Home Sobre Sinop Aeroporto Presidente João Figueiredo: conheça sua história, características e curiosidades

Aeroporto Presidente João Figueiredo: conheça sua história, características e curiosidades

por Leonardo Ponso
Aeroporto Presidente João Figueiredo

A quarta maior cidade do Mato Grosso possui seu próprio aeroporto e você precisa conhecê-lo!

Você conhece ou já sabia da existência do Aeroporto Presidente João Figueiredo? É isso mesmo: Sinop, que é uma das cidades que mais crescem no Brasil, possui também o segundo maior aeroporto do Mato Grosso.

O Aeroporto Municipal de Sinop está somente atrás do Aeroporto Internacional Marechal Rondon em movimento de passageiros. Então, se você pretende visitar a Capital do Nortão e quer ter uma viagem rápida e confortável, vale apostar nos voos até o local. 

Listamos algumas curiosidades sobre o aeroporto de Sinop Mato Grosso, desde suas principais características até um pouco sobre a fundação e as companhias aéreas atendidas. Acompanhe a leitura!

Um pouco da história do Aeroporto Sinop João Figueiredo 

Sinop é uma das poucas cidades planejadas do Brasil, com critérios urbanísticos modernos e mais de 27,00 m² de área verde por habitante. Esse e muitos outros atrativos permitem que a Capital do Nortão receba todos os anos milhares de investimentos, atraindo cada vez mais pessoas e empresas. 

Para comportar tais características, em 30 de dezembro de 2008 foi inaugurado o Aeroporto Presidente João Figueiredo ou, simplesmente, Aeroporto de Sinop. O local possui uma pista com 1.630 metros de comprimento e cerca de 30 metros de largura, localizando-se a 13,4 km do centro da cidade.

O Aeroporto de Sinop Mato Grosso é administrado pela Centro-Oeste Airports e conta com circulação de mais de 274.905 mil passageiros todos os anos, sendo portanto considerado o segundo maior aeroporto de Mato Grosso.

Principais características técnicas do aeroporto

O Aeroporto Municipal João Figueiredo sustenta suas operações com base no VFR (Regras de Voo Visual), que corresponde a um conjunto de procedimentos e regras contemplados na utilização de aeronaves quando as condições atmosféricas possibilitam ao piloto controlar visualmente a altitude do equipamento e garantir um seguro tráfego aéreo. 

Muitas pessoas se perguntam qual é a distância aérea de Sinop de outras cidades e estados. De Sinop até Cuiabá, capital do Mato Grosso, a distância é de 420 km. Já Brasília, Manaus, São Paulo e Curitiba as distâncias são de 925 km, 992 km, 1601 km e 1750 km, respectivamente. 

Entre outras características do aeroporto temos:

  • Pista com balizamento noturno (L14 – luzes ao longo das laterais; L15 – luzes de pista de táxi; L21 – farol rotativo de aeródromo; L26 – indicador de direção de vento iluminado);
  • Latitude: 11º53’06 S;
  • Longitude: 55º35’10 W;
  • Elevação: 374 m (1227 ft)
  • Piso: A – Resistência: 30/F/C/X/T

O endereço do Aeroporto de Sinop é Rodovia dos Pioneiros, s/n, Sinop – MT, CEP 78556-190, super pertinho do centro da cidade, como já mencionamos neste artigo.

Companhias aéreas atendidas pelo Aeroporto de Sinop

Atualmente, o Aeroporto Municipal de Sinop atende duas principais empresas aéreas: a Azul Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas.

A Azul opera com o jato Embraer 195, que comporta até 118 passageiros, com destino à  Cuiabá, e com o Embraer E-Jets 195 E2, com velocidade máxima de 136 passageiros para o Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas-SP. 

Já a Gol Linhas Aéreas atua com o Boeing 737-700, comportando até 136 passageiros para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Essas são algumas cidades e estados em que mais tem voos, mas como mencionamos o Aeroporto de Sinop transporta pessoas para diversas outras localidades.

O Aeroporto Municipal de Sinop hoje

Aeroporto de Sinop Mato Grosso
Fonte: site do governo do Mato Grosso

Em 2017, o Aeroporto passou por uma vistoria de uma equipe de militares do Cindacta IV, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a União das Entidades (Unesin) para a homologação da ETPA.

O objetivo foi garantir a segurança do tráfego aéreo, melhorar os pousos e decolagem, de modo que os sinopenses e passageiros de outros municípios estivessem ainda mais seguros.

Este ano, em 2021, o Aeroporto de Sinop registrou um aumento de 30% nos embarques e desembarques dos últimos 8 meses, com cerca de 93.872 mil de janeiro a agosto, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Esse ponto está relacionado ao fato de Sinop ser uma cidade polo de referência, abrigando desde turismo de negócios até inúmeras oportunidades de emprego e estudo. 

Sinop: uma cidade próspera com o segundo maior aeroporto do MT

Vimos, neste artigo, as principais características do Aeroporto Presidente João Figueiredo, que é um dos pontos altos de Sinop. Fundada em 1974 a partir de um empreendimento imobiliário, a Capital do Nortão desenvolveu-se tão rápido que hoje é reconhecida como a quarta maior cidade do Mato Grosso. E, claro, seu aeroporto não poderia ficar para trás!

Hoje, você pode se deslocar até Sinop de forma muito mais rápida do que com os veículos tradicionais de transporte, como carros e ônibus. E mais: você pode criar raízes nesta cidade em franca expansão, seja morando ou empreendendo por lá, o resultado é sempre sucesso.

Caso você queira conhecer alguns empreendimentos como casas, terrenos ou apartamentos na cidade, entre em contato com a AGN. Somos a sua imobiliária em Sinop e temos soluções incríveis para transformar a sua vida. O crescimento começa sempre com um “sim”!

Confira também nosso artigo sobre alguns hotéis em Sinop onde se hospedar sem dores de cabeça ou a lista de lugares bacanas para se divertir no município.

Posts Relacionados