Home Dicas e Dúvidas O que faz um corretor de imóveis? Saiba como o profissional pode te ajudar

O que faz um corretor de imóveis? Saiba como o profissional pode te ajudar

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - O que faz um corretor de imóveis
Entenda exatamente o que é um corretor de imóveis e como ele é indispensável quando se trata de transações imobiliárias.

Você sabe exatamente o que faz um corretor de imóveis? Este é um profissional bastante conhecido (atualmente, há em torno de 400 mil corretores no Brasil, de acordo com dados do Sistema Cofeci-Creci de agosto de 2019), mas nem sempre sabemos quais são, de fato, suas atribuições.

Muito disso se dá pelo fato de que nem sempre entendemos o que um corretor de imóveis precisa saber e, por isso, não conseguimos compreender, na prática, de quais formas ele pode ajudar em nosso dia a dia.

Porém, se você tem essas e outras dúvidas, fique tranquilo, pois está no lugar certo! Continue conosco para esclarecer, de uma vez por todas, como o corretor é fundamental sempre que falamos sobre o ramo imobiliário.

Afinal, o que faz um corretor de imóveis?

Intermedia compras, vendas, permutas e locações de imóveis, além de estar apto a opinar em relação à comercialização de imóveis. Essa é a definição que vem da Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, a qual regula a profissão de corretor e define o funcionamento de seus órgãos, entre outras informações.

Tal definição consta no Art. 3º da lei supracitada, que também fala sobre várias outras coisas relacionadas à profissão. Alguns dos destaques são os seguintes, acompanhados dos artigos e parágrafos em que aparecem:

Nem todos podem ser corretores de imóveis (Art. 2º)

Apenas pessoas que possuam o título de Técnico em Transações Imobiliárias podem atuar como corretores de imóveis. Para tal, é necessário solicitar um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Para aprender sobre as técnicas e práticas necessárias a um corretor de imóveis, estes devem realizar e concluir um curso, o qual os capacitará para atuar profissionalmente na área, além de permitir que obtenham os conhecimentos necessários para a prova.

Além do curso Técnico em Transações Imobiliárias propriamente dito, também é possível fazer um curso Superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias / Gestão de Negócios Imobiliários, de acordo com o que o futuro profissional preferir.

Quem não possui registro junto ao CRECI não pode exercer a profissão, e caso o faça, poderá ser enquadrado pelo Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, também conhecido como Lei das Contravenções Penais.

Pessoas jurídicas também podem exercer as atribuições de corretor de imóveis (Art. 3º, parágrafo único)

Além de pessoas físicas, pessoas jurídicas também podem atuar no segmento imobiliário. De acordo com o Art. 4º, a inscrição do corretor e da pessoa jurídica será objeto de Resolução do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Porém, é importante se atentar ao que diz o § 1º do Art. 6º, que fala que as empresas que atuam no segmento devem ter como sócio gerente ou diretor um Corretor de Imóveis individualmente inscrito, ou seja, que tenha seu registro regularizado junto ao CRECI.

Há proibições aplicáveis aos corretores de imóveis e pessoas jurídicas (Art. 20)

Além de saber o que faz um corretor de imóveis, também é importante saber o que ele não pode fazer, como está descrito nos seguintes incisos:

  • I: prejudicar, por má fé ou culpa, os interesses que lhe forem confiados;
  • II: ajudar ou facilitar, por qualquer meio, que profissionais e empresas não inscritos exerçam a profissão;
  • III: anunciar publicamente proposta de transação a que não esteja autorizado por meio de documento escrito;
  • IV: anunciar a atividade de profissional sem mencionar o número da inscrição;
  • V: anunciar imóvel loteado ou em condomínio sem mencionar o número de registro do loteamento ou da incorporação no Registro de Imóveis;
  • VI: violar o sigilo profissional;
  • VII: negar aos interessados a prestação de contas ou o recibo de quantias ou documentos que lhe tenham sido entregues a qualquer título;
  • VIII: violar obrigação legal relativa ao exercício da profissão;
  • IX: praticar, enquanto exerce atividade profissional, algum crime ou contravenção perante a lei;
  • X: deixar de pagar contribuição ao Conselho Regional.

É verdade que alguns termos são bem técnicos, mas quem deseja saber o que é um corretor de imóveis e como ele atua também deve saber o que tais profissionais não podem fazer, o que ajuda a entender se estão atuando corretamente ou não.

Na prática, o que um corretor de imóveis precisa saber?

Já vimos muitos detalhes teóricos sobre a atuação dos corretores, e agora queremos trazer uma explicação mais prática e simples sobre suas atribuições. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Conhecer a região em que atua para estar inteirado sobre os valores de locação, compra e venda;
  • Ajudar a escolher a melhor casa para alugar;
  • Orientar os clientes em relação às melhores oportunidades de compra, com informações sobre financiamentos, parcelas e afins;
  • Examinar toda a documentação dos imóveis de interesse ou envolvidos nas transações;
  • Mostrar os melhores terrenos de acordo com a necessidade do cliente, seja para fins residenciais, comerciais ou industriais;
  • Agendar visitas aos imóveis e terrenos;
  • Tirar as dúvidas dos clientes e ajudá-los da melhor maneira possível com o que desejam.

Portanto, podemos ver que os corretores são profissionais altamente versáteis e que podem ajudar seus clientes de várias formas, o que é ótimo para que eles possam firmar os melhores negócios.

Se o cliente estiver em busca de construir casas para alugar em Sinop, o corretor pode analisar quais terrenos estão disponíveis para que o investimento traga o melhor custo-benefício possível.

O cliente provavelmente terá interesse em conhecer os melhores bairros de Sinop, e depois de entender o que um corretor de imóveis precisa saber, fica claro que ele também deve prestar tais orientações, com locais que estejam de acordo com os interesses de quem está atendendo.

Até mesmo informações de teor mais burocrático, como explicar o funcionamento da aquisição de terreno e construção e de outras modalidades de financiamento, também estão contempladas nas atribuições de um corretor.

Portanto, em suma, para saber o que é um corretor de imóveis, basta pensar em alguém que está preparado para ajudá-lo com o que você precisar no ramo imobiliário, o que o coloca como um profissional indispensável na sociedade.

Depois de entender o que faz um corretor de imóveis, se você está em busca de ótimos profissionais para ajudá-lo, conte com a AGN, uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência neste ramo. Assim, seja qual for sua necessidade em relação aos imóveis, ela será atendida com excelência!

Posts Relacionados