Home Decoração Como montar um escritório em casa para o Home Office?

Como montar um escritório em casa para o Home Office?

por Leonardo Ponso
Como montar um escritório em casa

Aprenda como montar um escritório no quarto, na sala de estar ou em qualquer outro ambiente da sua casa!

Você já pensou como montar um escritório em casa? Se sim, provavelmente teve que passar por essa adaptação devido à pandemia, que transformou diretamente a forma com a qual as relações profissionais continuaram a ser prestadas.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), feita no segundo semestre de 2020, 46% das empresas adotaram o Home Office durante a pandemia, modelo de trabalho que já existia, mas era bem menos abrangente.

De fato, o modelo veio para ficar: dados de uma pesquisa da Hibou mostram que 64,8% dos brasileiros entrevistados pretendem continuar trabalhando de casa no pós-pandemia, o que comprova como a alternativa teve uma aceitação bastante positiva.

Se você é um dos que se apaixonou pelo Home Office, o ideal é que haja um espaço preparado em sua casa para que consiga trabalhar com conforto e ergonomia, o que também pode favorecer sua produtividade – além, é claro, de evitar dores, desconfortos e problemas de saúde.

Felizmente, a preparação do ambiente é mais simples (e barata) do que você pode imaginar. Nos acompanhe na leitura para saber o que fazer!

Como montar um escritório em casa para trabalhar bem no Home Office?

Muito se engana quem pensa que é preciso ter muito dinheiro, uma casa enorme ou um cômodo dedicado para o escritório. A possibilidade permite que você se adapte de acordo com a sua realidade e ainda assim tenha um resultado bem bacana. Confira os passos que separamos:

#1 – Se possível, invista em móveis apropriados…

Mesmo que não seja necessário gastar uma fortuna, se o seu orçamento te permitir fazer algum investimento, os benefícios serão bem grandes para o conforto e a ergonomia, além de ter um espaço que realmente se parece com um escritório.

Dois itens são os principais: cadeira e mesa de escritório. O ideal é ter uma mesa em que você consiga encostar toda a coluna e o pescoço, além de apoiar os braços para digitar e usar o mouse.

Em relação à mesa, a altura deve ser compatível com a de uma mesa de escritório tradicional, variando de 54 cm a 74 cm, em média. Porém, pequenas diferenças podem ser contornadas com a regulagem de altura da cadeira (nos modelos em que ela está disponível).

Se você conseguir, esses são dois investimentos que valem muito a pena, já que evitarão dores nas costas e no pescoço, além de garantir uma jornada de trabalho mais confortável.

#2 – … Mas, se não for possível, use o que tiver à disposição

Caso o orçamento esteja um pouco apertado, você pode tentar aproveitar o que já tem em casa, como uma mesa de estudos e uma cadeira tradicional, por exemplo.

Inclusive, mesmo se não tiver um cantinho destinado aos estudos, uma alternativa é usar a mesa da cozinha, que já quebra um bom galho e permite que você trabalhe melhor.

De qualquer forma, se conseguir, o ideal é investir em móveis desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Neste sentido, nosso artigo sobre como economizar no orçamento familiar pode ajudar.

#3 – Escolha um cômodo tranquilo

Independentemente de qual seja a sua profissão, é bem provável que um ambiente tranquilo seja melhor para a sua concentração. Assim, diminuem as chances de você se distrair, seja com os barulhos da vizinhança ou com outros membros da família assistindo TV.

Portanto, se tiver um cômodo que está sem uso, ele se transforma em uma boa pedida para quem está em busca de como montar um escritório em casa. Se não tiver um à disposição, a sugestão é optar pelo seu quarto, cômodo que geralmente é mais afastado dos demais.

Inclusive, a procura sobre como montar um escritório no quarto é constante, já que nem todos possuem ambientes sobrando em casa. É possível adaptar o cômodo para usar como escritório durante o dia, mas transformá-lo novamente em um espaço de descanso para a noite.

#4 – Deixe o ambiente com a sua cara

É comum que as mesas de escritório sejam decoradas com itens pessoais, de fotos da família a lembranças de viagem e outros artigos pessoais, e o mesmo pode ser feito em sua casa.

Estar em um ambiente que remete a um escritório pode ajudar na adaptação. Por isso, além de saber como montar um escritório na sala de estar ou em outro cômodo da sua casa, pense em elementos que tragam essa personalidade a ele.

Inclusive, outro ponto positivo é que você sempre poderá mudar a decoração, já que seus itens pessoais estarão justamente em casa.

#5 – Reserve um tempo até se acostumar com o seu Home Office

Por último, mas não menos importante, cabe ressaltar que além de pesquisar como montar um mini escritório no quarto ou em qualquer outro ambiente, tenha em mente que pode levar algum tempo até se acostumar.

De fato, a adaptação ocorre em duas vias, tanto pensando que a sua casa agora tem um novo ambiente, voltado ao desempenho de suas atividades profissionais; quanto lembrando que você não precisa mais sair de casa para trabalhar, já que o seu espaço está justamente… em casa.

O segundo ponto já deve ser mais natural, especialmente para quem trabalhou em casa durante a pandemia. De qualquer forma, o tempo deve trazer essa adaptação, que tende a ser cada vez mais comum, mesmo quando a pandemia estiver controlada e o mundo voltar ao seu normal – ou ao “novo normal”.

Aproveite o embalo: 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho!

Viu como montar um escritório em casa é mais simples do que imaginava?

Como montar um Home Office

Toda mudança demanda alguma adaptação, e não é diferente com o escritório em casa. Você precisará se acostumar, mas o resultado tende a ser bastante positivo, já que não terá mais que se preocupar com o trânsito ou ter que acordar muito mais cedo para chegar na hora – você já estará em seu local de trabalho!

Outra dica importante é cuidar bem da organização, já que a desordem pode fazer com que você se desconcentre. Para isso, vale conferir nosso artigo com dicas de arrumação e organização que se aplicam a toda a casa, mas algumas também podem ser usadas em seu Home Office.

O crescimento do Home Office permitiu que as pessoas trabalhem de outras cidades – e até estados. Por isso, depois de aprender como montar um escritório em casa, que tal conhecer a AGN, imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência, e vir morar em uma cidade em franca ascensão? Aproveite a chance!

Posts Relacionados