Home Dicas e Dúvidas Valorização de imóveis: saiba como receber mais na venda do seu imóvel

Valorização de imóveis: saiba como receber mais na venda do seu imóvel

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Valorização de imóveis_ saiba como receber mais na venda do seu imóvel

Vai vender seu imóvel? Então saiba o que fazer para receber mais por ele!

Quando pensamos em valorização de imóveis, podemos tanto lembrar do fenômeno que acontece com a região em que ele está inserido, o que eleva seu preço de mercado, quanto da obtenção de um maior valor para o momento da venda, e o que queremos abordar aqui é a segunda hipótese.

Vai vender seu imóvel? Então saiba o que fazer para receber mais por ele!

Quando pensamos em valorização de imóveis, podemos tanto lembrar do fenômeno que acontece com a região em que ele está inserido, o que eleva seu preço de mercado, quanto da obtenção de um maior valor para o momento da venda, e o que queremos abordar aqui é a segunda hipótese.

Depois de ficar por tanto tempo naquele imóvel, seja uma casa ou um apartamento, você percebe que chegou a hora de procurar outros ares, desfazer-se deste empreendimento e partir para uma nova residência, momento que costuma ser regado de emoção.

Porém, a carga emocional não deve interferir no fato de que é possível fazer com que o imóvel seja valorizado e, assim, resulte em mais dinheiro na sua venda, o que pode até mesmo te fazer considerar um outro tipo de residência, de alto padrão ou melhor localizada, sem ter que gastar tanto por isso.

De acordo com o estudo “Indicadores Imobiliários Nacionais do 4º Trimestre de 2019”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), houve uma alta de 15,45% nos lançamentos e de 9,7% nas vendas de imóveis residenciais novos em 2019.

Embora ele se aplique apenas às unidades novas, fica claro que o mercado imobiliário esteve bem movimentado em 2019, o que é muito bom para quem deseja vender seu imóvel. Se for possível conseguir mais dinheiro por ele então, melhor ainda!

Quer saber quais são as dicas para tornar isso em realidade? Então continue conosco!

O que fazer para resultar na valorização de imóveis?

Quem sabe como avaliar um imóvel entende que há detalhes capazes de fazer com que ele valha centenas (ou até milhares) de reais a mais, e se você souber do que se trata, poderá se beneficiar no momento da venda!

Faça reformas pontuais no imóvel

Uma das melhores dicas para alcançar a valorização de imóveis é fazer reformas, o que o torna melhor para os olhos de corretores e potenciais compradores e, assim, faz com que as propostas sejam ainda mais altas.

Porém, embora isso seja bastante conhecido, nem todos sabem exatamente quais reformas fazer para obter melhores propostas, o que coloca os interessados em uma posição de dúvida.

O assunto já até motivou um estudo: “The Value of Housing Characteristics: A Meta Analysis”, feito por G. Stacy Sirmans, professor da Florida State University. De acordo com ele, a cozinha e os banheiros são locais em que a valorização é mais intensa.

Alguns procedimentos que podem ser feitos por você são os seguintes:

– Pintura com tinta anti-mofo: como são locais úmidos, tintas do tipo anti-mofo são melhores para evitar seu aparecimento, o que, consequentemente, deixa a aparência dos cômodos ainda melhor.

– Conserto de infiltrações: caso haja alguma infiltração nesses cômodos, o ideal é que ela seja corrigida o quanto antes, já que o passar do tempo pode piorar o problema. Conte com profissionais especializados, capazes de assegurar a qualidade e eficácia do serviço.

– Reparos ou troca do mobiliário: os armários da cozinha e dos banheiros são importantes para agregar valor a tais cômodos, mas ficam bastante prejudicados caso sejam alvo de infiltrações ou de umidade. Busque por qualquer indício deste tipo, corrija o problema e, se não for possível, substitua o móvel, o que ainda passa uma sensação de novo que agrega valor e tende a agradar os interessados.

– Reparos hidráulicos: caso as instalações hidráulicas estejam com algum problema, como vazamentos ou entupimentos, é fundamental proceder com o conserto. Afinal, quem está disposto a investir em uma casa ou apartamento novo não deve ficar tão satisfeito caso encontre essas condições.

Além desses itens, Sirmans também constatou que outros pontos que influenciam bastante nos preços das casas são os seguintes:

– Piso de madeira: além de serem visualmente agradáveis e trazerem um ar de requinte e sofisticação ao ambiente, eles apresentam um bom conforto térmico, o que, por sua vez, resulta em uma melhor experiência aos moradores.

– Paisagismo: é fato que o que os olhos veem está diretamente relacionado à valorização do imóvel, e o paisagismo é um ponto importante neste sentido. Além das nossas dicas de jardinagem, você pode procurar por profissionais de paisagismo, os quais criarão um projeto personalizado para o que deseja.

– Garagem coberta: além da sensação de maior segurança, os automóveis ficam protegidos do sol e da chuva, o que pode desgastar sua pintura e, em casos de eventos climáticos intensos, mantê-los bem mais seguros. Ter uma garagem fechada também é interessante para que a casa ganhe uma área coberta, a qual pode ser aproveitada também para outros propósitos.

Veja também: 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho

Documente suas reformas

A valorização imobiliária se dá por meio de reformas, de fato, mas é importante que elas possam ser comprovadas, de modo que os corretores e potenciais compradores vejam tudo o que foi feito para melhorar o local.

Por isso, guarde todos os comprovantes, como notas fiscais, recibos e afins, onde constam os valores investidos e os serviços realizados, para poder apresentá-los quando necessário.

Outro ponto interessante é tirar fotos tipo “antes e depois” para mostrar o impacto das mudanças, o que pode ajudar bastante com a valorização do imóvel.

Conte com um corretor que conheça a região

Nós já fizemos um artigo que fala sobre como escolher um novo bairro, onde mostramos que essa é uma decisão bem importante, inclusive mais do que pode parecer em um primeiro momento.

Quando se escolhe um corretor que conhece a região, a valorização de imóveis tende a ser a maior possível, já que ele sabe quais são as características daquele local e, por isso, pode precificá-lo adequadamente.

Valorize a região em que você mora

Museus, parques, shopping centers e outros pontos de interesse: tudo isso merece ser comentado para mostrar aos potenciais compradores e aos corretores como a região é interessante e tem uma boa infraestrutura.

Saber que a casa ou apartamento fica próximo de um lugar tão bacana é algo que tende a valorizá-lo. Destaque tudo que for possível!

Veja também: Casa ou apartamento? Descubra qual é a melhor opção para você

A valorização de imóveis está a seu alcance!

Pode ser que você pensasse que a valorização imobiliária fosse mais complicada, não é? Provavelmente será necessário investir financeiramente em prol disso, mas o custo-benefício em potencial faz o esforço valer a pena.

Aplique todas as dicas de valorização de imóveis e veja como o retorno será positivo. Assim, sua nova habitação poderá ser ainda mais bela e agradável!

Posts Relacionados

1 comentário

Casas para alugar em Sinop: elas são um bom investimento? – Blog AGN 15 de agosto de 2020 - 08:56

[…] Mercado Imobiliário […]

Responder

Deixe um comentário