro proprietário, já que não há como mudar a localização da sua propriedade. Assim, apesar de saber que o terreno é passível de depreciação, a boa notícia é que você pode reduzir as chances disso acontecer.

Para que a depreciação de terreno seja quase impensável em seu investimento, conte com a AGN, sua imobiliária em Sinop, e garanta empreendimentos de excelente qualidade, localizados em uma cidade que tanto cresce e com terrenos prontos para construir, com toda a infraestrutura que você precisa!

Posts Relacionados