Home Dicas e Dúvidas Empreender com pouco dinheiro: 11 ideias para começar o seu negócio

Empreender com pouco dinheiro: 11 ideias para começar o seu negócio

por Leonardo Ponso
Empreender com pouco dinheiro

Conheça algumas dicas para se tornar empreendedor sem investir uma fortuna!

Engana-se quem pensa que é impossível empreender com pouco dinheiro. Muitas ideias de negócio econômicas podem ser colocadas em prática e, mais do que isso, trazer um retorno sobre o investimento acima do esperado.

Hoje, graças à tecnologia, você pode apostar em diversos tipos de empreendimentos, desde consultorias online e delivery de comida até criação de conteúdo para web.

Quer conferir algumas dicas para empreender com pouco dinheiro? Então confira o post abaixo que preparamos para você. 

1 – Delivery de comida

Uma das melhores ideias para quem quer empreender sem gastar uma fortuna é montar um negócio de delivery de comida. Primeiro, porque você não precisa alugar um imóvel para receber clientes, já que opera basicamente dentro da sua casa e realiza tele-entregas.

Segundo, porque o setor de alimentação é um dos empreendimentos com maior garantia de sucesso. Prova disso é que em 2020, em pleno ano de pandemia da covid-19, o setor passou a ocupar a 5ª posição do ranking dos principais serviços, com mais de 1,444 milhão de novos negócios abertos.

2 – Loja virtual

Se você vive se perguntando como ser empreendedor com pouco dinheiro, saiba que vender produtos em uma plataforma virtual é uma alternativa muito viável.

Segundo um relatório da Ebit|Nielsen & Bexs Banco, o e-commerce cresceu 41% somente em 2020, atingindo um faturamento de R$87,4 milhões, a maior alta em 13 anos. A título de comparação, em 2019, o comércio eletrônico faturou 16%.

Caso não esteja seguro em montar sua própria loja virtual, você pode começar vendendo produtos em um marketplace como Mercado Livre, Amazon, OLX, Enjoei, entre outros. 

3 – Criação de conteúdo para web

Já pensou em criar conteúdo para internet? Hoje, muitos produtores de conteúdo ganham dinheiro fazendo isso sem precisar investir tanto, basta ter equipamentos como um computador ou notebook conectados à internet, celular e, claro, uma mente criativa. 

Você pode produzir vídeos para plataformas como Youtube e TikTok ou, ainda, elaborar materiais como e-books, blogposts, textos/artes para redes sociais e muito mais.

Ter o próprio blog e um perfil interessante nas redes sociais pode torná-lo um influenciador digital, podendo atrair o patrocínio de grandes marcas presentes no mercado. 

4 – Oferecer consultorias digitais

Hoje, com a internet, torna-se possível oferecer consultoria digital em um tema que você domina. Por exemplo, se você é um consultor de marketing digital, pode orientar empresas na estruturação de estratégias de marketing para alavancar resultados. 

Uma dica é construir presença digital para ganhar credibilidade e atrair clientes. Para isso, crie um bom website apresentando seus serviços e tenha um bom perfil nas redes sociais interessantes para seu público-alvo. 

A Consultoria Digital é muito buscada pelas organizações, sobretudo porque otimiza tempo e permite o contato com profissionais que estariam muito distantes de nós se não fosse a tecnologia. Logo, pode ser uma ótima aposta!

5 – Dropshipping

O Dropshipping é uma opção interessante de como empreender com pouco dinheiro. Nesse modelo de negócio, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final, ou seja, seu negócio não possui estoque: as mercadorias são compradas por encomenda assim que o cliente realiza o pedido.

O grande pulo do gato desse tipo de empreendimento é que o consumidor precisa do intermediário, já que os itens à venda não são tão facilmente encontrados no mercado. 

Logo, a sua tarefa é identificar produtos interessantes ao seu público e, de preferência, junto a fornecedores estrangeiros.

6 – Aplicações de tecnologia

Possui conhecimentos aprofundados em TI (ou deseja aprender)? Saiba que desenvolver aplicações com base nisso pode trazer ótimos resultados sem precisar investir muito.

Atualmente, cresce cada vez mais a demanda pelo desenvolvimento de softwares e aplicativos, sem falar que inúmeras empresas almejam implementar chatbot para automatizar algumas etapas cotidianas com clientes, parceiros e fornecedores. 

7 – Microfranquias

Abrir uma microfranquia é o tipo de negócio que requer pouco investimento inicial. Com até 90 mil reais, esses empreendimentos têm o grande diferencial de oferecer o know-how da franqueadora junto, sendo perfeitos para quem está se tornando empreendedor.

Existem microfranquias em diversos segmentos, desde cosmetologia a consultorias online, inclusive muitas possibilitam o trabalho home based – em que você gerencia o negócio sem precisar sair de casa.

Leia também: Como montar um escritório em casa para o Home Office?

8 – Ensino 

Você conhece muito sobre uma determinada área ou atividade com potenciais interessados? É hora de compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas!

Se você sabe tocar violão muito bem, fala outro idioma ou, ainda, é professor de matemática, por exemplo, uma dica é oferecer aulas ou cursos online. Identifique seu talento, organize seus horários e transforme a habilidade em um negócio lucrativo. A internet garante infinitas possibilidades hoje em dia!

9 – Mercado pet 

Com mais de 140 milhões de animais nos lares brasileiros, o mercado pet deslanchou e hoje movimenta 130 bilhões por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor.

Apostar nesse segmento pode ser muito lucrativo. Você pode atuar em diversas frentes como:

  • Pet care (banho e tosa, venda de produtos de beleza, higiene e acessórios, etc);
  • Pet shops (produtos para animais, roupas, acessórios, comedouros, banho e tosa, etc);
  • Pet services (adestrador e dog walker);
  • Pet sitter & hotelaria (estadia, cuidados especiais, etc);

Incluem-se aqui, também, trabalhos com saúde animal, mas é claro que isso já vai requerer a licença para trabalhar como veterinário.

Confira também: Como obter renda extra? 8 dicas para ajudar a realizar seus sonhos!

10 – Personal Trainer

Muitas pessoas querem se exercitar com mais frequência, mas precisam de ajuda profissional para manter o hábito e transformar a rotina. Para isso, existem os personal trainers. 

Se você é formado em Educação Física, por exemplo, pode oferecer o serviço em academias e condomínios. Trata-se de mais uma ótima alternativa para empreender com pouco dinheiro. 

11 – Trabalhos de conserto

Serviços realizados em casa ou na casa do cliente não requerem muito investimento inicial. Aqui, você só precisa ter habilidade para realizar os consertos e recursos para adquirir as ferramentas necessárias.

Uma dica é apostar em consertos de eletrodomésticos e roupas, uma vez que existe uma demanda considerável para esses itens.

Opções não faltam para empreender com pouco dinheiro!

Dicas para empreender com pouco dinheiro

Viu como empreender com pouco dinheiro é possível? Não precisa de ideias muito mirabolantes, você pode ser prático e investir em alguns empreendimentos como pet shops, consultoria digital e dropshipping.

O importante é fazer um bom planejamento e ter muita vontade de fazer acontecer, afinal, a persistência é algo muito importante nos anos iniciais, considerados os mais difíceis.

Se você almeja investir em um empreendimento altamente lucrativo, compre seu terreno e coloque a ideia em prática! A AGN é a sua imobiliária em Sinop e tem ótimas opções de empreendimentos para você investir com muito sucesso. Entre em contato e fale com nosso consultor para saber mais!

Posts Relacionados