Home Dicas e Dúvidas Como obter renda extra? 8 dicas para ajudar a realizar seus sonhos!

Como obter renda extra? 8 dicas para ajudar a realizar seus sonhos!

por Leonardo Ponso
Como obter renda extra

Há muitas opções fáceis e práticas que você pode seguir para garantir dinheiro extra todo mês!

Nem sempre sobra dinheiro para tudo no final do mês, não é? Calma, que até para isso tem uma saída! A recomendação da maioria dos especialistas é descobrir como obter renda extra.

Ao fazer renda extra, você consegue equilibrar as despesas, evita parcelamentos infinitos no cartão de crédito e ganha mais tranquilidade para viver.

Hoje, com  a internet, existem diversas opções de como conseguir renda extra, desde vendas de objetos e roupas usadas até as clássicas caronas por aplicativo.

Neste post, separamos algumas dicas fáceis de botar em prática para gerar dinheiro extra. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é renda extra?

Renda extra é um dinheiro que você consegue obter ao realizar um trabalho alternativo, sem mexer na sua renda ativa. Geralmente, as pessoas recorrem a esse método quando estão com gastos demais e o salário já não dá conta de arcar com todos eles.

Muitos diriam para “reduzir custos”, e também é uma opção, mas a renda extra possibilita que você consiga equilibrar as finanças de forma mais rápida e sustentável.

Assim, torna-se possível libertar-se das formas convencionais de pagar contas atrasadas, como empréstimos e financiamentos.

Nada mal, não é mesmo? A seguir vamos conferir algumas opções para obter uma grana extra.

8 dicas de como conseguir renda extra de forma rápida e prática

1 – Utilize serviços com cashback

Você sabia que é possível receber uma parcela do valor gasto nas suas compras? É o que chamamos de cashback ou “dinheiro de volta”. Trata-se de um sistema que muitas lojas online estão adotando para atrair os consumidores.

Para receber o valor, é preciso se cadastrar em plataformas como o Méliuz e PicPay, ativar o cashback e finalizar a compra no site da loja desejada. Dentro de alguns dias, você poderá resgatar o dinheiro sem qualquer custo e usar como quiser. 

2 – Crie um brechó para vender roupas e objetos usados

Sabe aquelas roupas e calçados que você não usa mais? Ou então aquela vitrola que está há anos abandonada? Você pode colocar todas essas coisas à venda para ganhar renda extra. 

E para isso é muito simples, basta abrir um brechó online. Você pode criar uma conta no Instagram para divulgar os itens ou, ainda, anunciar em plataformas populares de revenda como o Enjoei, Mercado Livre e OLX.

Você também pode vender de forma presencial as suas coisas, convidando seus amigos, vizinhos e demais conhecidos para conferir os itens em um espaço e horário delimitados.

3 – Invista na vida de freelancer

Não é novidade o quanto o mercado de trabalho freelancer está aquecido. Ainda mais no período da pandemia, em que muitas pessoas perderam o emprego e o preço dos itens de consumo está nas alturas.

Nesse sentido, você pode ganhar renda extra atuando como freelancer em funções como:

  • Redator (escrever para blogs, redes sociais, etc);
  • Designer (criação de identidade visual, logotipo, ilustração, etc);
  • Digitador (digitação de documentos, atas, materiais, etc);
  • Programador e desenvolvedor de sites/aplicativos;
  • Telemarketing;

As oportunidades podem ser encontradas em plataformas como 99Freelas, Workana, Getninjas e Upwork. Cadastre seu currículo e faça acontecer!

4 – Transporte pessoas sendo motorista de aplicativo

Outra alternativa de como gerar renda extra é trabalhar com transporte de pessoas. Se você possui um carro em bom estado e sabe dirigir, é possível se inscrever em aplicativos como Uber e 99.

O diferencial de se tornar motorista de aplicativo é que você não tem horário fixo para atuar e pode aproveitar as horas livres do trabalho para garantir um dinheiro extra.

5 – Cuide de um pet com Dog Hero ou Pethub

Que tal passear com cães ou hospedar animais de estimação na sua casa? Ao se cadastrar em sites como Dog Hero e Pethub, você pode ganhar renda extra com isso!

Essa é uma ótima alternativa para quem ama pets e não se incomoda em dar toda a atenção que eles precisam. O Dog Hero e o Pethub permitem que possíveis cuidadores se cadastrem e cobrem valores para suas funções, seja serviço de caminhada (pet walker), estadia (hotel) e até passagem rápida para alimentação e água.

6 – Participe de aplicativos de carona

Caso você tenha uma rotina baseada em percorrer grandes e médias distâncias, uma dica é participar de aplicativos de carona como o BlaBlaCar e o Waze Carpool. 

Esses aplicativos funcionam da seguinte forma: quem oferece a carona informa o caminho, a hora e a data da viagem e insere o valor cobrado. O passageiro, então, faz sua reserva e efetua o pagamento ao motorista. Nem precisa dizer que é mais uma ótima oportunidade de minimizar gastos, não é?

7 – Ofereça serviços de manutenção

Sabe aquela furadeira que você tem e nunca usa? Ou então aquela máquina de cortar grama? Você leva jeito para eletricista ou marceneiro? Muitas pessoas não possuem tempo nem os instrumentos para fazer manutenções.

Daí surge a sua chance de utilizar as habilidades e itens disponíveis para realizar tarefas aos finais de semana para vizinhos e conhecidos e ainda obter renda extra.

Leia também: 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho!

8 – Investir em imóveis para vender ou alugar

Se você já tem um dinheiro guardado, vale estudar a possibilidade de investir na compra de terrenos e imóveis para vender ou alugar. Acredite, essa é uma grande oportunidade para gerar renda extra. 

Veja: ao contrário de carros, que perdem boa parte do valor de mercado após a saída da concessionária, os imóveis tendem a aumentar de valor com a passagem do tempo. Isso significa que você vai vender o imóvel ou terreno por um valor superior ao que ele tinha antes.

Além disso, você pode ganhar o valor da locação todo o mês. Este valor passa por reajustes anuais, conforme o Imposto Geral de Preços Mercado (IGP-M). Isso significa que a cada um ano de contrato, torna-se possível aumentar o valor do aluguel do locatário. 

Leia também: 5 dicas de disciplina financeira para controlar melhor o orçamento e realizar seus objetivos

Opções não faltam para gerar renda extra e melhorar sua vida financeira!

Como ganhar renda extra

Esperamos que você tenha curtido nossas dicas de como obter renda extra de forma prática e sem receitas mirabolantes. Complementar renda não é uma tarefa fácil, mas quando encontramos maneiras de fazer isso é sempre muito tranquilizador.

Caso você queira empreender para aumentar seu patrimônio e ganhar um dinheiro extra, você pode comprar terrenos e imóveis com a AGN, a sua imobiliária em Sinop. Estamos há mais de 26 anos no ramo imobiliário e vamos te ajudar a escolher os melhores empreendimentos para alavancar seus resultados!

Posts Relacionados