Home Sobre Sinop Cidade de Sinop: conheça 7 curiosidades interessantes sobre a “Capital do Nortão” (inclusive porque ela é chamada assim)

Cidade de Sinop: conheça 7 curiosidades interessantes sobre a “Capital do Nortão” (inclusive porque ela é chamada assim)

por Leonardo Ponso
Cidade de Sinop

Conheça algumas curiosidades que nem mesmo todos que moram no município de Sinop conhecem!

A cidade de Sinop é muito querida por seus moradores, além de estar em franca ascensão, o que chama a atenção no estado do Mato Grosso e em toda a região Centro-Oeste. Porém, você conhece as curiosidades desse município?

Desde o motivo que a levou a receber este nome até seu apelido de “Capital do Nortão”, histórias não faltam, e se você é uma pessoa curiosa, acabou de vir ao lugar certo. Seja bem-vindo e nos acompanhe na leitura!

7 curiosidades sobre Sinop que chamam a atenção

Curiosidades sobre cidades são assuntos bem bacanas, especialmente quando falamos sobre Sinop, um município tão receptivo e querido!

#1 – Porque a cidade se chama Sinop

Sinop é um nome bem diferente, né? Porém, existe um motivo para que o município tenha sido chamado assim.

O nome é um acrônimo para Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, a qual comprou mais de 500 mil hectares de terrenos de outras pessoas daquela região, muito influenciada pela política da ocupação da Amazônia Legal Brasileira, criada pelo Governo Federal na década de 1970.

Com o passar do tempo, a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná mudou de nome e passou a ser chamada de Colonizadora Sinop S.A., mas a cidade continuou com o mesmo nome.

Para mais informações, acesse nosso artigo sobre a história de Sinop.

#2 – A “Capital do Nortão”

Sinop fica longe da capital – aproximadamente 480 km, para ser mais exato. Porém, isso não tira em nada o grande destaque que ela recebe, dado seu grande crescimento e o potencial que tem para crescer ainda mais.

Situada mais ao norte do estado que Cuiabá, Sinop recebeu o apelido de “Capital do Nortão” por ter características bastante interessantes, como o fato de por aqui circularem 720 mil pessoas espalhadas por outros 30 municípios da região, de acordo com a própria Veja.

Há que se destacar também a população estimada da cidade, que era de mais de 146 mil habitantes em 2020, colocando-a como a quarta maior do Mato Grosso, atrás apenas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Inclusive, esse apelido já apareceu até em uma edição de 2010 da Revista Veja, que mostrou os 20 municípios mais prósperos do país até então. Sinop, a “Capital do Nortão”, foi a única do Mato Grosso a ser mencionada na lista.

Leia também: Quantos habitantes tem em Sinop? Veja como a cidade cresce!

#3 – 6 meses de seca, 6 meses de chuva

Nós também já comentamos por aqui sobre o clima em Sinop. Porém, uma informação interessante é que o município, assim como acontece com praticamente toda a região Centro-Oeste, tem 6 meses de seca e 6 meses de chuva, quase que perfeitamente contados.

#4 – Referência em Oncologia

Outro motivo de orgulho para Sinop é que a cidade tem a única Ala de Oncologia do norte do Mato Grosso, com capacidade de 20 leitos, capaz de ajudar tanto os moradores da cidade quanto pacientes que vivem em regiões próximas e procuram por um atendimento de excelência.

#5 – Sinop tem aeroporto!

Quando nós comentamos que Sinop fica longe da capital, isso pode ter soado como um problema para quem não conhece tão bem a região. Porém, o ponto positivo é que isso não prejudica a locomoção de quem deseja ir e vir da Capital do Nortão.

Isso acontece por conta do Aeroporto Municipal Presidente João Figueiredo, popularmente chamado de Aeroporto de Sinop. Ele é o segundo maior aeroporto em movimento de passageiros do Mato Grosso, atrás apenas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Atualmente, a Azul e a Gol prestam serviço no aeroporto, com voos para Cuiabá, Campinas e São Paulo.

#6 – Urbanismo planejado

Sinop é uma cidade bastante recente, tendo sido fundada em 1974 e emancipada em 1979. Isso permitiu que o seu planejamento urbanístico fosse bastante moderno, diferente do que acontece com várias outras cidades mais antigas.

O traçado da cidade é regular e suas quadras são interligadas por mais de 400 km de ruas e avenidas, com áreas residenciais limitadas por avenidas com até 50 metros de largura e calçadas com até 7 metros.

Isso, no final das contas, faz com que Sinop seja uma cidade organizada e muito bonita.

#7 – Muita área verde

Não poderíamos deixar de destacar a riqueza da flora de Sinop. Afinal, o município tem em torno de 280 hectares de área verde, o que equivale a 2,8 milhões de m².

Considerando a população estimada de 2020, Sinop tem 146 mil habitantes. Dividindo, então, a área verde pela população, temos 19,17 m² de área verde por habitante.

De acordo com a OMS, o mínimo de área verde por habitante deve ser de 12 m², o que mostra como Sinop é uma cidade bem mais “verde” do que várias outras do Estado e até mesmo do País – nada mais justo para um município que nasceu por influência da política da ocupação da Amazônia Legal Brasileira!

Sinop: uma terra muito querida

Município de Sinop

O município de Sinop é jovem, mas já mostra bastante força. Mesmo com pouco mais de 40 anos de sua emancipação, o crescimento caminha muito rápido, colocando-a como destaque perante várias outras cidades da região e até em todo o Mato Grosso.

Além de ser uma cidade tão amada, ela ainda reúne várias curiosidades, como as que abordamos acima, e saber sobre elas é interessante para poder entender melhor o que os sinopenses sentem por ela, o que pode, inclusive, fazer nascer o desejo de vir para cá também.

Se for este o seu objetivo, saiba que a AGN é uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência no segmento imobiliário. É com muito orgulho que podemos dizer que ajudamos o município de Sinop a crescer, tendo mais de 30 mil pessoas morando em nossos loteamentos.

Aproveite a oportunidade e venha conhecer a cidade de Sinop. Assim, além de poder comprovar as curiosidades na prática, você ainda estará em contato com um município grande e bem urbanizado, mas que não deixa de lado aquele verde que faz toda a diferença na qualidade de vida!

Posts Relacionados