Home Dicas e Dúvidas Como financiar um terreno? Conheça os passos principais

Como financiar um terreno? Conheça os passos principais

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como financiar um terreno - Conheça os passos principais

Entenda o que você deve fazer para realizar este objetivo!

Ter um pedaço de terra para chamar de seu, onde é possível construir a casa que você sempre sonhou, com cada detalhe do seu agrado. Saber como financiar um terreno pode ajudar diretamente neste objetivo!

Diferente do que se pode pensar, não é necessário ter todo o valor à vista para adquirir o terreno, o que tornaria tais aquisições proibitivas para uma boa parcela da população.

Se você tem interesse em investir em um financiamento para ter seu terreno, saiba que veio ao lugar certo! Saiba como proceder e conheça, inclusive, outra alternativa bem similar e que pode facilitar a realização deste desejo.

Como financiar um terreno? É realmente possível?

Sim. Quando se fala sobre financiamentos, é comum associar o assunto às casas e apartamentos, mas os terrenos também podem ser adquiridos desta maneira.

Em uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2019, concluiu-se que 16% dos brasileiros fizeram algum tipo de financiamento nos últimos 12 meses da pesquisa, o que indica que sua adoção é feita por boa parte da população.

O processo funciona de maneira similar ao que acontece com imóveis já prontos, mas também tem suas peculiaridades que devem ser conhecidas para evitar que você seja pego de surpresa. Confira as características:

Valores

Não há como ter uma resposta definitiva aqui, pois tudo depende de uma série de variáveis.

O primeiro ponto a ser analisado é a renda comprovada da pessoa interessada, a qual é utilizada para calcular o valor que a instituição financeira pode disponibilizar mediante uma linha de crédito.

Uma regra que é igual em relação à aquisição de imóveis é que o financiamento de terreno, na maioria das linhas de crédito, deve ter parcelas cujo valor máximo não exceda os 30% da renda do contratante.

Se uma pessoa que ganha R$ 5.500 buscar saber como financiar um terreno, ela descobrirá que o valor de cada parcela não pode exceder R$ 1.650, o que é adotado como uma medida de segurança para que a instituição saiba que pode receber o valor acordado.

As averiguações da renda e da situação cadastral também são similares às de financiamentos de imóveis. Os valores mínimos e máximos do contrato podem variar de acordo com a instituição.

Documentos

Quem já buscou saber como guardar dinheiro para comprar uma casa através de financiamento deve ter se deparado com uma série de exigências burocráticas para conseguir a aprovação, as quais fazem com que o processo seja relativamente demorado.

No que tange ao financiamento de terreno, os trâmites costumam ser mais simples, pois não é preciso fazer uma vistoria tão minuciosa, tendo em vista que ainda não há nada construído ali.

É preciso que o interessado opte por um terreno de fato e de direito, ou seja, que esteja devidamente documentado em cartório. Isso significa que não é possível financiar qualquer pedaço de terra ou lote se este não tiver os documentos em dia.

Para averiguar tal questão, é possível conversar com o atual proprietário ou buscar maiores informações no cartório, onde pode ser consultada a certidão de propriedade.

Existe outra alternativa ao financiamento de terreno?

Sim. Essa é uma pergunta bem intrigante, pois é sabido que as instituições financeiras costumam cobrar juros bem salgados em suas modalidades de crédito, o que inviabiliza os negócios ou faz com que eles não sejam tão benéficos assim.

De acordo com dados do Banco Central referentes a maio de 2019, 44,04% das famílias estavam endividadas, neste que foi o maior indicador desde abril de 2016, quando era de 44,2%.

Já outra pesquisa lançada quase na mesma época, esta da Confederação Nacional do Comércio (CNC), indicou que 64,1% das famílias entrevistadas se declaram endividadas. O percentual foi o maior desde maio de 2013, mês em que a taxa estava em 64,3%.

Quem está interessado em saber como financiar um terreno e não quer pagar juros tão altos encontra no parcelamento com crediário próprio das imobiliárias uma opção bastante vantajosa.

A diminuição da burocracia é um dos pontos fundamentais neste quesito, já que não será preciso se submeter às exigências e solicitações de um intermediador, que no caso seria a instituição financeira, o que torna o processo mais simples, rápido e prático.

Como as instituições financeiras saem da equação, os valores também são muito mais vantajosos, tanto em relação às taxas de juros quanto, consequentemente, ao valor das parcelas, o que é bastante positivo para o orçamento das famílias e pessoas interessadas.

Em relação aos prazos de parcelamento, eles podem chegar a até 240 meses (20 anos), ou seja, este não deve ser um problema, já que o valor será diluído em parcelas que cabem no bolso, embora os contratos também possam ser firmados em prazos menores de acordo com as condições dos interessados.

Até mesmo o suporte se torna mais próximo do cliente, já que a mesma empresa que lhe vendeu o terreno será a que ofereceu o financiamento, o que facilita todas as eventuais tratativas.

Portanto, o financiamento de terreno é uma alternativa tradicional e que continua a ser oferecida, mas que perde em vários pontos para o parcelamento junto às imobiliárias.

Ao invés do financiamento de terreno, opte pelo parcelamento com as imobiliárias!

Você poderá realizar o seu objetivo como sempre sonhou, de ter um terreno para chamar de seu, mas sem precisar se submeter às burocracias e, principalmente, aos juros e custos elevados que acompanham os financiamentos de instituições financeiras.

Se você já estava de olho nas cidades em crescimento no Brasil para conseguir tornar este sonho em realidade, Sinop se mostra como uma das melhores opções, pois apresenta um crescimento fantástico e, com isso, as condições ideais para construir ou melhorar sua vida.

A AGN é uma imobiliária em Sinop que sabe como financiar um terreno é complicado e custoso e, por isso, oferece o parcelamento aos seus clientes. Conheça nossas oportunidades e seja o dono daquele terreno com o qual sonha há anos!

Posts Relacionados