Home Decoração Como pintar a casa sozinha? Passo a passo simples e prático

Como pintar a casa sozinha? Passo a passo simples e prático

por Leonardo Ponso
Como pintar a casa sozinha

Veja como pintar a casa é mais fácil do que você imagina!

Toda casa precisa de manutenções com o passar do tempo para que fique bonita, o que influencia diretamente no conforto e no prazer de estar ali. Neste sentido, a pintura se coloca como uma das principais necessidades, já que desgasta e suja com o passar do tempo, mas você sabe como pintar a casa sozinha?

Pode ser que você achasse que essa era uma tarefa muito difícil de se fazer e que, por isso, precisaria contratar um pintor para a realização do serviço ou chamar mais alguém para te ajudar, seja um amigo, vizinho, parente ou outra pessoa de sua confiança, mas pintar as paredes de casa é super simples!

É claro que a ajuda é bem-vinda, mas nada impede que você pinte sua casa sozinha, em um serviço que ainda deve demorar menos do que imagina e, de quebra, te permitir economizar algumas centenas de reais, o que faz toda a diferença em seu orçamento.

Nos acompanhe na leitura para aprender o passo a passo e começar o quanto antes!

Como pintar a casa sozinha em 11 passos

Nós já fizemos um artigo aqui com 10 reparos residenciais para fazer sozinho, e a pintura de parede estava entre eles. Porém, faremos aqui uma explicação ainda mais detalhada para facilitar a sua vida!

#1 – Veja se a parede está em boas condições

Antes de começar, é interessante ver se a parede está em boas condições, ou seja, sem estufamentos, pedaços descascados e afins. Caso note alguma imperfeição, pode ser necessário aplicar uma camada de massa corrida para uniformizar a superfície.

O serviço não é muito complicado, mas o acabamento precisa ser feito com cautela para evitar imperfeições. Se for o caso, você pode contar com a ajuda de algum amigo ou parente para passar a massa e, depois de secar, lixar para deixar o acabamento lisinho.

#2 – Escolha a cor e compre a tinta

Em seguida, chegou a hora de escolher a cor para pintar a parede, decisão importante, já que influencia diretamente no resultado obtido.

Nas lojas de tintas, você pode consultar os catálogos para saber quais são as opções disponíveis. Algumas já são vendidas prontas, mas a maioria das cores precisa ser preparada em uma máquina especial, que personaliza a tinta de acordo com o que desejar.

Você também pode conferir as opções no site das fabricantes de tintas ou por meio de seus aplicativos, o que ajuda bastante na hora da escolha, inclusive com boas sugestões de escolha.

#3 – Compre ou empreste as ferramentas e acessórios necessários

Basicamente, você precisará dos seguintes itens para pintar sua casa sozinha:

  • Bandeja de pintura;
  • Escada;
  • Fita crepe (de preferência larga);
  • Lona plástica (opcional, mas importante)
  • Misturador de tinta (pode ser um pedaço de madeira ou um cabo de vassoura antigo, por exemplo);
  • Pano velho para limpar eventuais pingos de tinta;
  • Rolo de pintura;
  • Trincha (é o nome “técnico” do pincel).

Se conhecer alguém que já tenha essas ferramentas, vale mais a pena pegar emprestado para economizar. Se for o caso, você pode comprar apenas o rolo e a trincha, já que eles costumam gastar depois de usar.

Embora a lona plástica seja opcional, vale a pena investir nela. Pode até ser um plástico inutilizado, como as embalagens em que os colchões são entregues, por exemplo. Assim, você evita a sujeira!

#4 – Proteja rodapés, molduras de isopor, portas e janelas com fita adesiva

Por mais cautelosa que você seja, é bem provável que a tinta respingue sobre as portas, molduras e rodapés. Por isso, é altamente recomendável usar fita adesiva para proteger a parte em que eles se encontram com a parede.

É verdade que dá um pouco de trabalho “encapar” tudo isso, até porque será necessário usar a escada para os lugares mais altos, mas é bem melhor fazer este esforço do que danificá-los.

#5 – Proteja os móveis, eletrônicos e eletrodomésticos e o piso

A mesma proteção também se aplica aos móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Porém, neste caso, o melhor é usar uma lona ou mesmo plástico-bolha para que eles fiquem cobertos e protegidos contra respingos de tinta.

O mesmo se aplica ao piso, e a alternativa ideal é contar com uma lona ou plástico grande, como aqueles usados para a embalagem de colchões.

#6 – Dilua a tinta

Nem todo mundo sabe disso, mas a tinta precisa ser diluída antes de ser aplicada na parede. Isso só não se aplica aos chamados “cremes de pintura”, que são como tintas mais cremosas, que não precisam ser diluídas e respingam menos.

Porém, a diluição é bem simples: basta observar quanto de água deve ser adicionado, o que aparece na lata do produto. Geralmente, indica-se 20% de água para a primeira demão e 10% para a segunda demão.

Se você tiver comprado uma lata grande, de 16 L ou 18 L, pode ser um pouco difícil pegar a tinta para diluir, já que ela é pesada. Se necessário, você pode pedir ajuda para algum amigo ou parente para te ajudar com isso.

O ideal é que a diluição seja feita em um balde limpo. Porém, tenha em mente que ele deve ficar sujo de tinta depois!

#7 – Despeje a tinta na bandeja

O próximo passo é colocar a tinta diluída na bandeja de pintura. Com isso, ficará muito mais fácil trabalhar, além de evitar pegar mais tinta que o necessário, já que o excesso pode ser retirado do rolo.

#8 – Comece pintando os cantos com um pincel

Antes de usar o rolo, porém, é importante começar a pintar os cantos das paredes com um pincel, já que o rolo não consegue chegar nas emendas e em outros lugares de mais difícil acesso.

Em um primeiro momento, pode parecer que a cor ficará diferente, mas depois que pintar com o rolo e secar, a pintura ficará uniforme.

#9 – Em seguida, pinte a parede com um rolo

Depois de pintar os cantos, é chegada a hora de usar o rolo de pintura. O grande segredo é fazer o formato de um “N” com o rolo para distribuir a tinta e, depois disso, passar mais algumas vezes para uniformizar os movimentos. Assim, você evita usar muita tinta em um lugar e pouca em outro.

#10 – Espere secar e aplique a segunda demão

Depois de terminada a pintura, é preciso esperar secar. Geralmente, o tempo indicado entre as demãos é de pelo menos 4 horas.

Para a segunda mão, é preciso repetir os passos #8 e #9. Porém, se quiser, você pode diluir a tinta com menos água (10%), embora não haja problema em seguir a mesma diluição.

#11 – Se necessário, aplique uma terceira demão

Depois de aplicar a segunda demão e esperar secar, se você acha que ainda não ficou muito bom, pode ser preciso uma terceira demão, especialmente quando a tinta anterior era muito escura, por exemplo.

Porém, muitas vezes, apenas duas demãos são suficientes para um resultado bem bacana.

Viu como pintar a casa sozinha é fácil?

Como pintar um quarto sozinha

O processo é um pouquinho trabalhoso, mas você consegue fazer tranquilamente em sua casa. Sem pressa e com uma pitada de paciência, o resultado ficará super bacana, e o melhor, sem precisar pagar para alguém fazer!

Com nossas dicas, você aprendeu tanto como pintar um quarto sozinha como a pintar todos os cômodos. Inclusive, nossa dica é salvar esse conteúdo e compartilhar com as suas amigas – assim, quando for pintar de novo, é só seguir as dicas mais uma vez.

Este é um bom tutorial, inclusive, para quem comprou o seu terreno com a AGN, a sua imobiliária em Sinop, e quer pintar a casinha que foi construída com tanto esforço, dedicação e carinho. Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

Posts Relacionados