Home Finanças Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

por Leonardo Ponso
Melhor investimento para reserva de emergência

Tire suas dúvidas e entenda qual é o melhor investimento para fundo de emergência!

É inegável que os terrenos são ótimos investimentos. Afinal de contas, como a oferta é cada vez menor, já que o espaço físico é limitado, a tendência é de que eles se valorizem com o passar do tempo. Porém, será que este é o melhor investimento para reserva de emergência?

Essa é uma questão bastante relevante, pois entramos em uma opção de investimento com um objetivo bem definido, de dar aquela força em um momento de necessidade. A pandemia deixou isso nítido: quem tinha uma reserva de emergência sabia para onde correr, e quem não tinha deve ter sentido sua falta.

Se essa é uma dúvida que martela em sua mente, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo! Continue conosco para entender se os terrenos são investimentos apropriados para este fim, de modo a estar resguardado em caso de futuras emergências, sejam elas de abrangência global ou pessoal.

Antes de comentarmos sobre o papel dos terrenos neste tipo de investimento, porém, é importante entender a definição do termo. Assim, fica mais fácil entender como os dois fatores se relacionam.

O que é fundo de emergência?

O que é fundo de emergência?

Como o próprio nome já diz, é um valor que deve estar à disposição caso aconteça algo fora do planejado, como emergências de saúde, reformas de última hora em casa, acidentes de carro, demissões inesperadas ou até mesmo situações mais gerais, como a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo em 2020.

O objetivo do fundo de emergência é conseguir manter a estabilidade financeira mesmo quando as coisas fogem do controle. Assim, não é necessário sacrificar seu  conforto ou o pagamento das contas mensais por algum imprevisto.

O montante da reserva de emergência depende de cada caso, mas é comum ver recomendações que falam sobre um valor suficiente para manter as despesas mensais em dia por pelo menos 6 meses. Logo, se as despesas são de R$ 3 mil por mês, a reserva deveria ser de aproximadamente R$ 18 mil.

Esta, porém, não é uma verdade absoluta, pois tudo depende de cada caso. Para funcionários públicos, que possuem maior estabilidade, o prazo pode cair para 3 ou 4 meses, ao passo que profissionais autônomos devem aumentar o prazo, de 9 a 12 meses, já que não possuem as mesmas garantias dos registrados ou concursados.

Será que um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Será que um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Em um primeiro momento, não. Isso não significa, porém, que o investimento não seja positivo, mas sim que não é o mais apropriado para o fim desejado, ou seja, usos emergenciais.

Quando falamos sobre investimentos para reserva de emergência, pensamos naqueles que estão disponíveis imediatamente. Afinal de contas, como não se sabe quando uma emergência acontecerá, não costuma haver muito tempo a se esperar até proceder com o saque.

Ao escolher terrenos como investimentos para reserva de emergência, o proprietário teria que vendê-lo para conseguir o dinheiro e, assim, usar para o que precisa, processo que não acontece tão rapidamente, sem contar o desgaste emocional de ter que lidar com a transferência do terreno em um momento assim.

O que poderia ser feito, com antecedência, seria transformar aquele terreno em uma fonte de renda passiva, cujo valor seria destinado a algum investimento para resgate em um momento oportuno.

Um exemplo seria construir casas para alugar em Sinop em um terreno da cidade. Então, a renda dos aluguéis seria destinada a algum tipo de investimento para que, então, o montante estivesse disponível rapidamente em momentos emergenciais.

Além da construção de casas, outras possibilidades são a construção de pontos comerciais para locação ou até mesmo construir casa para vender, cujos valores resultantes poderiam ser guardados ou investidos para uso posterior.

Porém, cabe ressaltar, mais uma vez, que isso não significa que investir em terrenos não seja uma boa alternativa. Podemos traçar um paralelo com dirigir um carro esportivo em um percurso de rally: o automóvel é excelente, mas não é apropriado para aquelas condições.

Leia também: Será que é a hora de vender terreno? Acesse e saiba como descobrir

Afinal de contas, qual o melhor investimento para reserva de emergência?

Afinal de contas, qual o melhor investimento para reserva de emergência?

O ideal é optar por uma carteira de investimentos que seja segura, de modo que o valor investido não corra grandes riscos de ser perdido ou oscile negativamente. Porém, a recomendação é fugir da caderneta de poupança, cuja rentabilidade é muito baixa, especialmente em tempos em que a taxa Selic também está em baixa.

Algumas opções interessantes são as seguintes:

  • CDB (Certificado de Depósitos Bancários) com liquidez diária;
  • Fundos de renda fixa;
  • Fundos DI;
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) com liquidez diária;
  • Tesouro Selic.

Ainda que sejam investimentos conservadores, alguns possuem mais risco que os outros. Por isso, antes de tomar a sua decisão, pesquise bastante sobre cada um deles e, se possível, busque a ajuda de um consultor de investimentos para que o seu dinheirinho suado esteja seguro e possa trazer alguma rentabilidade.

Reserva de emergência: uma necessidade para evitar problemas futuros

Reserva de emergência: uma necessidade para evitar problemas futuros

Nós não temos como impedir que imprevistos aconteçam, sejam estes mais ou menos sérios. Por isso, é indispensável montar uma boa reserva de emergência, capaz de manter sua estabilidade financeira por algum tempo sem prejudicar o pagamento das despesas mensais e nem a sua tranquilidade.

A partir do momento que se escolhe qual o melhor investimento para reserva de emergência depois de comparar as possibilidades, o desejo é que aquele valor nunca precise ser gasto, mas, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

A aquisição de terrenos pode ser um primeiro passo importante para a composição da sua reserva de emergência, desde que eles se transformem em fontes de renda passivas cujo valor, então, será usado para emergências. Assim, você evita dores de cabeça justamente em momentos em que tanto precisa de tranquilidade.

Seja como uma alternativa ao melhor investimento para reserva de emergência ou para algo mais duradouro, a AGN é uma imobiliária em Sinop que pode te ajudar a encontrar o terreno perfeito para o que você procura. Assim, você terá um pedaço de terra para chamar de seu e fazer o que quiser com ele, o que é maravilhoso!

Posts Relacionados