Home Dicas e Dúvidas 9 comidas típicas do Mato Grosso: confira os principais pratos

9 comidas típicas do Mato Grosso: confira os principais pratos

por Leonardo Ponso
Comidas típicas do Mato Grosso

Da clássica galinhada à farofa de banana-da-terra, a culinária do Mato Grosso traz pratos que dão água na boca!

Com fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, as comidas típicas do Mato Grosso conquistam as pessoas por seus aromas e sabores únicos.

A gastronomia mato-grossense consegue incorporar ingredientes da flora e fauna nativas, como o saboroso pequi, com elementos clássicos da culinária brasileira, como o arroz. 

Se você tem interesse em experimentar alguns pratos típicos do Mato Grosso e tem dúvidas por quais começar, acompanhe a lista que preparamos abaixo.  

1 – Galinhada

A galinhada é uma das principais comidas do Mato-Grosso, presente em quase todo o Centro-Oeste. Trata-se de um delicioso arroz preparado com galinha e pequi, junto de tomate, cebola e temperos diversos. 

O pequi é um fruto amarelo típico do cerrado brasileiro e apresenta um sabor característico, mas como possui pequenos espinhos em seu interior, uma dica é raspar a parte externa com um garfo na hora de apreciá-lo. Vale, ainda, verificar se a cozinha do restaurante em Sinop, ou da cidade em que você está, prepara uma versão com o pequi em lascas. 

O fato é que você não pode sair do Mato Grosso sem experimentar a galinhada com essa iguaria!

2 – Mojica de pintado

Não é novidade o quanto os peixes são onipresentes na culinária do Mato Grosso, certo? O pintado, por exemplo, é muito comum no Pantanal e em rios mato-grossenses. Esse peixe se destaca por sua carne suculenta e é irresistível quando misturado à mojica.

De origem indígena, a mojica de pintado é um caldo feito a partir do conhecido peixe pintado, sendo portanto um prato típico muito popular na região. A receita leva mandioca, cebolas, filé de pintado, pimenta e muito mais. Não dá para deixar de provar!

Leia também: Melhores cidades do Mato Grosso: conheça as 7 que se destacam e faça o melhor investimento possível!

3 – Maria Isabel

Ir até o Mato Grosso e não provar o prato Maria Isabel é quase como morar em São Paulo e não conhecer a Avenida Paulista. A mistura é feita basicamente com arroz branco e carne seca bem temperada. Se você é daqueles que amam sabores mais característicos, vale ainda adicionar ingredientes como o pequi.

Você pode encontrar o prato em restaurantes típicos do estado. Em Sinop, por exemplo, existem inúmeros locais com culinária tipicamente mato-grossense.

4 – Farofa de banana-da-terra madura

Farofa de banana da terra madura

Impossível falar de gastronomia brasileira sem pensar na farofa. Esse acompanhamento é tradicional por aqui e cada região do país possui receitas especiais para servi-lo. No Mato Grosso, a farofa ganha o toque especial da banana-da-terra.

A farofa de banana-da-terra, um dos pratos típicos do Mato Grosso, é preparada com farinha de mandioca e banana. Quem gosta de aromas mais marcantes pode ainda adicionar carne seca frita à receita, que é sucesso. 

5 – Furrundu

Se você curte uma boa sobremesa, precisa experimentar o delicioso furrundu. O doce típico leva ingredientes como mamão ralado, gengibre, cravo, rapadura e canela. Trata-se de um sabor inigualável!

Essa sobremesa pode ser encontrada em diversos lugares, desde restaurantes e bares até lojas de conveniência.

Confira também: Lazer em Sinop: onde se divertir na cidade?

6 – Caldo de piranha

O caldo de piranha é uma das mais saborosas comidas típicas do Mato Grosso. Muito diferente do assustador peixe de água doce, o prato surpreende pelo sabor encorpado, sendo inclusive potente para curar aquela ressaca de uma noite movimentada.

Esse caldo, também chamado de sopa, pode ser servido de diferentes formas. Uma sugestão é experimentá-lo com pão caseiro, é de um primor! 

7 – Bolo de arroz

Para os apaixonados por um cafézinho da tarde, o bolo de arroz é a combinação perfeita. Essa receita é super popular no estado e agrega farinha de mandioca, açúcar, coco ralado e cereal. 

É uma sobremesa leve e deliciosa, sendo uma boa pedida para comer após um arroz com pequi ou mojica de pintado.

8 – Pixé

Também conhecido como “farofinha cuiabana”, o pixé consiste em uma farofa doce feita com milho torrado e moído, canela e açúcar. 

Esse saboroso doce típico é vendido em potinhos de plástico e até em cones de papel, possuindo um gosto similar a uma pipoca doce. 

9 – Paçoca de pilão

Ainda na sessão dos doces, você precisa conhecer a paçoca de pilão! A paçoca de pilão foi trazida do Nordeste, criada pelos sertanejos durante os períodos de grande seca, e hoje se faz muito presente entre as sobremesas mato-grossenses como um dos principais pratos da culinária do estado. 

A paçoca é, basicamente, socada no pilão – matéria-prima de madeira de cumbaru ou piúva, que tem como função pilar alimentos como arroz, milho e carne. Entre os ingredientes explorados na paçoca estão a carne seca, farinha de mandioca ou de milho, salsa, cebola e alho.

Culinária do Mato Grosso: um orgulho da nossa região!

E aí, gostou de conhecer algumas comidas típicas do Mato Grosso? Quem visita o estado não pode deixar de experimentar essas opções que listamos neste post. São todas muito deliciosas e inigualáveis. 

Se você pretende visitar, morar ou empreender no MT, precisa conhecer também a cidade de Sinop, reconhecida como uma das que mais crescem no Brasil. A AGN é a sua imobiliária em Sinop e pode te ajudar a encontrar o melhor terreno ou imóvel. Entre em contato e fale com os nossos consultores!

Leia também o post “Hotel em Sinop: onde ficar ao visitar a cidade” e conheça alguns lugares incríveis para se hospedar sem dores de cabeça na Capital do Nortão.

Posts Relacionados