Home Arquitetura Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno?

Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como fazer o projeto de uma casa e aproveitar bem o terreno

Extraia o máximo potencial do seu terreno!

Você sabe como fazer o projeto de uma casa? Esta é uma necessidade para quem tem um terreno e quer construir a moradia com as características que tanto deseja, de modo a realizar o sonho da casa própria.

A forma com a qual este projeto é desenvolvido influencia diretamente na funcionalidade, beleza e aproveitamento de espaço da casa, ou seja, sua importância é bem maior do que pode parecer em um primeiro momento.

Vamos entender quais são os pontos principais neste sentido, de modo que tal etapa de sua vida seja tão satisfatória e recompensadora quanto merece ser.

Qualquer pessoa pode fazer um projeto residencial?

Primeiramente, vamos comentar sobre algo que pode estar passando por sua mente neste momento, e a resposta, infelizmente, é não.

Quando se pensa em um projeto residencial, quem não tem o devido conhecimento pode achar que se trata de uma questão estética, em que será preciso escolher a disposição dos cômodos, a localização das janelas e das portas, por exemplo, mas há muito além disso.

Um projeto residencial contempla, entre tantos outros elementos planejamento de infraestrutura e supraestrutura, instalações hidrossanitárias e elétricas, assuntos que não são de conhecimento geral.

Para que tais projetos possam ser colocados em prática, é fundamental contar com o auxílio de um engenheiro civil, profissional dotado do conhecimento técnico e prático necessários para que a casa seja segura e funcional.

Porém, este não deve ser um grande problema, já que estatísticas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que há 344 mil engenheiros civis no Brasil, os quais podem ajudá-lo com o projeto para sua casa.

Além disso, também pode ser necessário contar com outros profissionais, como arquitetos e designers de interiores, para que cada detalhe que você sempre sonhou realmente possa ser realizado.

O cenário ideal, inclusive, é que você tenha o auxílio de uma equipe de profissionais que não apenas tenham os devidos registros junto aos seus respectivos conselhos em dia como também entendam sobre a legislação local, a qual varia de acordo com cada município.

Em tais exigências, há detalhes importantes e que, caso não sejam observados, podem resultar no embargo de uma obra, como a ausência de determinadas licenças ou mesmo o infringimento de alguma lei do código da obras da cidade, por exemplo.

Portanto, sempre tenha o devido respaldo técnico e prático de profissionais capacitados para o projeto residencial, o que demanda um investimento considerável, de fato, mas garante que tudo seja feito com segurança e de acordo com as exigências legais.

Como fazer o projeto de uma casa da forma que sempre sonhei e aproveitar bem o terreno?

Com a sua devida participação no processo. Afinal, não é porque você não está tecnicamente apto a desenvolver o projeto que não pode participar de suas etapas, muito pelo contrário!

Ao analisar as tendências da construção civil para 2020, é difícil não ficar empolgado com tantas novidades e detalhes interessantes, e provavelmente você terá o desejo de utilizar alguns desses elementos em sua obra.

Alguns pontos que podem ser solicitados por você aos responsáveis pelo projeto residencial e pela construção da sua casa são os seguintes:

Aproveite bem o espaço disponível

Tenha você pesquisado sobre como financiar um terreno ou adquirido-o à vista, é claro que deseja aproveitar todo o espaço ao máximo, certo? Afinal de contas, cada metro quadrado daquele loteamento é seu e, portanto, deve ser utilizado para benefício próprio.

É fato que existem algumas restrições que não permitem que o terreno seja utilizado em sua totalidade para a construção. O Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), em seu Artigo 1.301, diz que “É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho”.

Em outras palavras, para ter uma janela, eirado, varanda ou terraço, é necessário respeitar pelo menos um metro e meio do terreno vizinho, entre outras exigências e especificidades que podem variar de acordo com cada município.

Isso, porém, não significa que aquela área não pode ser utilizada de outra forma, como no plantio de um jardim ou na construção de um corredor para acessar as demais áreas do terreno. A parte dos fundos também pode ser o local ideal para aquele depósito de ferramentas e itens que são utilizados só de vez em quando.

Lembre-se de que os responsáveis pela obra detêm o conhecimento necessário, mas é você que deve escolher o que mais lhe agrada – dentro das possibilidades e exigências legais, é claro.

Opte por construções que podem ser modificadas facilmente no futuro

Quem procura saber como fazer o projeto de uma casa deve pensar em necessidades futuras. Afinal, e se, por exemplo, você quiser construir novos cômodos no futuro?

Neste caso, vale a pena pensar em um projeto que permita futuras modificações sem que isso seja tão trabalhoso ou oneroso, de modo que a organização dos cômodos também não seja prejudicada. É melhor fazer isso em um primeiro momento do que ter que ter muito trabalho depois de alguns anos!

Invista em uma infraestrutura completa (mesmo que isso custe mais caro)…

Quem sabe como fazer o projeto de uma casa entende que a infraestrutura é um dos pontos principais de qualquer obra. Em relação às partes elétricas e hidráulicas, por exemplo, se elas não forem devidamente planejadas no momento da construção, será bem mais difícil fazê-lo no futuro.

Portanto, é benéfico ter uma infraestrutura elétrica completa, com vários pontos de saída de energia, cabeamento de antena e internet, bem como instalações hidráulicas que também permitam futuros acréscimos e modificações.

O orçamento deve aumentar um pouco, mas ainda é mais barato e menos trabalhoso do que ter que quebrar a parede dentro de pouco tempo para realizar tais implementações e/ou modificações.

… Mas corte custos onde for possível

Saber como economizar na construção de uma casa é algo que faz diferença no orçamento, mas que não precisa comprometer a qualidade e a segurança da obra, muito pelo contrário.

É fundamental fazer várias cotações em diferentes fornecedores, inclusive para a própria equipe de profissionais responsáveis pelo projeto e pela execução da obra, de modo que o orçamento seja otimizado e você gaste apenas o que realmente precisa.

Transforme a casa dos seus sonhos em realidade!

Todos os processos que envolvem a construção de uma casa são complexos, de fato, mas o investimento de dinheiro, tempo e esforços será totalmente recompensado quando a construção estiver finalizada.

Depois de saber como fazer o projeto de uma casa, caso ainda não tenha o seu terreno, não se esqueça de contar com a imobiliária em Sinop que pode realizar este sonho. Desta forma, o resultado será capaz de atender a todas as expectativas que você sempre teve ao longo de anos – e até mesmo de superá-las!

Posts Relacionados