Home Dicas e Dúvidas Por que um terreno é um ótimo investimento a longo prazo?

Por que um terreno é um ótimo investimento a longo prazo?

por Leonardo Ponso
Investimento a longo prazo

Conheça os motivos que colocam os terrenos entre as melhores opções de investimento de longo prazo.

O mundo dos investimentos é bem diversificado. Enquanto há aqueles que podem trazer lucros rapidamente, também há os que visam a rentabilidade para depois de alguns meses ou até anos, ou seja, opções de investimento a longo prazo.

Entre tantas alternativas, os terrenos fogem um pouco dos papéis, ações e investimentos virtuais, já que são bem palpáveis (literalmente), mas se mostram como opções seguras e com ótimo retorno a longo prazo, o que os torna muito interessantes para vários perfis.

Continue conosco para entender os motivos que o transformam em uma alternativa tão bacana e que pode trazer a segurança e estabilidade que você tanto deseja para o futuro.

O que é investimento de longo prazo?

O que é investimento de longo prazo

Antes de mais nada, vamos definir brevemente o que é este tipo de investimento, de modo a tirar as dúvidas que podem existir sobre o tema.

Investimentos de longo prazo são aqueles com objetivo de trazer resultados em um futuro bem distante. Também é indispensável que eles sejam seguros o suficiente para sobreviver às variações de mercado, como os crescimentos e recessões que naturalmente acontecem.

A classificação do que é curto, médio e longo prazo podem variar de acordo com cada pessoa. Para ajudar, vamos seguir a classificação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que os classificam da seguinte forma:

  • Investimento de curto prazo: até 2 anos
  • Investimento de médio prazo: de 3 a 10 anos
  • Investimento de longo prazo: mais de 10 anos

Logo, em suma, um bom investimento de longo prazo precisa suportar as instabilidades do mercado e ainda ser capaz de trazer resultados favoráveis para além de 10 anos.

O que faz um terreno ser um bom investimento a longo prazo?

Investimento de longo prazo

Há vários motivos que corroboram para isso, como os seguintes:

Possibilidade de financiamento ou parcelamento

Por ser um investimento que visa o longo prazo, seria muito bom haver a possibilidade de dividir os pagamentos em várias parcelas, de modo que aquilo não prejudique o orçamento atual, e é justamente o que acontece com os terrenos.

Nós temos um artigo que mostra como financiar um terreno, o qual traz os passos necessários para poder recorrer ao processo com auxílio de bancos e instituições financeiras. Isto é possível, de fato, mas há algumas etapas burocráticas a se considerar.

Quem deseja comprar um terreno como investimento de longo prazo mas não quer ou não pode pagar à vista tem a oportunidade de fazer o parcelamento direto com a imobiliária, o que reduz a burocracia e até mesmo os juros e custos inclusos.

A AGN, por exemplo, oferece essa oportunidade, que é perfeita para quem deseja valorizar seu dinheiro e ter um belo investimento a longo prazo por meio dos terrenos em Sinop.

Leia mais: Conheça as vantagens de comprar um terreno em Sinop

Terrenos com diferentes valores

Cada pessoa que deseja fazer um investimento a longo prazo tem diferentes interesses em relação aos valores: enquanto alguns querem investir em algo mais caro, outros optam por alternativas menos custosas, de acordo com o que o seu orçamento permite.

Da mesma forma que há diferentes carteiras de investimento, e dentro delas a opção de investir diferentes montantes, a mesma variação também se aplica aos terrenos, que podem ser encontrados em vários valores.

Em nosso artigo sobre como avaliar um terreno, trouxemos uma série de fatores que influenciam no preço de um terreno, como sua legalidade, localização, tamanho, potencial valorização, preço do m² do imóvel a ser construído, estilo da vizinhança, topografia e até outras ofertas de terrenos por perto.

Além disso, um dos fatores mais lembrados neste sentido é a área do terreno, que é outra grande vantagem, já que é possível encontrar tanto lotes menores, ideais para a construção de uma casa ou pequeno comércio, quanto os maiores, indicados para habitações multifamiliares e grandes comércios, por exemplo.

Logo, seja qual for o seu objetivo, é muito provável que encontre um terreno ideal para o que busca.

Potencial rentabilidade

Sem dúvidas, outro ponto que precisa ser analisado quando pensamos em qual o melhor investimento a longo prazo é a sua rentabilidade. Afinal, é isso o que o fará ser, de fato, um investimento vantajoso.

É uma tarefa um pouco complicada saber exatamente qual é a potencial valorização de um terreno, já que há muitos aspectos envolvidos, mas um deles já explica boa parte da questão: a lei da oferta e procura.

Um questionamento que trouxemos em outro conteúdo aqui do blog foi se “Investir em terrenos é um bom negócio?”. A resposta foi positiva, dadas todas as vantagens que os terrenos proporcionam, e lá explicamos com maior riqueza de detalhes que quando há menos oferta, o preço tende a aumentar.

Este é o caminho natural para os terrenos, dada a natural limitação do espaço físico. Com o passar do tempo, a tendência é de que seja cada vez mais difícil encontrar terrenos disponíveis, pois eles já terão sido usados em construções ou comprados por outras pessoas.

Logo, um terreno é um excelente investimento a longo prazo também por conta disso: quando quiser vender, o número de terrenos disponíveis tende a ser bem menor do que quando você comprou.

Leia também: Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Terreno: um excelente investimento a longo prazo

Qual o melhor investimento a longo prazo

É difícil definir qual o melhor investimento a longo prazo, já que isso depende muito do que cada pessoa procura e está disposta a fazer, mas é evidente que os terrenos se colocam entre as melhores opções disponíveis.

Além da chance de comprá-lo para revender depois de alguns anos, provavelmente a um valor significativamente maior do que no momento da aquisição, você ainda pode construir um imóvel ali, quer para vender ou para alugar e, assim, ter uma renda passiva adicional.

Agora que você já sabe que o terreno é um ótimo investimento a longo prazo, garanta o seu com a AGN, uma imobiliária em Sinop com mais de 27 anos de experiência na cidade e mais de 6.500 lotes comercializados. Assim, você encontra toda a credibilidade que precisa para lidar com um assunto tão importante!

Posts Relacionados