Home Sobre Sinop Aniversário de Sinop: 48 anos de nossa cidade

Aniversário de Sinop: 48 anos de nossa cidade

por Leonardo Ponso

Aniversário de Sinop, MT, é uma data especial para o Município, mas também para cada um de nós da AGN Imobiliária.

Quando é o aniversário de Sinop? Esta é uma dúvida bastante comum por parte de quem já pesquisou sobre a cidade, cujo crescimento acelerado pode fazer parecer que já tenha muito mais anos de existência do que realmente possui.

De fato, Sinop foi fundada em 14 de setembro de 1974, ocasião em que a cidade consistia em um canteiro de obras com aproximadamente 20 quadras. Isso mostra como o desenvolvimento se deu de forma muito rápida e consistente — o que provavelmente se manterá assim por um bom tempo.

Embora o início dessa história se dê mesmo em 1972, quando a colonizadora Sinop S.A. (antiga Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná — acrônimo de Sinop), ainda assim é pouco tempo para tanta evolução, algo que nos deixa extremamente felizes e satisfeitos.

Continue a leitura para entender uma breve história de Sinop, bem como porque esta é uma data tão especial para todos da AGN Imobiliária e porque fazemos questão de frisá-la.

Breve história de Sinop

Não queremos nos aprofundar muito por aqui, já que temos um conteúdo em nosso blog que conta a história de Sinop com muito mais riqueza de detalhes, mas é válido trazer alguns dos principais pontos de nossa querida Capital do Nortão.

A colonizadora Sinop S.A., de acordo com informações da própria empresa, comprou mais de 500 mil hectares de terrenos de outras pessoas. Isso equivale a 5 mil km².

O curioso é que isso é maior que a área que Sinop tem atualmente — 3.990 km², de acordo com o IBGE[1] . Porém, a explicação está no fato de que foram construídas quatro cidades: Cláudia; Santa Carmem; e Vera; além de Sinop.

Em 1972 foram abertas as primeiras ruas de Sinop, e foi no dia 14 de setembro de 1974, que a cidade foi fundada. O crescimento, inclusive, fez com que ela passasse por várias categorias:

  • Em 24 de julho de 1976 a cidade tornou-se distrito municipal de Chapada dos Guimarães;
  • Em 17 de dezembro de 1979, por sua vez, ela transformou-se em um município, já reflexo de um crescimento avassalador.

Onde a AGN Imobiliária entra nisso?

Nossa história e a de Sinop se cruzam em vários momentos. Nossa página de “Quem Somos” também conta esta história de maneira mais detalhada, inclusive com belíssimas fotos e recordações, mas vamos passar por alguns pontos neste conteúdo.

No ano de 1979 (quando Sinop ainda era um distrito municipal, como vimos acima), o Sr. Anésio Gonçalves Nogueira veio de Jesuíta, no Paraná, com sua família para morar em Sinop.

Sr. Anésio era um empreendedor nato:

  • O primeiro negócio que ele teve ao chegar aqui consistiu na aquisição e beneficiamento de café (que começou em Santa Carmen e passou para Sinop em 1982, quando conseguiu um lote na cidade).
  • O mesmo lote também foi usado para beneficiamento de arroz, cujas atividades perduraram até 1992.
  • Nem mesmo as dificuldades enfrentadas por conta do governo da época pararam o Sr. Anésio: ele adquiriu 2,5 alqueires de terra e começou atividades de criação de gado leiteiro — e a entrega do leite nas casas dos clientes.

Porém, depois de algum tempo, o gado foi vendido e o terreno foi cortado em lotes para comercialização. O Sr. Anésio, inclusive, recorreu até à coleta de lixo por conta própria no loteamento, até que a tão desejada expansão urbana chegasse ali.

Este foi um passo fundamental para que a AGN se consolidasse como referência imobiliária em Sinop, o que também ajuda a explicar porque temos tanto orgulho de estar aqui há mais de 28 anos prestando serviços a uma cidade que está em nosso coração.

Isso também ajuda a explicar porque produzimos tantos conteúdos que falam sobre a nossa cidade, tiram dúvidas e ensinam uma série de coisas que as pessoas querem saber, como os seguintes:

Feliz aniversário, Sinop! 💚

Quem consome nossos conteúdos já deve ter percebido que falamos muito sobre Sinop. Isso não é à toa e também não se dá apenas pelo fato de estarmos alocados aqui, mas sim pelas mãos de todos os colaboradores que já passaram por nossa equipe terem ajudado diretamente no desenvolvimento desta cidade.

Também não podemos deixar de manifestar toda nossa gratidão pela confiança que nos é depositada diariamente como empresa. Aproximadamente 32 mil pessoas moram em empreendimentos da AGN Imobiliária aqui em Sinop, o que hoje equivale a algo em torno de 21% de todos os habitantes da cidade.

Por isso, feliz aniversário, Sinop, e feliz aniversário também a você, sinopense, que faz parte dessa linda história. Conte com a AGN, a sua imobiliária em Sinop, para o que precisar!

Posts Relacionados