Home Dicas e Dúvidas 5 dicas de disciplina financeira para controlar melhor o orçamento e realizar seus objetivos

5 dicas de disciplina financeira para controlar melhor o orçamento e realizar seus objetivos

por Leonardo Ponso
Organização de finanças pessoais

Ter uma boa organização financeira pessoal é indispensável para assumir as rédeas do seu orçamento!

Você sabe o que é disciplina financeira? Basicamente, a expressão está relacionada com uma boa organização das finanças, de modo que as receitas e as despesas estejam sob controle e, assim, você não seja um refém do seu próprio orçamento, o que é bastante perigoso, especialmente a médio e longo prazo.

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, feita em meados de 2018, 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças, número que é bastante preocupante.

Se considerarmos os 96,138 milhões de pessoas da população economicamente ativa do país, com dados do PNADc – IBGE de abril a junho de 2020, são 55,76 milhões de brasileiros que têm sua renda, mas não possuem um bom planejamento com ela.

A falta de organização financeira pessoal, por sua vez, pode fazer com que as pessoas se endividem, o que tem influências muito prejudiciais. Também de acordo com o SPC Brasil e a CNDL, 82,2% dos inadimplentes afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo ao descobrir que estavam endividados.

Se você quer assumir a organização de finanças pessoais para realizar seus maiores sonhos, então acabou de vir ao lugar certo. Continue conosco para conferir dicas valiosas e, assim, parar de olhar para o seu orçamento como se ele fosse um vilão.

Dicas práticas de disciplina financeira para revolucionar o controle do seu dinheiro

O começo tende a ser um pouco mais difícil, mas com o passar do tempo, você verá como a organização financeira pessoal será natural em sua vida!

1 – Pague o valor integral do cartão de crédito todos os meses

É inegável que os cartões de crédito são meios de pagamento práticos e seguros, que substituem notas e moedas. Porém, se você deixar os valores se acumularem, o resultado pode ser desastroso para o seu orçamento.

De acordo com o Banco Central do Brasil, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para pessoa física pode superar os exorbitantes 800% em um ano. Isso significa que uma dívida inicial de R$ 1 mil pode se transformar em R$ 8 mil depois de 12 meses.

Para evitar que isso aconteça, o mais seguro é pagar toda a fatura do cartão de crédito. Afinal, embora seja outro meio de pagamento, as despesas não devem ultrapassar quanto você realmente pode pagar a cada fatura.

2 – Defina seus objetivos financeiros

Uma maneira interessante de desenvolver sua disciplina financeira é ter objetivos bem definidos. Assim, você saberá claramente para que quer guardar o seu dinheiro, o que pode ser uma motivação e tanto.

O ideal é separar os objetivos de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Curto prazo: jantar fora duas vezes por mês; guardar a mesma quantia todos os meses no fundo de emergência.
  • Médio prazo: guardar dinheiro para comprar presentes de Natal; comprar uma nova TV para a sala.
  • Longo prazo: poupar para a aposentadoria; quitar despesas com educação (para quem optou por alternativas como o FIES, por exemplo).

O ideal é pensar em objetivos que estejam de acordo com o que você realmente deseja. Assim, a organização financeira pessoal terá metas bem definidas e se tornará mais fácil.

3 – Diferencie o que você quer do que você precisa

Ter disciplina financeira é importante, mas não é fácil, e este é um dos pontos mais difíceis. Na definição dos objetivos financeiros, é indispensável pensar muito bem em quais são as coisas que você quer ter e aquelas que precisa ter.

Por isso, antes de comprar algum bem ou contratar algum serviço, pense bem se realmente precisa daquilo ou se é alguma vontade que pode passar daqui a algum tempo. Justamente por isso, o recomendado é esperar algum tempo antes de fechar o negócio.

Pode ser difícil controlar o impulso, mas ao ter essa definição bem clara em sua mente, você evita gastar dinheiro com algo que poderia se arrepender no futuro.

4 – Reduza, reutilize e recicle

Você já parou para pensar que muitas coisas que você pode querer, sejam necessidades ou não, nem sempre precisam ser compradas? A pergunta pode ter parecido um pouco estranha, mas faz sentido.

Imagine que você quer um sofá novo para a sala de estar, já que o seu está antigo. Ao invés de comprar outro, uma ótima alternativa é reformar o existente, como por meio da troca das espumas e dos tecidos, por exemplo. Assim, ele ficará tão belo e confortável quanto um novo – ou até mais.

Se os itens de sua casa não podem ser reaproveitados para o que procura, então outra boa alternativa é vender o que não usa mais, de eletrodomésticos a eletrônicos e móveis, por exemplo. Com essa grana adicional, você poderá pagar uma parte (ou tudo) de seus itens novos sem afetar tanto o orçamento.

5 – Evite gastar por impulso

Uma pesquisa feita pelo Meu Bolso Feliz, em parceria com o SPC Brasil, mostrou que 52% dos brasileiros entrevistados tinham feito pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses, outro indicativo importante.

Aqui, acabamos voltando um pouco no que já falamos sobre organização financeira pessoal, que é diferenciar o que é necessidade do que não é. Às vezes, podemos comprar algo mesmo sem precisar, o que impacta significativamente no orçamento.

Faça todo o possível para evitar compras por impulso. Dessa forma, centenas (ou até milhares) de reais podem ficar em sua carteira ao invés de serem usados para adquirir itens ou contratar serviços desnecessários.

Leia também: Como guardar dinheiro para comprar uma casa? Confira 4 dicas práticas

Disciplina financeira

Organização de finanças pessoais: um processo contínuo

Como comentamos, cuidar da organização financeira pessoal não é fácil, especialmente no início. Porém, quando se pensa nos impactos positivos que isso pode trazer à sua vida, a motivação tende a ser ainda maior.

Assim como precisamos ser disciplinados em várias áreas da vida, o mesmo acontece com as finanças, e nosso comportamento com ela pode fazer toda a diferença entre a proximidade da realização de um sonho ou de seu distanciamento cada vez maior.

Depois de seguir a essas dicas de disciplina financeira, você perceberá como sua relação com o dinheiro será bem melhor e mais saudável. Assim, seja para trocar de carro ou comprar um terreno na AGN, a sua imobiliária em Sinop, suas metas poderão ser cumpridas em muito menos tempo e com mais tranquilidade!

Posts Relacionados