Home Dicas e Dúvidas Crianças em casa: sugestões de atividades para os pequenos

Crianças em casa: sugestões de atividades para os pequenos

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Crianças em casa_ sugestões de atividades para os pequenos

Saiba o que fazer para entreter as crianças quando estão em casa!

O amor que temos pelos pequenos é gigantesco, seja no caso dos filhos, sobrinhos, netos, primos ou mesmo amigos. Porém, não é raro se sentir um pouco perdido com as crianças em casa, já que isso foge de sua rotina, não é?

Por mais delicioso que seja ficar com os pequenos, depois de poucos dias já pode parecer que o estoque de brincadeiras se esgotou, principalmente se não estiver tão habituado assim com essa prática.

Atualmente, nós estamos em um momento em que a recomendação é de ficar em casa sempre que possível, o que também significa que não é indicado sair para parques, shopping centers ou para a casa de amigos. Isso já elimina boa parte das atividades que você podia ter em mente.

Porém, até mesmo quando não estamos enfrentando uma pandemia, como quando está chovendo bastante ou o orçamento está um pouco apertado, ficar em casa também pode ser a melhor opção para as crianças.

É para te ajudar que nós separamos as melhores dicas e sugestões de brincadeiras para quando tiver que ficar em casa. Assim, seja para algumas horas ou mesmo ao longo de dias, não faltarão coisas a fazer para entreter e divertir os pequenos!

Como entreter as crianças em casa?

Você tem várias atividades à disposição, que de preferência devem ser oferecidas separadamente, já que os pequenos podem perder o foco rapidamente daquilo que estão fazendo por conta de sua idade.

De acordo com o Brain Balance Achievement Centers, os especialistas em desenvolvimento infantil costumam dizer que um período razoável durante o qual uma criança consegue prestar atenção em determinada atividade é de dois a três minutos por cada ano de vida.

Com isso, crianças de 3 anos poderiam ficar de 6 a 9 minutos prestando atenção, crianças de 5 anos ficariam de 10 a 15 minutos e assim sucessivamente. Alguns pesquisadores aumentam o limite para cinco minutos a cada ano de vida, mas é fato que isto varia de acordo com cada pessoa.

De qualquer forma, é totalmente compreensível entender que isso acontece. Afinal de contas, se até os adultos podem se cansar do que estão fazendo, quanto mais os pequenos, não é?

Por isso, é essencial ter várias opções de atividades e brincadeiras de criança em casa, de modo que seja possível entretê-las por mais tempo, o que é tão saudável para seu desenvolvimento intelectual quanto para passar o tempo.

Dá só uma olhada nas atividades que separamos:

Cursos online de desenho

Quando ouvimos falar sobre cursos online, é normal lembrar-se apenas daqueles destinados a adultos. Porém, é perfeitamente possível aliar a diversão ao aprendizado, o que é ótimo para as crianças!

Há uma série de opções de cursos que elas podem fazer junto com seus pais, tios, avós ou responsáveis. Além disso, elas se divertirão tanto que dificilmente se darão conta de que estão fazendo um curso!

A Faber-Castell tem uma ótima opção neste sentido. É quase impossível não lembrar da marca quando se fala sobre a infância, com seus lindos lápis coloridos, lápis de grafite, lapiseiras e outros materiais escolares.

Os cursos da Faber-Castell abordam vários temas, como Criaturas Fantásticas, Monstros Incríveis, Play na Criatividade, Criando Mundos e por aí vai. Por conta da recomendação de ficar em casa, todos eles estão gratuitos por enquanto.

Ah, não se esqueça de separar alguns materiais para eles, como papel, lápis, canetinhas, tintas e o que mais puder. Deixe-os livres para criar e reproduzir o que estão aprendendo!

Leituras infantis

As crianças costumam amar as estórias dos livros, em que elas se imaginam naquele universo e deixam a criatividade transcender todas as paredes de onde estão, em uma experiência que também as ajuda a entender a importância da leitura para sua vida.

Portanto, quando estiver com as crianças em casa, os livros infantis são excelentes opções de entretenimento. Além das palavras e imagens, a criatividade e a imaginação são elementos indispensáveis de uma infância divertida e agradável.

Os assuntos podem variar, mas o ideal é que os livros sejam dirigidos às crianças e, assim, tenham conteúdos compatíveis com sua capacidade de compreensão.

Uma boa pedida, tanto para épocas de distanciamento social quanto para sempre ter algo para fazer com os pequenos, é escolher um serviço de assinatura. Assim, você receberá periodicamente, no conforto da sua casa, livros infantis para sempre ter estórias curiosas e divertidas para ler e contar!

Receitas na cozinha

Fala sério: quem não gosta de uma boa refeição, um bolo saboroso, uma torta deliciosa ou alguma guloseima preparada em casa? Pois é, essa é mais uma atividade que pode ser explorada com as crianças em casa.

Sempre com a supervisão de pelo menos um adulto, você pode fazer com que eles participem de etapas mais simples da preparação dos alimentos, como mexer a massa do bolo, fazer as bolinhas do pão de queijo ou mesmo pegar as colheres de achocolatado para o brigadeiro.

Seja qual for a receita, faça as crianças se sentirem importantes. Mostre como elas estão ajudando a preparar aquele alimento, o que também as fará entender todo o cuidado e amor que os adultos têm ao preparar suas refeições.

Depois que tudo estiver pronto, sentem-se juntos para comer o que tiverem preparado e vejam como essa é uma experiência tão divertida quanto saborosa, que pode ser realizada em várias ocasiões. Quem sabe os pequenos ainda não encontram algo que amam fazer, não é?

Sessões de filmes, séries e vídeos

Foi-se o tempo em que era necessário ir até uma locadora para poder escolher um filme para assistir. Pode ser que as crianças nunca tenham ido a um local desses ou mesmo saibam que eles existem!

Com as crianças em casa, basta abrir algum site ou aplicativo de vídeos sob demanda para ter acesso a uma plataforma praticamente inesgotável de conteúdos para divertir e entreter os pequenos.

Confira a seguir algumas opções de filmes e séries em diferentes plataformas. Lembre-se que o catálogo sempre muda e, por isso, pode ser que alguns deles já não estejam mais disponíveis, tudo bem?

– Netflix: Madagascar, Procurando Nemo, Procurando Dory, Monstros S.A., A Fantástica Fábrica de Chocolate, Up – Altas Aventuras, Benji, Carros, Detona Ralph.

– Amazon Prime: Aladdin, O Rei Leão, Moana: Um Mar de Aventuras, Meu Cão da Guarda, Hotel Transilvânia 2, Toy Story 4.

Além disso, para quem quer usar o YouTube, a sugestão é usar o YouTube Kids, que reúne filtros automatizados criados por equipes de engenharia e revisão humana para que apenas os conteúdos adequados para crianças estejam disponíveis.

Além disso, o YouTube Kids permite que os pais e responsáveis escolham os conteúdos que os pequenos podem assistir, limitem o tempo de uso e até mesmo bloqueiem determinados vídeos, de acordo com o que desejarem.

Seja qual for a alternativa ou plataforma escolhida, o ideal é assistir junto com elas ou já ter assistido aquele conteúdo previamente para ter certeza de que não há nada de impróprio para os pequenos.

Depois de escolher, prepare uma pipoca e um suco, apague as luzes da sala e curta uma experiência magnífica sem precisar sair da sua casa!

Brincadeiras de criança em casa

É claro que as brincadeiras de criança em casa não poderiam ficar de fora, não é? Confira algumas sugestões para divertir os pequenos:

– Boliche: encha garrafas pet com água ou areia, organize-as como se fossem pinos de boliche e separe uma bola para tentar derrubar. Cada participante pode tentar duas vezes. Quem derrubar mais pinos vence!

– Bolhas de sabão: coloque duas colheres de detergente em um copo com água. Então, molhe um canudo na mistura, tire-o do copo e assopre. Quanto mais rápido assoprar, mais bolhas sairão voando pela casa.

– Bexigas d’água: se o dia estiver quente, reserve algumas bexigas cheias d’água, deixe-as em um balde e comece a diversão molhada!

– Stop: também conhecida como adedanha, a brincadeira é clássica. Pegue uma folha de papel e uma caneta (ou lápis) para cada e divida a folha em algumas seções, com termos como nome, fruta, cor, país e afins. Para começar, cada participante deve colocar alguma quantidade de dedos, cuja quantidade deve ser somada para saber com qual letra os nomes devem começar. Para cada nome certo que for escolhido por apenas uma pessoa, 10 pontos, e para cada nome certo repetido, 5 pontos. Faça até onde couber na folha e, no final, conte para saber quem é o vencedor!

– Caça ao tesouro: reserve algum “tesouro” (pode ser um brinquedo, um doce ou algum outro objeto) e esconda-o pela casa. Então, espalhe dicas por todos os lugares para que os pequenos consigam descobrir onde está o tesouro!

Crianças em casa: uma ótima oportunidade de se conectar e divertir

Para os adultos, é uma delícia estar com crianças tão amadas e queridas e ter um tempo de qualidade com elas. Para os pequenos, cada minuto é uma oportunidade de brincar e se divertir.

Conte com as nossas dicas e com outras sugestões da sua cabeça para conseguir entreter as crianças em casa. Com certeza, você também poderá se divertir de montão e voltar a ser criança pelo menos por alguns minutos, o que é uma experiência super divertida. Aproveite!

Posts Relacionados