Home Dicas e Dúvidas Comprar ou alugar? Saiba o que vale mais a pena

Comprar ou alugar? Saiba o que vale mais a pena

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Comprar ou alugar imóvel_ Saiba o que vale mais a pena

Ter um abrigo é uma das necessidades básicas de todo ser humano, o que a torna uma das principais preocupações da vida adulta. Porém, quando chega esse momento, comprar ou alugar imóvel é uma dúvida que martela na mente.

Ambas se revertem em uma despesa, mas as características de uma opção são bem diferentes da outra, principalmente quando a situação é analisada a médio e longo prazo, em que as diferenças se mostram ainda mais importantes.

Vamos entender melhor as características acompanhadas por cada escolha, de modo a te ajudar na tomada dessa decisão fundamental e de impacto direto em sua vida.

Quando optar por alugar ou comprar imóvel?

Vamos debater sobre o tema com clareza e calma e sob diferentes pontos de vista. Assim, você poderá tomar sua decisão com convicção.

Em números

Ao olhar para as estatísticas, observamos que a maioria das casas no Brasil são próprias e quitadas. Esse foi o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com dados referentes a 2016.

De acordo com ela, há 69,2 milhões de domicílios no país, entre os quais 68,2% (47,194 milhões) são próprios e pertencem a algum dos moradores da casa, além de já estarem quitados. 5,9% (4,083 milhões) dos domicílios ainda estão sendo pagos, ao passo que 17,5% (12,11 milhões) são alugados e 8,2% (5,674 milhões) são cedidos.

Ao separar por região, a que tem a maior porcentagem de imóveis próprios já quitados é o Norte do país, com 75,3%, ao passo que o Centro-Oeste desponta como o que tem a menor proporção, com 61,5% dos imóveis próprios e quitados.

Seja qual for a ótica observada neste sentido, a resposta para comprar ou alugar imóvel é evidente. Ao todo, 74,1% (51,277 milhões) são próprios, inclusive os que ainda não foram quitados, o que representa a maioria absoluta.

Em termos financeiros

O bolso é um dos critérios que mais pesa ao decidir entre comprar ou alugar imóveis, e não poderia ser diferente, já que essa é uma decisão que invariavelmente envolve dinheiro, seja em maior ou menor grau.

Seja nas cidades em crescimento no Brasil ou naquelas que se mantêm estáveis, a dúvida continua presente, mas ao analisar os fatos, a resposta também ficará clara.

É provável que você já tenha ouvido falar que o dinheiro de aluguel é perdido, não é? Pois bem, isso não é inteiramente verdade, pois o pagamento é feito para que você tenha uma moradia, o que é imprescindível, mas a alternativa também não é a mais indicada financeiramente.

Quando se pensa em alugar ou comprar imóvel, a primeira alternativa traz uma solução em que o dinheiro será encaminhado para o benefício de outra pessoa, ao passo que a segunda destina esse investimento para benefício próprio no caso de um financiamento, rumo à quitação daquele imóvel, seja uma casa ou um apartamento.

Em termos práticos, a cada parcela paga, você se aproxima da quitação do imóvel, o que representa um investimento pessoal. Ainda que os contratos de financiamento sejam longos, vale mais a pena em termos de patrimônio pagar uma parcela de financiamento do que de aluguel.

Morar de aluguel é uma opção válida até conseguir guardar um valor considerável para usar de entrada, é claro, mas se manter assim por muito tempo pode ter um preço alto a médio e longo prazo.

Em praticidade

Aqui, temos um ponto positivo para a locação, já que a burocracia é bem menor quando comparada à aquisição de um imóvel.

Além disso, para pessoas que não possuem residência fixa, como as que se envolvem em projetos da empresa em que trabalham, os quais ficam em diferentes pontos do Brasil, a locação também desponta como a opção mais benéfica.

Geralmente, quando a dúvida diz respeito a comprar ou alugar imóvel, a imagem que vem à mente é a de estabilidade, de pessoas que não precisam se submeter a duradouras viagens, mas quem tem uma rotina diversificada e fica em vários locais do Brasil dentro de pouco tempo pode optar pela locação.

Ainda assim, é importante frisar que a construção de um patrimônio fica prejudicada com essa opção, indicada para quem não tem uma cidade como residência fixa.

Em termos de sonhos

Até o aspecto dos desejos pessoais será considerado em nossa comparação de comprar ou alugar imóveis, já que este é um comportamento intrínseco na mente dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2018, com apoio no Brasil do IBQP e do Sebrae, comprar a casa própria foi o maior sonho dos brasileiros no ano de 2017, para 42% dos entrevistados, e também em 2018, para 49% dos entrevistados. A pesquisa permitia múltiplas respostas.

Pode-se dizer que o sonho da casa própria seja algo arraigado em nossa cultura, como um desejo de estabilidade financeira e patrimonial, o que se observa até os dias de hoje e provavelmente ainda o será por muito tempo.

Comprar imóvel: uma decisão acertada

Mesmo ao analisar sob diferentes opiniões e pontos de vista, fica evidente como vale a pena investir em um imóvel próprio, ainda mais tendo em vista a valorização constante que os imóveis costumam passar.

Para tomar tal decisão, vale a pena olhar com carinho para regiões que crescem a passos largos no Brasil, como é o caso da cidade de Sinop, no Mato Grosso, a qual atrai interessados matogrossenses, moradores da região Norte e até de outras regiões brasileiras.

Quem conhece o custo de vida em Sinop percebe que este é bem positivo, mais econômico do que de regiões centrais, mas com um crescimento que não deixa nada a desejar para estas, pelo contrário.

Investir em um terreno pode estar ainda mais adequado ao seu sonho, já que te permite construir a casa exatamente do jeito que deseja, com cada detalhe de acordo com suas preferências pessoais.

As vantagens de comprar um terreno em Sinop são muitas, e essa certamente é uma opção que merece destaque, já que a cidade é recente, fundada apenas em 1974, mas já com resultados notáveis no cenário nacional.

Agora que já conseguimos sanar a dúvida entre comprar ou alugar imóvel, conte com a AGN e coloque seus planos em prática com a imobiliária em Sinop capaz de realizar o seu sonho do empreendimento próprio, com terrenos perfeitos para o que procura e condições de pagamento que cabem em seu orçamento!

Posts Relacionados

Deixe um comentário