Home Dicas e Dúvidas Conheça os principais cuidados contra o Coronavírus

Conheça os principais cuidados contra o Coronavírus

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Conheça os principais cuidados contra o Coronavírus

Saiba como se proteger em tempos de pandemia.

Foi no dia 31 de dezembro que o primeiro caso de COVID-19, a doença causada pelo novo Coronavírus, o SARS-CoV-2, foi relatado pelo governo da China à Organização Mundial da Saúde (OMS). Passado este fato, depois de menos de 3 meses, nós vemos os impactos que a pandemia trouxe para o mundo.

Até o dia 26 de março de 2020, foram relatados 465.900 casos globais do novo Coronavírus, de acordo com o portal Statista. No Brasil, são 2.988 casos e 77 óbitos, com dados das secretarias estaduais de Saúde.

Felizmente, alguns cuidados podem ser tomados para desacelerar o contágio e, assim, conter os impactos causados por este vírus. Saiba o que você pode fazer neste sentido, o que é benéfico para a sua saúde, da sua família e amigos e, por extensão, de toda a sociedade.

Quais são os cuidados mais importantes contra o novo Coronavírus?

Coloque em prática todos os cuidados que estiverem ao seu alcance. Assim, essa guerra pode ser encerrada o quanto antes!

Lave bem as mãos

Uma das formas de propagação do vírus é através do contato manual. Isso significa que é indispensável lavar bem as mãos, principalmente caso tenha encostado em alguma superfície ou em outra pessoa.

A lavagem deve ser feita com água e sabão nos dedos, unhas, punho, palma e dorso, com bastante atenção, esfregando todas as regiões. Não se esqueça de tirar anéis e pulseiras.

O ato de esfregar deve durar em torno de 15 a 20 segundos, e uma boa dica para acertar no tempo é cantar “parabéns pra você” duas vezes: o tempo bate direitinho!

Na hora de secar, prefira usar toalhas de papel e descarte-as imediatamente.

Se não puder lavar as mãos, use álcool em gel

A procura pelo álcool em gel aumentou muito recentemente, a ponto de ser difícil encontrar o produto nas prateleiras dos mercados e farmácias, além de alguns comerciantes terem começado a cobrar preços abusivos.

Porém, caso você tenha o produto ou ainda consiga comprar, vale a pena usar sempre que tiver encostado as mãos em algum outro lugar. Coloque uma quantidade suficiente na palma e esfregue toda a mão, com os mesmos movimentos da lavagem com água e sabão.

Uma dica importante para economizar no álcool em gel é utilizá-lo apenas quando não puder lavar as mãos, como quando se está na rua, por exemplo. Caso contrário, a combinação de água e sabão surte o mesmo efeito e, de quebra, te permite economizar.

Higienize toda a casa

Não se sabe exatamente por quanto tempo o SARS-CoV-2 sobrevive em superfícies. Porém, um estudo feito com outros Coronavírus, como o SARS-CoV e o MERS, descobriu que eles podem viver em superfícies de metal, vidro e plástico por até nove dias. Em temperaturas baixas, alguns podem durar por até 28 dias!

Portanto, a higienização doméstica possui um papel fundamental neste aspecto. Ela pode ser feita com os produtos que costumam ser usados para tal, especialmente a água sanitária, em uma solução de nove partes de água para uma de água sanitária.

Para objetos como cadeiras, maçanetas, telefones, teclados, interruptores e afins, pode ser utilizado o mesmo álcool gel das mãos.

Opte por lenços descartáveis ou papel higiênico para a higiene nasal

Quando precisar limpar o nariz, sempre opte pelos lenços descartáveis ou papel higiênico, já que eles podem ser jogados fora imediatamente. Essa é a sua maior vantagem na comparação com os lenços de pano.

Além disso, tenha lenços descartáveis por perto para quando quiser espirrar ou tossir: basta colocá-los à frente do nariz e da boca e descartá-los imediatamente. Se não conseguir segurar, coloque a parte em que o braço e o antebraço se encontram (do lado oposto do cotovelo) à frente do nariz ou da boca.

Use máscaras faciais com responsabilidade e apenas se necessário

Outro item que sumiu das prateleiras e está sendo comercializado a preços bem elevados é a máscara facial. Utilizá-la sem qualquer sinal de contaminação pelo novo Coronavírus (ou qualquer outro vírus, como o Influenza, da gripe, por exemplo), porém, praticamente não tem efeito.

Elas devem ser usadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães lactantes e pessoas que tenham sido diagnosticadas com o SARS-CoV-2. Assim, evita-se que as gotículas da tosse, de espirros ou mesmo da fala contagiem outras pessoas.

Se possível, fique em casa

O trabalho remoto é uma tendência que já vinha crescendo no Brasil e que se intensificou bastante com a pandemia. Para atividades que podem ser exercidas de casa, a recomendação é de fazê-lo.

Além disso, se você pode, fique em casa e saia apenas se for estritamente necessário, como para ir ao mercado e à farmácia. Quanto menos aglomerações e contato com outras pessoas, melhor.

Só procure o médico se for realmente necessário

Se você estiver sentindo febre leve, coriza, dor de cabeça e incômodo na garganta, que são sintomas comuns de gripe ou resfriado, fique em casa. Se for ao médico, existe a chance de contrair o vírus da COVID-19, o que se torna um problema bem mais sério.

Porém, caso tenha febre persistente e dificuldade para respirar, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. Além disso, assim que chegar ao estabelecimento, comunique imediatamente aos profissionais da saúde, que fornecerão máscara e o atendimento necessário.

Se a UBS não estiver aberta, a recomendação é de procurar um hospital de referência do município, o que também se aplica a pessoas que sejam transferidas das unidades básicas aos hospitais.

Quem tem acesso à rede privada de saúde também deve procurá-la apenas no caso de sintomas persistentes, de modo a evitar as chances de contaminação pelo novo Coronavírus.

Ajude no combate do novo Coronavírus!

Nós estamos vivendo uma época em que a ajuda de todos é importante para evitar que o contágio se propague de uma maneira muito intensa e, assim, resulte em um número de infectados maior do que os sistemas de saúde podem atender, o que resultaria em uma situação bastante grave.

Por isso, faça tudo o que estiver ao seu alcance. Quanto antes fizermos a nossa parte, mais rapidamente poderemos vencer esta pandemia.

Posts Relacionados