Home Dicas e Dúvidas Como negociar um terreno? Aprenda e saiba como lucrar com isso

Como negociar um terreno? Aprenda e saiba como lucrar com isso

por Leonardo Ponso
Como negociar um terreno

Negociar terreno pode ser trabalhoso, mas é uma ótima alternativa para ganhar dinheiro.

Você sabe como negociar um terreno? A resposta pode ser negativa, e não há problema algum nisso, mas é curioso pensar que podemos não ter uma habilidade que já é praticada há muito tempo – há pelo menos dois milênios.

A passagem bíblica de Jeremias 32:1-15 mostra que o profeta Jeremias foi orientado por Deus a comprar terras que eram de Hanamel em Anatote, que provavelmente é a região em que hoje fica a aldeia árabe de ʻAnātā.

Estima-se que o ministério de Jeremias tenha durado de 626 a.C. a 586 a.C., período em que essa negociação aconteceu. Logo, vemos um exemplo de venda de terreno que ocorreu há mais de 25 séculos!

Curiosidades históricas à parte, apesar de importante, saber negociar terreno pode fazer com que você conquiste lucros bem expressivos, especialmente a médio e longo prazo, mas que também podem aparecer a curto prazo. Por isso, aprender essa arte é excelente para quem deseja faturar.

Nos acompanhe na leitura para saber como negociar o seu terreno e, assim, lucrar o máximo possível com a atividade.

Como negociar um terreno e aumentar seus lucros?

Nós separamos algumas dicas práticas para lhe ajudar. Veja só:

1 – Se ainda não tem um terreno, escolha com sabedoria

Sem querer ser muito óbvio, o primeiro passo é ter um terreno para negociar. Se você já tem, então pode avançar para a próxima dica, mas se ainda não tem, é fundamental fazer uma análise bem minuciosa para tomar a melhor decisão possível.

Neste caso, uma boa dica é contar com uma imobiliária ou um corretor confiável para lhe ajudar com a procura. Dessa forma, você será orientado em relação a quais imóveis possuem o maior potencial de rentabilidade, o que ajuda bastante a aumentar seus lucros no momento da venda.

A AGN tem excelentes terrenos em Sinop, comercializados com preços e condições de pagamento que cabem em seu orçamento, além de apresentarem um alto potencial de valorização, dado o crescimento que a cidade vem apresentando nos últimos anos.

Leia também: Como escolher a melhor imobiliária em Sinop?

2 – Invista na terraplanagem do terreno

Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica, e mesmo que seja uma frase de efeito, não podemos negar que é verdadeira, já que a primeira avaliação que fazemos tem um grande peso no que sentiremos no futuro em relação a um imóvel.

Tendo isto posto, a terraplanagem do terreno é um investimento inteligente para quem deseja aumentar sua rentabilidade, já que os olhos dos possíveis compradores já se voltarão para um local plano, pronto para receber diferentes tipos de construção.

É fato que isso demandará um investimento considerável, mas o valor pode ser repassado no momento da venda, além de eliminar uma etapa trabalhosa para o comprador e garantir que ele possa desfrutar do terreno assim que o tiver adquirido.

3 – Tenha toda a documentação em dia

Outra etapa fundamental é garantir que a documentação esteja plenamente em dia, o que possibilita o financiamento de terreno sem maiores problemas, além de transparecer idoneidade e confiança aos futuros compradores.

Se você já comprou o terreno com a documentação em dia, então é um passo a menos. Porém, caso haja alguma pendência, procure a prefeitura do seu município para saber quais passos devem ser seguidos para a regularização.

4 – Busque conhecer os preços de terrenos vizinhos e na região

Ao saber o que fazer para negociar terreno, nosso objetivo é o de obter a máxima valorização possível. Porém, é preciso se ater à realidade do que é praticado no bairro e também na região ao redor.

Em outras palavras, é quase impossível querer vender terreno com preço muito superior ao de outras opções similares por perto. Ao tentar fazer isso, quando algum comprador se interessar, provavelmente analisará os preços dos terrenos vizinhos e fechará negócio com outro que não o seu.

Por isso, faça uma pesquisa nos preços dos terrenos vizinhos para ter uma base e, assim, cobrar o preço ideal por ele, que lhe traga algum lucro mas não seja alto o suficiente para fazer o comprador desistir do negócio.

Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

5 – Conte com a ajuda de um corretor de imóveis

Para deixar tudo mais fácil, o ideal é contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis, que seja experiente naquela região e, por isso, possa lhe ajudar com todas as questões burocráticas do negócio, além de orientar em relação à precificação, ajustes documentais e outros assuntos.

Ainda que seja possível vender um terreno sem a intermediação de um corretor, essa é uma decisão sábia, já que ajuda o vendedor a garantir o melhor negócio possível. Isso também mostra ao comprador que aquele é um negócio sério e que, portanto, traz a ele mais segurança na aquisição.

Inclusive, o corretor pode propor outros tipos de negócio também capazes de aumentar sua rentabilidade, como trocar terreno por uma casa ou apartamento ou mesmo fazer alguns ajustes e modificações no local para aumentar seu valor de mercado, por exemplo.

Confira também: O que faz um corretor de imóveis? Saiba como o profissional pode te ajudar

Quem sabe negociar terreno pode fazer um excelente negócio!

Negociar terreno

Como vimos, essa é uma atividade bastante antiga, mas que continua sendo realizada até hoje, com grande importância para o ramo imobiliário. Ao contar com a ajuda dos melhores profissionais, as atividades podem ser desempenhadas com excelência e garantir sua máxima rentabilidade.

A AGN é uma imobiliária em Sinop com mais de duas décadas de experiência no segmento, ideal para quem deseja encontrar terrenos de alta qualidade, localizados em uma cidade que está em franca ascensão já há bastante tempo e que, por isso, deve se manter em alta.

Ao ter um bom imóvel em suas mãos, você verá, na prática, como negociar um terreno é uma atividade que pode resultar em uma ótima rentabilidade e, assim, até se transformar em uma renda extra para você e sua família a curto, médio e longo prazo!

Posts Relacionados