Home Dicas e Dúvidas É possível calcular valor de terreno por metro quadrado? Descubra!

É possível calcular valor de terreno por metro quadrado? Descubra!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - É possível calcular valor de terreno por metro quadrado - imagem 01

Veja como são feitos os cálculos para saber o preço de terreno por metro quadrado.

Saber o valor de terreno por metro quadrado é uma das principais curiosidades por parte de quem quer investir em um pedaço de terra, mas você já se perguntou como esse cálculo é feito, ou ainda além, se é possível calcular este valor?

A resposta teria influência direta em seu planejamento, já que te ajudaria a saber quanto teria que economizar para conseguir comprar o seu tão sonhado terreno, mas a verdade é que o cálculo não é tão simples quanto se pode pensar.

Continue conosco para entender como funciona essa questão e, assim, ter uma estimativa mais assertiva sobre quanto deve gastar com o terreno que procura.

Existe alguma forma de calcular o valor de terreno por metro quadrado?

Sim, desde que se saiba o valor daquele terreno. Caso haja apenas uma estimativa, também é possível estimar um intervalo de quanto deve ser o preço terreno m², embora essa não seja uma informação totalmente precisa.

Vamos comentar sobre como funciona o processo nas duas possibilidades citadas:

Terrenos com preço definido

Se você deseja adquirir um terreno que está à venda por um valor determinado, então fica fácil calcular o preço de terreno por metro quadrado, informação interessante para comparações com outras regiões e até mesmo em suas imediações.

O cálculo é simples: basta dividir o valor do terreno por sua área (ou seja, pela quantidade de metros quadrados que ele tem) para saber quanto custa o m² daquele terreno em específico.

Vamos supor que você queira comprar um terreno com 30 metros de comprimento, 10 metros de frente e 12 metros de fundo. Neste caso, o terreno tem 330 m².

Suponhamos que o terreno tenha sido avaliado por R$ 165 mil. Então, com a divisão do valor pela área, chegamos à conclusão de que o valor é de R$ 500/m².

Este é um cálculo bem simples e que não deve trazer grandes dificuldades, já que pode ser feito em questão de segundos, tendo em vista que o terreno já foi avaliado e, portanto, tem um valor definido para venda.

Caso, porém, haja algum tipo de negociação, como a solicitação de algum desconto, o valor pode variar, mas o caminho será o mesmo: dividir o preço final pela área do terreno.

Terrenos sem preço definido

Aqui, a situação é bem diferente. O terreno não tem seu preço definido, seja porque ainda não foi avaliado ou porque a última avaliação é antiga, o que significa que pode estar defasada, quer para mais ou para menos.

Para saber exatamente quanto custa este terreno, é essencial que ele seja avaliado por um corretor de imóveis, profissional que detém todo o conhecimento necessário para dar àquele imóvel um preço de mercado justo, que seja positivo para ambas as partes.

Em nosso artigo sobre como avaliar um terreno, nós trouxemos alguns critérios que são considerados nas avaliações, como os seguintes:

  • Legalidade documental;
  • Localização;
  • Tamanho;
  • Ofertas de terrenos semelhantes na região;
  • Negócios fechados de terrenos semelhantes na região;
  • Estilo da vizinhança;
  • Topografia, entre outros.

Esses são alguns dos fatores que influenciam na precificação e, consequentemente, no valor do terreno por metro quadrado. Porém, embora alguns deles possam ser estimados de acordo com outros terrenos na região, outros são bem particulares.

Por exemplo, seria possível estimar o valor terreno m² ao analisar outros terrenos parecidos na região, com a mesma localização e até com o mesmo tamanho. Porém, a topografia é uma questão mais delicada e que depende de cada terreno, com uma grande influência no preço.

Caso a topografia de um terreno seja prejudicada, as despesas com terraplanagem terão que ser consideradas, o que pode fazer seu valor de mercado ser menor, não em uma economia que será benéfica ao comprador, mas sim que lhe trará alguns problemas futuros.

Por conta dessa singularidade, é possível estimar o preço de terreno por metro quadrado de acordo com outros da região, mas o ideal é que o imóvel seja avaliado por um corretor para que se defina qual é um valor justo.

Leia também: Como escolher um bom terreno comercial?

Como saber o valor do metro quadrado do meu bairro?

Geralmente, quando se fala sobre o valor do metro quadrado de um bairro, espera-se saber o valor do m² construído, ou seja, de casas ou apartamentos, não necessariamente de terrenos.

Porém, em ambos os casos, é possível tentar fazer comparações com outros imóveis similares na região. Assim, você terá uma noção do metro quadrado que costuma ser praticado ali.

Lembre-se, porém, que essa é apenas uma estimativa, já que as características das casas, apartamentos, terrenos e outros imóveis são bem particulares e cada caso deve ser analisado individualmente.

Confira: Investir em terrenos é um bom negócio? Descubra agora!

O preço de terreno por metro quadrado é uma informação valiosa!

Em um primeiro momento, nem sempre sabemos qual é o preço terreno m². Porém, em posse dessa informação, você passa a ter uma série de possibilidades à sua disposição.

Com ela, torna-se possível comparar terrenos na mesma região, de modo a saber qual é o melhor negócio a se fazer. Como as dimensões entre eles são variáveis, o preço por m² ajuda a fazer comparações mais assertivas.

Quando se sabe qual é o preço de terreno por metro quadrado, também torna-se possível compará-lo com outras regiões, o que pode te fazer descobrir qual oferece as melhores condições de acordo com o seu orçamento.

Além de ser uma boa informação para quem ainda não comprou o seu terreno, ela também pode ajudar quem já tem o seu próprio pedaço de terra. Afinal, ao verificar que os preços por m² estão subindo, você pode decidir construir casas para alugar naquele terreno, cuja região está valorizada, por exemplo.

Esperamos que você tenha entendido como fazer o cálculo e como isso pode te ajudar, ainda que com estimativas, a fazer comparações mais próximas da realidade.

Inclusive, falando sobre valor de terreno por metro quadrado, saiba que a AGN é uma imobiliária em Sinop que comercializa terrenos a ótimos preços e com localização privilegiada, em uma cidade que está em franco crescimento. Aproveite a oportunidade para ter um pedaço de terra para chamar de seu!

Posts Relacionados