Home Sobre Sinop História de Sinop: conheça as raízes da nossa cidade!

História de Sinop: conheça as raízes da nossa cidade!

por Leonardo Ponso
História de Sinop

Saiba o que significa Sinop, quando a cidade foi fundada e muito mais!

Sinop, uma cidade no interior do Mato Grosso, a pouco menos de 480 km da capital Cuiabá, é bem nova, mas a história de Sinop já ficou eternizada, pois conta como surgiu um município que tanto cresce, com a expectativa de que tal crescimento se mantenha por ainda mais tempo.

Continue conosco para aprender mais sobre Sinop e ver como se deu seu desenvolvimento.

O que significa Sinop?

Antes de mais nada, vamos tirar uma dúvida super comum, sobre o que quer dizer Sinop. O nome pode parecer foneticamente um pouco estranho, mas isso acontece, na verdade, porque a denominação é um acrônimo para Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

Pode ser que você não saiba quem é essa Sociedade, mas nós explicaremos abaixo com todos os detalhes necessários.

A história de Sinop

A história se inicia no ano de 1972, quando a Colonizadora Sinop S.A. (antiga Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná), segundo informações da própria empresa, comprou mais de 500 mil hectares de terrenos de outras pessoas.

Houve forte influência para que isso acontecesse por parte da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970.

Assim que o projeto foi implantado e executado pelo engenheiro civil Roberto Brandão, natural de Campo Grande (MS), 400 homens e máquinas cruzaram, inicialmente, o Rio Verde para construir as primeiras picadas na selva e, assim, erguer quatro cidades: Cláudia, Santa Carmem e Vera, além de Sinop.

Além disso, foram construídos 1.400 km de estradas vicinais, escolas, centros comunitários, campos experimentais e infraestrutura de apoio para atender aos novos habitantes, brasileiros de todo o país que enfrentaram as dificuldades que os impediam de ocupar o norte do estado mato-grossense.

As primeiras ruas de Sinop foram abertas em maio de 1972, ano em que vieram as primeiras famílias de pioneiros à cidade, entre elas:

  • Família Adelço José dos Santos
  • Família Alcides Shimidel
  • Família Aleixo Schenatto
  • Família Antônio Sechi
  • Família Arlindo Joanucci
  • Família Braz Claro dos Anjos
  • Família David de Marchi
  • Família Dirceu de Césaro
  • Família Lindolfo Trierweiler
  • Família Mauri Weirich
  • Família Olímpio João Pissinati Guerra
  • Família Osmar Jordan
  • Família Osvaldo Paula
  • Família Plínio Calegaro
  • Família Stanislau Belgrovicz

Mesmo com a dificuldade de acessar a cidade, cujo trajeto levava mais de 7 dias para quem vinha do interior do Paraná, a migração continuava crescendo.

Como resultado, no dia 14 de setembro de 1974, foi fundada a cidade de Sinop, que, até então, era um canteiro de obras com aproximadamente 20 quadras. Várias autoridades neste dia, como Rangel Reis, Ministro do Interior; e José Fragelli, Governador de Mato Grosso.

O crescimento de Sinop

Um grande destaque da história de Sinop é que ela cresceu muito rápido. Em 24 de julho de 1976, por meio da Lei nº 3.754/76, assinada pelo então governador José Garcia Neto, a cidade tornou-se distrito municipal de Chapada dos Guimarães, município que pertence à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Pouco tempo depois, em 17 de dezembro de 1979, por meio da Lei nº 4.156/79, assinada pelo governador Frederico Campos, Sinop foi elevada à categoria de município, tamanho era o seu crescimento.

Então, o que começou como um canteiro de obras com por volta de 20 quadras se transformou no colosso que é hoje. Sinop é polo de referência em toda a Região Norte do Mato Grosso em relação à educação, saúde, indústria, comércio, recreação e várias outras áreas.

A participação da AGN na história de Sinop

Temos muito orgulho de participar ativamente da história de Sinop, em uma trajetória que já tem mais de 32 anos desde os seus primeiros passos e que ainda deve continuar a ser escrita por um bom tempo.

Em 1978, o Sr. Anésio Gonçalves Nogueira e sua família vieram da cidade de Jesuíta, no Paraná, e resolveram morar em Sinop.

As primeiras atividades da família foram a aquisição e o beneficiamento de café, que teve que ocorrer na cidade de Santa Carmem por já haver outra empresa do ramo em Sinop na época. Então, até 1982, a Café Nogueira ficou ali no município, até que, em 1982, veio para um lote em Sinop.

O mesmo lote servia para beneficiamento e torrefação de café, além do beneficiamento de arroz. A empresa funcionou até 1992, quando teve que fechar suas portas em decorrência das dificuldades econômicas resultantes do governo da época.

Porém, surgiu aí a oportunidade de comprar 2,5 alqueires de terra, os quais eram usadas pelo Sr. Anésio e por sua família para atividades de criação de gado leiteiro. Depois de algum tempo, o loteamento de uma pequena área de terra próxima fez com que o Sr. Anésio pensasse nessa possibilidade.

O que se iniciou com o corte da área antes usada para a criação do gado leiteiro em lotes para venda foi o início das atividades imobiliárias da AGN, que hoje é uma das maiores em seu ramo no município de Sinop, com mais de 32 mil habitantes morando em nossos loteamentos.

Para saber mais detalhes, acesse nossa página de Quem Somos, que traz fotos muito marcantes com registros de vários momentos da história da AGN e, paralelamente, da história de Sinop.

A história de Sinop é muito rica, e temos orgulho em participar dela!

Sem falsa modéstia, a AGN Imobiliária tem um enorme orgulho de fazer parte da história do município. O que começou com 2,5 alqueires de terra se transformou em mais de 25 loteamentos por toda a cidade, cujo crescimento certamente contou com nossa participação ativa.

Se já houve tanto crescimento em pouco mais de 36 anos até a data de criação deste conteúdo, aguardamos ansiosamente pelos próximos passos do desenvolvimento da nossa querida Capital do Nortão, que veio para ficar e se consolidar como uma das principais cidades do Mato Grosso.

Depois de conhecer mais informações sobre a história de Sinop, além de saber o que quer dizer Sinop, fica nosso convite: se você também quer fazer parte da história do município, conte com a AGN como sua imobiliária em Sinop e venha morar na cidade sinopense!

Posts Relacionados