Home Dicas e Dúvidas Como guardar dinheiro para comprar uma casa? Confira 4 dicas práticas

Como guardar dinheiro para comprar uma casa? Confira 4 dicas práticas

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como guardar dinheiro para comprar uma casa_ Confira 4 dicas práticas

Veja o que fazer para realizar esse grande sonho!

Você sabe como guardar dinheiro para comprar uma casa? Se não souber como responder, fique tranquilo, pois não é o único que se encontra nessa situação.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2018, com apoio do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Brasil, o maior sonho dos brasileiros, tanto em 2017 quanto em 2018, foi comprar a casa própria.

Ainda que seja um objetivo tão desejado e importante, é possível alcançá-lo mesmo por pessoas e famílias cujo orçamento não seja tão grande, já que uma questão fundamental não é quanto dinheiro entra, mas sim como os recursos financeiros são usados.

Se você também tem este desejo, saiba que veio ao lugar certo! Conheça boas dicas que já podem começar a ser aplicadas para que você seja o dono da sua casa própria.

Como guardar dinheiro para comprar uma casa começando hoje?

O percurso pode ser um pouco complicado, é verdade, mas o esforço valerá muito a pena!

1 – Saiba quanto você ganha

Pode parecer um conselho estranho ou mesmo sem tanto significado, mas acredite: ele faz toda a diferença entre manter o sonho de comprar a casa própria ou de mantê-lo apenas em sua mente.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos brasileiros confessam que nunca, ou só de vez em quando, dedicam uma parcela de tempo ao controle de sua vida financeira.

Esse é um motivo que te deixa bem distante de saber como guardar dinheiro para comprar um imóvel, já que quem não sabe quanto ganha e quanto gasta dificilmente terá o planejamento adequado para conquistar este objetivo.

A falta de organização financeira, inclusive, pode ser um dos motivos pelos quais a maioria dos brasileiros vive no limite de seus orçamentos. De acordo com uma pesquisa de fevereiro de 2019 do SPC Brasil e da CNDL, 64% dos consumidores ficam nesta situação.

Portanto, saiba quanto você ganha e, consequentemente, quanto pode gastar. Assim, ficará mais fácil se planejar!

2 – Corte custos desnecessários

Quem busca saber como é o custo de vida em Sinop ou em qualquer outra região do Brasil percebe que boa parte das despesas ali presentes são as essenciais, ou seja, aquelas que não podem sair do orçamento de maneira alguma.

A grande questão está no fato de que é comum colocar despesas dispensáveis como essenciais, o que pode quebrar qualquer orçamento por não saber como lidar com cada uma delas.

Algumas despesas que podem ser deixadas de lado sem prejudicar tanto sua qualidade de vida, embora demandem algumas adaptações, são as seguintes:

  • Troque o Uber pelo ônibus ou, melhor ainda, por uma bicicleta ou caminhada, o que também pode ajudar a sua saúde.
  • Opte pelo café da manhã em sua casa ao invés de tomar na padaria ou lanchonete todos os dias.
  • Sempre que possível, leve uma marmita para o trabalho, o que resulta em uma economia considerável e também pode ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e balanceada.
  • Prefira as contas familiares ou em grupo de aplicativos como Netflix, Spotify, Office e afins, o que te permite ter acesso a tudo o que precisa sem ter que gastar tanto.
  • Se tiver que ir trabalhar de carro devido à distância ou trajeto fora de mão em relação ao transporte público, prefira organizar uma carona coletiva.

3 – Compre uma casa que precise de reformas

Sabe o que acontece com aqueles famosos programas de reforma que passam na TV? Pois bem, aquele é um fenômeno verdadeiro e que realmente pode te ajudar a economizar.

Neles, são mostradas casas que atendem perfeitamente às exigências dos clientes, mas geralmente a valores exorbitantes e que não cabem no seu orçamento, o que até entristece os potenciais compradores a princípio.

A alternativa, então, é comprar uma casa que não esteja nas condições perfeitas para morar de imediato, como as que precisam de uma reforma estrutural e de acabamento ou mesmo que não tenham os cômodos da maneira que planejaram.

Quem busca saber como guardar dinheiro para comprar uma casa pode recorrer a essa dica, que permite ter acesso a imóveis de qualidade com um impacto bem menor no bolso.

4 – Invista em um terreno

Quem já procurou saber como guardar dinheiro para comprar uma casa deve ter se deparado com esta sugestão por algumas vezes, a qual é realmente benéfica e pode te ajudar a atingir seu objetivo mais rapidamente.

Nós já comentamos sobre as vantagens de comprar um terreno em Sinop e vimos que elas são muitas, embora também se apliquem a outras regiões do país.

Quem opta por um terreno tem à sua disposição um espaço que pode ser usado para a construção da casa perfeita, literalmente dos sonhos, com cada detalhe planejado de acordo com seu tamanho e disposição, o que traz um grau de liberdade muito maior do que nas compradas prontas.

Para isso, é preciso buscar saber como guardar dinheiro para construir, embora o investimento tenda a ser bem menor. Ainda que o proprietário tenha que contratar um construtor, comprar os materiais e afins, a despesa geralmente é menor.

Além disso, o processo pode ser dividido em etapas. Primeiro se adquire o terreno e, posteriormente, vem a aquisição dos materiais e a contratação da mão de obra, diferente das casas prontas, em que o investimento é feito de uma só vez.

Em termos de liberdade, praticidade e economia, nenhuma outra opção da lista se compara ao que é oferecido por quem adquire um terreno.

Aprendeu como guardar dinheiro para comprar uma casa? Então coloque em prática!

Oportunidades não faltam para que este desejo se torne em realidade e que você seja o mais novo proprietário de um imóvel, o que mudará sua vida de uma vez por todas.

Para economizar e ainda assim realizar o seu grande sonho, opte pela aquisição de um terreno, cujos benefícios superam os oferecidos pelas casas e apartamentos e, ainda assim, podem custar menos para o seu bolso.

Aplique as mesmas dicas de como guardar dinheiro para comprar uma casa e adquira o seu terreno com a AGN, a imobiliária em Sinop com opções para todos os gostos e orçamentos. Assim, você poderá sentir essa maravilhosa sensação de conquista ainda mais rápido!

Posts Relacionados

1 comentário

Como economizar na construção de uma casa? Descubra agora! – Blog AGN 30 de novembro de 2019 - 13:15

[…] Dicas e Dúvidas […]

Responder

Deixe um comentário