Home Finanças Conheça os investimentos mais seguros e faça o seu dinheiro render!

Conheça os investimentos mais seguros e faça o seu dinheiro render!

por Leonardo Ponso
Investimentos mais seguros

Descubra qual o investimento mais seguro para quem está começando neste universo e conheça diferentes opções para fazer seu dinheiro render.

Planejar o futuro depende de uma série de fatores, inclusive ter dinheiro para desfrutar de uma vida mais tranquila. Uma ótima forma de fazer o dinheiro render é apostar nos investimentos mais seguros.

Segundo a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2021, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), o principal investimento no Brasil ainda é a caderneta de poupança.

Em seguida, estão os fundos de investimentos, títulos privados, títulos públicos via tesouro direto e só depois estão as ações na bolsa de valores.

Isso acontece porque a maioria das pessoas que investe tem um perfil mais conservador e procura segurança, ainda que a poupança não seja o melhor investimento, já que o rendimento é mais baixo.

Qual o perfil do investidor brasileiro?

Numa breve análise, podemos identificar o perfil do investidor brasileiro como conservador. Durante o ano de 2020, 40% dos brasileiros fizeram ou mantiveram os seus investimentos. Desses, 86% trabalham e tem atividade remunerada, 33% são assalariados registrados, 15% são freelancers e 7% estão desempregados.

Os homens ainda são maioria, mas 45% das mulheres fazem investimentos. A média de idade do investidor brasileiro é de 42 anos. E a escolaridade é equivalente a 15% com ensino fundamental, 43% com ensino médio e 42% com ensino superior.

A pandemia contribuiu para uma mudança no perfil do investidor brasileiro, levando as pessoas a economizarem mais e investirem em produtos financeiros mais arrojados.

Pela primeira vez, a caderneta de poupança perdeu espaço entre os investimentos preferidos dos brasileiros. Em 2020, os investidores apostam em outros produtos financeiros como ações, títulos privados e fundos de investimento.

A maneira de investir também mudou. 62% dos brasileiros preferiram investir através de aplicativos do banco e 22% escolheram os apps de corretoras de investimento. 39% optaram pelo site do banco e 19% pelo site de corretoras, enquanto 55% foram pessoalmente ao banco.

Antes de investir, tenha uma reserva de emergência

Reserva de emergência é uma quantia que deverá ser guardada para usar com gastos inesperados. O indicado é separar o equivalente a um período de 6 a 12 meses referentes ao seu custo de vida. 

Esse dinheiro pode ser investido numa aplicação de renda fixa com baixo risco, já que tem alguma rentabilidade e poderá ser sacado a qualquer hora. Tendo a sua reserva de emergência, é hora de investir para valer.

Quais são os melhores investimentos?

Qual o investimento mais seguro

Existem diversos tipos de investimentos e cada um deles funciona de uma forma diferente. Os mais comuns apresentam baixo risco e são menos complicados, mas também é possível fazer investimentos com rendimentos altos e risco mais elevado.

Entre os principais investimentos de baixo risco estão os de renda fixa, que tem uma rentabilidade previsível fixada em um percentual mensal, como juros ou inflação.

Os investimentos de renda fixa estão sujeitos ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a estabilidade das aplicações. No caso de uma instituição financeira quebrar, o FGC restitui o valor investido.

Fundos de renda fixa são excelentes para investidores de primeira viagem ou com perfil conservador, já que o risco de perda de patrimônio é baixíssimo, quase nulo.

Por outro lado, os investimentos de renda variável, como ações ou bolsa de valores, podem trazer um rendimento maior, mas tem risco mais elevado e exigem um certo grau de entendimento e do mercado.

É possível fazer investimentos de forma autônoma ou por intermédio de corretoras de valores – o que é mais indicado para pessoas inexperientes.

Baixo risco

No Brasil, o investimento de baixo risco mais difundido é a caderneta de poupança. Mas isso não quer dizer que seja a melhor opção.

Apesar da facilidade em abrir uma conta poupança, os rendimentos são baixíssimos. A inflação é um dos fatores que determina os lucros aplicados na poupança e, dependendo da situação, isso pode acarretar perda de dinheiro.

Para garantir um bom investimento com baixo risco e rendimentos maiores do que a poupança, o melhor é apostar em aplicações de renda fixa.

É possível investir valores baixos, os rendimentos são melhores e as principais vantagens são a segurança e a alta liquidez. Ainda que esse tipo de aplicação traga lucros baixos, é mais vantajoso para quem quer iniciar no mundo dos investimentos.

Alguns exemplos de investimentos de renda fixa:

  • Letras de Crédito (LCI ou LCA)
  • Tesouro Direto (Selic, IPCA e pré-fixado)
  • Fundos de Renda Fixa / CDI
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Risco moderado

Para os investidores experientes, os fundos multimercado podem ser uma ótima opção. É importante escolher uma corretora de valores que entenda o seu perfil de investidor e aposte nos fundos certos.

A ideia de fundos multimercado é aplicar em uma carteira diversa de investimentos em busca de rendimentos mais elevados.

Alto risco

Com rentabilidade mais alta, os debêntures são uma opção para investidores com perfil mais agressivo. Esse fundo não conta com garantia do FGC, o que representa um risco mais elevado no futuro do investimento. 

Outra opção que sugere um rendimento mais elevado é investir em ações na bolsa de valores. Para isso, é preciso muito conhecimento do mercado de investimentos e acompanhamento de corretoras de valores conceituadas. Os riscos são bastante elevados e você pode perder muito dinheiro se não souber o caminho certo.

Alternativas de alto risco que prometem alto rendimento:

  • Mercado Futuro
  • Mercado de Opções 
  • Fundos Alavancados
  • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)

Você sabia que comprar um terreno pode ser um bom investimento a longo prazo?

Investimentos de baixo risco são mais adequados para investidores iniciantes. Por isso, uma sugestão é investir em um bom terreno que pode trazer ótimos rendimentos a longo prazo.

Para ter certeza de que o terreno será um bom investimento, certifique-se das possibilidades de valorização do mesmo a médio e longo prazo antes de comprar. 

Entenda o mercado, procure saber das propostas de infraestrutura para a região onde se encontra o terreno, as condições para construir no local entre outros fatores que interferem no aumento de valor do terreno.

Se você já ponderou todas as variantes e tem certeza de que está na hora de comprar um terreno para investir no futuro ou mesmo construir, a AGN Imobiliária te ajuda em todas as etapas.

Saiba que a sua imobiliária em Sinop te ajuda a realizar o seu sonho de optar por um dos investimentos mais seguros e tradicionais, que é justamente a aquisição de um terreno. Assim, seu dinheiro estará muito bem aplicado!

Posts Relacionados