Home Dicas e Dúvidas Como escolher um bom terreno comercial?

Como escolher um bom terreno comercial?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como escolher um bom terreno comercial

Saiba o que analisar para decidir o melhor espaço para o seu negócio!

Quando falamos sobre terrenos e lotes, é comum pensar em espaços que serão utilizados para a construção da casa que você tanto sonhou. Mas e quando o objetivo é procurar um terreno comercial, quais são os principais pontos a se analisar?

Embora alguns sejam parecidos com o que procuramos quando a busca é por terrenos residenciais, há pontos peculiares que não podem deixar de ser analisados, pois podem prejudicar até mesmo o estabelecimento da sua empresa naquele local ou o seu potencial sucesso perante a clientela.

Continue conosco para saber quais são essas características e, assim, entender o que precisa para fazer o melhor negócio possível!

O que analisar para escolher um bom terreno comercial?

De acordo com o DataSebrae, há mais de 19,2 milhões de empresas no Brasil, e ainda que algumas delas sejam sediadas em casa, como no caso de MEIs, por exemplo, há milhões de pontos comerciais espalhados por todo o país. Porém, isso não significa a inexistência de critérios para o estabelecimento desses negócios.

Conhecer tais informações é indispensável para que você faça uma decisão inteligente e, assim, dar um passo importante rumo ao seu sucesso profissional, já que encontrar um bom lote comercial é um passo e tanto para a sua trajetória.

Entre tantos detalhes, alguns dos principais são os seguintes:

Buscar saber se há permissão para a atividade comercial desejada naquele endereço

O estabelecimento de uma empresa em determinado endereço só pode ser feito mediante aprovação dos respectivos órgãos competentes. Isso significa que é necessário consultar a prefeitura do município para saber se o endereço pode receber a atividade comercial desejada.

Este procedimento é chamado de consulta prévia e pode ser feito de diferentes formas de acordo com cada município. Alguns, inclusive, oferecem meios de atendimento digitais para a consulta, o que facilita bastante os trâmites envolvidos.

Portanto, antes de adquirir, é de suma importância saber se o local que você tem em mente pode servir como terreno comercial para a empresa. Às vezes, um ponto pode ser usado para determinadas atividades e não para outras, e é por isso que a consulta é tão importante.

Conhecer o fluxo de pedestres no local

Se você está em busca de um lote comercial, seja para uma empresa nova ou um negócio que já existe há algum tempo, muito provavelmente deseja atrair o maior número possível de pessoas até aquele local. Para isso, é essencial conseguir informações sobre o fluxo de pedestres.

Essa é uma questão subjetiva e relativamente complicada, já que não há um banco de dados centralizado com tais informações, por exemplo. Logo, é importante tomar atitudes práticas para conseguir obtê-las e, assim, saber se o terreno comercial à venda é uma boa para o que procura.

Uma alternativa que pode ser seguida é conversar com outros estabelecimentos da região e também com moradores para saber como é o fluxo de pedestres, qual é o horário em que ele é mais intenso e até mesmo se essas pessoas se interessariam pelo novo negócio ali naquele endereço.

Além disso, outra iniciativa ainda mais prática é verificar por conta própria. Você pode visitar o local em diferentes dias e horários da semana para entender se passa bastante gente por ali ou não.

Por se tratar de uma questão de localização, é de se esperar que um terreno comercial que fica em uma boa região tenha um custo maior do que o que se encontra afastado das regiões centrais e de maior concentração de pessoas, mas é preciso pesar o quanto este investimento trará em benefícios para o negócio.

Pensar em mobilidade, facilidade de acesso e de estacionamento

Suponhamos que o lote comercial que você escolheu seja um grande sucesso e fique em uma região com um fluxo bacana de pessoas. Ainda assim, é preciso pensar em algo importante: como os futuros clientes chegarão até o local?

Um ponto indispensável na avaliação do terreno comercial é se ele se encontra em um lugar de fácil acesso. Para os clientes que virão de carro, é preciso ter vagas para estacionar, seja no próprio terreno ou na rua; já os que virão de transporte público também precisam encontrar praticidade na locomoção.

De fato, não é tão simples assim encontrar um terreno comercial à venda que reúna essas características, já que a mobilidade urbana é um grande desafio até mesmo em grandes metrópoles, mas sua busca deve ser feita com bastante atenção para conseguir o mais próximo possível do ideal.

Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

Considerar se o investimento cabe no seu bolso

Por último, mas não menos importante, deve-se analisar as cifras, ou seja, quanto você precisará gastar para conseguir adquirir aquele lote. Este é um ponto crucial e que, se não for tratado da maneira correta, pode trazer sérios prejuízos, especialmente a médio e longo prazo.

Seja para um negócio novo ou algum que já exista, quando se vai para outro ponto comercial, é natural que demore um pouco até que a clientela se estabeleça, já que ela ainda precisa se “acostumar” com aquele novo comércio que está na região.

Este é um desafio constante na vida dos empreendedores. De acordo com dados do estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2017, entre as empresas que nasceram em 2012, a taxa de sobrevivência foi a seguinte para os próximos anos:

  • Após 1 ano de funcionamento: 78,9%
  • Após 2 anos de funcionamento: 64,5%
  • Após 3 anos de funcionamento: 55,0%
  • Após 4 anos de funcionamento: 47,2%
  • Após 5 anos de funcionamento: 39,8%

É fato que há outras batalhas que precisam ser encaradas por quem empreende, mas o estabelecimento em um ponto comercial é uma delas. É preciso calcular bem as finanças para saber que, provavelmente, o lucro só começará a vir depois de alguns meses.

Quanto mais preciso for o planejamento, porém, menores são as chances de se deparar com problemas graves para o negócio.

Confira: Como financiar um terreno? Conheça os passos principais

Invista em um terreno comercial e dê um passo importante em seu negócio!

O sentimento de realização que você terá ao adquirir o seu lote comercial é único. Embora isso envolva um bom planejamento, também abre portas para que você atinja o sucesso que sempre sonhou, e o melhor, em um espaço que é verdadeiramente seu.

A AGN é uma imobiliária em Sinop em que você pode encontrar o terreno comercial que tanto procura, em uma cidade que está em franca ascensão e com preços e condições de pagamento que cabem no seu orçamento. Chegou a hora de tirar o seu sonho do papel!

Posts Relacionados