Home Dicas e Dúvidas Como escolher um terreno? Confira os principais passos para tomar a melhor decisão

Como escolher um terreno? Confira os principais passos para tomar a melhor decisão

por Leonardo Ponso
Como escolher um terreno

Aprenda como escolher um terreno para comprar e garanta uma decisão acertada, seja para investir ou para construir!

Você sabe como escolher um terreno? Essa é uma pergunta que parece bem difícil de responder, especialmente para quem não tem muita experiência, já que pode parecer complicado comparar diferentes pedaços de terra.

É fato que as características de um terreno nem sempre saltam aos nossos olhos como acontece com as casas e apartamentos, que possuem diferentes estilos de construção, áreas, padrões de acabamento e afins, mas há pontos que distinguem bem os lotes disponíveis por todo o país.

O ideal é sempre contar com o auxílio de um corretor confiável, profissional bastante experiente e que conhece a fundo essas diferenças, mas ter alguma base já ajuda a entender melhor sobre o assunto e tomar uma decisão mais fundamentada, com menos chances de se arrepender.

Continue conosco para saber o que você deve analisar para a escolha de um terreno e valorize ainda mais o seu investimento, seja para construir a casa que sempre sonhou ou mesmo para ganhar dinheiro com o imóvel!

Como escolher um terreno para construir ou investir?

Em um primeiro momento, essa pode parecer uma decisão bem complicada, mas com as nossas dicas, você terá uma base bem mais sólida para tomar sua decisão!

Mire no potencial de valorização

Embora pareça uma dica um pouco óbvia, quem quer saber como escolher um terreno para comprar precisa olhar com carinho para aqueles que possuem o maior potencial de valorização a curto, médio e longo prazo.

Em nosso artigo sobre valorização de terreno, nós separamos alguns pontos bem interessantes, como a infraestrutura básica da região e do loteamento, além das facilidades de transporte, por exemplo. Tudo isso faz com que aquela seja uma área mais interessante e, portanto, com maior valorização.

Essa é uma dica que pode ser aplicada tanto para quem tem o objetivo de construir uma casa quanto para quem quer apenas investir no terreno. Afinal, mesmo que seja para a casa dos sonhos, pode ser que você se mude algum dia, e quanto maior for o seu valor no momento da venda, melhor.

Escolha as regiões da cidade que mais lhe agradam

Há muitos fatores técnicos e mais “burocráticos” envolvidos quando falamos sobre como escolher um terreno, mas não podemos deixar de olhar para o seu aspecto sentimental. Logo, um bom filtro para comparar entre os terrenos disponíveis é saber quais estão na sua região preferida de uma determinada cidade.

Se você sempre gostou do estilo de vida de um bairro específico, por exemplo, essa é uma característica que não pode ser replicada em outros regiões. Afinal, nem tudo se resume em números, planilhas e percentuais, não é?

Por isso, tenha um olho atento para os quesitos comerciais e outro para o que diz seu coração. Sentir-se satisfeito com a sua decisão não tem preço – literalmente.

Compare as características do terreno com o que você está disposto a investir nele

O mundo ideal seria conseguir escolher um terreno em perfeitas condições, com uma topografia plana e já preparado para receber construções no futuro. Porém, não é sempre isso que acontece, e é importante entender o que pode ser necessário fazer para torná-lo utilizável para os devidos fins.

Geralmente, um terreno plano custa mais caro do que um que não possui tais condições. Porém, optar por um mais barato, que ainda não foi aplainado, fará o proprietário ter que contratar este serviço por conta própria, o que aumenta as despesas e também o trabalho investido ali.

Portanto, ao invés de comparar apenas o preço de venda, tente pensar em tudo que precisará ser feito para tornar aquele terreno em um espaço pronto. Às vezes, como diz o ditado, o barato pode sair caro.

Analise a incidência dos raios solares

Este é um ponto mais técnico e que pode passar despercebido às vezes, embora não deva. Afinal, os raios solares são muito mais importantes do que parecem em um primeiro momento.

Ao saber qual lado do terreno recebe a luz solar pela manhã, por exemplo, torna-se possível escolher melhor a disposição dos cômodos de acordo com o que se deseja construir. Se essa luz vier nos quartos, por exemplo, deixa o ambiente confortável para se acordar sem que o ambiente esteja muito quente ao final do dia.

É claro que há várias formas de contornar algumas situações, como escolher o melhor posicionamento para as janelas ou pensar em outro modelo de construção. Porém, para um projeto que esteja inteiramente de acordo com o que você procura, este é um ponto que merece ser analisado.

Se está interessado em terrenos comerciais, certifique-se das condições do endereço

Se você quer saber como escolher um terreno para comprar, pode ser que esteja interessado em um empreendimento comercial. Neste caso, é importante saber se aquele terreno pode ou não ser usado para esses fins.

Deve ser feita uma consulta prévia ao endereço junto ao município. Assim, você terá informações confiáveis sobre a possibilidade ou não de começar um negócio ali naquele espaço.

Para maiores informações, acesse nosso conteúdo sobre como escolher um bom terreno comercial e confira um panorama mais amplo, com o que você precisa saber para tomar a decisão mais inteligente possível.

Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

Dica extra: uma imobiliária confiável sabe como escolher um terreno para construir

Como escolher um terreno para construir

Essas informações são bastante relevantes para te ajudar em sua escolha, mas nada melhor que ter o apoio de profissionais especializados e experientes para conduzir sua decisão.

A AGN é uma imobiliária em Sinop com mais de duas décadas de experiência no segmento, tendo participado ativamente do crescimento da cidade e de sua popularização. Com profissionais confiáveis e total credibilidade, você terá todo o apoio de que precisa para fazer uma excelente escolha.

Aproveite a oportunidade e comprove como a AGN entende, na prática, como escolher um terreno ideal para o que você procura. Assim, você fará um belo negócio e, de quebra, em uma cidade que está em franca ascensão, o que é ótimo para quem deseja morar bem e também para quem quer investir!

Posts Relacionados