Home Dicas e Dúvidas Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como avaliar um terreno_ Aprenda e faça um bom negócio

Entenda os critérios que influenciam no preço de um terreno.

Você sabe como avaliar um terreno? A avaliação do valor de uma casa ou apartamento é algo que, mesmo para quem não é um grande especialista, tem critérios que aparentam ser mais simples, como a qualidade da construção e sua integridade, mas os terrenos são bem diferentes.

Por ter uma disposição diferente e, geralmente, a ausência de construções, é um tanto quanto complicado supor quais são os critérios, ou seja, quem se deparar com esta situação tende a ficar em desvantagem e pode até mesmo ter prejuízos financeiros.

Para que você não caia neste tipo de situação, nós separamos alguns dos principais detalhes observados para chegar ao preço final de um terreno, o que te ajudará a saber se as ofertas estão sendo justas e de acordo com o que o local oferece. Continue conosco para aprender!

Quem pode avaliar um terreno?

O ideal é que o serviço seja feito por um corretor de imóveis, profissional que sabe como proceder neste sentido, tanto por seus conhecimentos teóricos e práticos quanto pela experiência obtida em seu tempo de serviço.

Em nosso artigo sobre como avaliar um imóvel, nós comentamos que o serviço deve ser feito preferencialmente por engenheiros civis e arquitetos, mas que também poderia demandar eletricistas e profissionais de hidráulica para uma avaliação mais precisa desses sistemas, além do corretor de imóveis.

Porém, no caso dos terrenos, como ainda não há uma construção (ou, quando existe, ela não é o foco da aquisição), a avaliação de um corretor experiente e capacitado é suficiente para que se defina seu valor.

Como avaliar um terreno? Quais são os critérios a se considerar?

Mesmo que o especialista seja o responsável pela avaliação, você pode acompanhá-lo para saber como está o andamento do processo para os terrenos que tem interesse em comprar. Entre tantos fatores, alguns dos principais são os seguintes:

– Legalidade do terreno: é fundamental que ele esteja com toda a documentação em dia, tanto para conseguir financiar o terreno quanto para poder construir o que se deseja posteriormente sem problemas com a prefeitura e com outros órgãos.

– Localização: a região em que o terreno se encontra está diretamente relacionada com seu valor, já que também impactará no valor dos imóveis ali construídos. Geralmente, os que se encontram em regiões centrais são mais valorizados.

– Tamanho do terreno: terrenos maiores abrem um grande leque de possibilidades para quem adquirir, desde que essas estejam dentro do que o local permite. Logo, quanto maior for o terreno, maior tende a ser o seu preço, embora isso seja influenciado também pela região em que se encontra.

– Ofertas de terrenos com características semelhantes na região: outro ponto que impacta fortemente é o valor cobrado por terrenos semelhantes na mesma região, o que acaba por nortear os valores por ali. Caso sejam oportunidades parecidas, os preços não tendem a ser tão diferentes.

– Negócios fechados de terrenos semelhantes na região: a expertise do corretor tem um grande impacto aqui, já que ter acesso aos preços pelos quais terrenos similares foram vendidos naquela localidade tem um grande peso na composição dos valores.

– Potencial valorização: ainda relacionado à região, é fundamental analisar quão grandes são as chances de que ela apresente valorização com o passar do tempo. Quanto maior for este potencial, maior também pode ser o valor cobrado.

– Preço do metro quadrado do imóvel a ser construído: saber como avaliar terreno passa também pelo conhecimento do valor médio do m² da construção que se deseja ter ali. Assim, é possível calcular todos os custos envolvidos até a entrega do imóvel para entender qual será a valorização e, assim, considerar se o negócio realmente vale a pena.

– Estilo da vizinhança: algumas vizinhanças são mais tranquilas, outras agitadas e outras se colocam em um meio termo. Além da experiência de moradia, isso influencia também os potenciais investimentos que podem ser feitos ali e, assim, na valorização daquela região perante as demais.

– Informações básicas do terreno: o que pode ser construído depende de quais são as diretrizes daquela região de acordo com o município. Isso pode passar pela quantidade máxima de andares de um prédio residencial, por exemplo, o que está diretamente relacionado com o potencial de valorização do investimento.

– Topografia: quem sabe como avaliar um terreno também precisa analisar suas características físicas, dentre as quais a topografia é uma das principais. Se o terreno for plano, seu valor é diferente daqueles que apresentam grandes aclives ou declives, os quais precisarão ser superados com projetos de terraplanagem que também devem entrar na conta do investimento total até que a construção esteja pronta, por exemplo.

– Necessidade e objetivo de quem compra: este é um critério um pouco subjetivo, mas que também deve ser considerado. Se um potencial comprador encontrar um terreno que atende quase todos os critérios que ele tinha em mente para a sua construção, isso pode fazer com que ele invista um valor maior do que o terreno realmente vale para que consiga aproveitar a oportunidade disponível.

Veja também: Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno

Como encontrar um terreno que atende às suas necessidades?

Como visto, há vários pontos a se analisar em um terreno. Por isso, pode parecer um tanto complicado encontrar um que esteja de acordo com os seus planos de construção e também com o investimento disponível.

Por isso, o melhor a se fazer é procurar uma imobiliária confiável, a qual tenha uma equipe de corretores capacitada e disposta a lhe ajudar nesta procura, sempre com oportunidades seguras e repletas de credibilidade.

Com o auxílio de profissionais, suas demandas poderão ser atendidas com maior praticidade e agilidade, de modo a conseguir realizar seus objetivos, sempre com todo o apoio necessário.

Se você procura por terrenos e loteamentos na região de Sinop, conte com a AGN, que tem décadas de experiência e já atendeu a milhares de clientes, além de ter uma equipe que sabe exatamente como avaliar um terreno e oferecer as melhores propostas. Somos a imobiliária em Sinop que quer te ajudar a realizar o seu sonho!

Posts Relacionados

2 comentários

Casas para alugar em Sinop: elas são um bom investimento? – Blog AGN 15 de agosto de 2020 - 08:56

[…] Mercado Imobiliário […]

Responder
Construir ou comprar imóvel pronto? Veja qual é o melhor negócio – Blog AGN 27 de agosto de 2020 - 11:36

[…] Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio! […]

Responder

Deixe um comentário