Home Sobre Sinop Quais são as melhores cidades em crescimento no Brasil?

Quais são as melhores cidades em crescimento no Brasil?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Quais são as melhores cidades em crescimento no Brasil

Saiba quais delas apresentam este movimento e aproveite as oportunidades!

O Brasil é o 5º maior país do mundo, com mais de 8,5 milhões de km² de área territorial, além de ter uma população estimada em 210,1 milhões de habitantes, o que também o coloca na 5ª posição. Isso leva a crer que o número de cidades em crescimento no Brasil só tende a aumentar.

Tais regiões atraem interesse de potenciais moradores e também de investidores, seja para moradia ou para a construção de comércios e empreendimentos, e aproveitar esse momento vale muito a pena.

Conheça algumas das cidades que se enquadram nessa situação e saiba quais opções você tem à disposição!

Cidades em crescimento no Brasil para você se atentar

Distribuídas por todo o país, opções em franco desenvolvimento não faltam!

Araquari, Santa Catarina

Essa cidade, que fica no norte do estado catarinense, já atrai a atenção do país há tempos. De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população cresceu 3,9% de 2018 para 2019.

Além de liderar o crescimento em Santa Catarina, a mesma estimativa a deixou na 23ª posição no ranking nacional, o que é uma posição considerável ao considerar que há 5.570 cidades no país.

A população de Araquari é estimada em 38.129 pessoas, número relativamente baixo, mas o que a coloca entre as cidades em crescimento no Brasil é o fato de que o censo de 2010 do IBGE mostrou que ela era de 24.810 habitantes em 2010, ou seja, um crescimento de 53,68% em apenas 9 anos.

Alguns dos pontos que podem ter colaborado para tal é que a cidade tem linhas férreas, fácil acesso a portos e aeroportos e a presença de duas rodovias, o que facilita muito o transporte e a locomoção a regiões próximas.

Piraí do Norte, Bahia

Ao considerar as melhores cidades para investir em terrenos, Piraí do Norte aparece na lista dado o crescimento considerável que apresentou de 2014 a 2015, de 5,97% em sua população.

O número de pessoas é pequeno, é verdade. Em meados de 2016, a população era de 10.360 habitantes, mas não há como deixar de considerar um aumento de quase 6% na população decorrente em apenas um ano.

Como houve esse aumento na população, existe a possibilidade de investir na região para atrair inquilinos, bem como em novos negócios.

Paulínia, São Paulo

A taxa de crescimento da população no ano de 2018 foi de 4,17%, modesta se comparada a outras opções da lista, mas ela não pode deixar de aparecer entre as melhores cidades do Brasil para investir em imóveis.

Distante 126 km da capital paulistana, Paulínia, pertencente à Região Metropolitana de Campinas (RMC), tem hoje em torno de 106,7 mil habitantes, número que tende a aumentar cada vez mais pela infraestrutura que vem construindo.

Um ponto de destaque está nas indústrias existentes na cidade, que são algumas das maiores do Brasil em seus respectivos ramos, o que certamente atrai o interesse de outras pessoas em se mudar para lá.

Outro ponto importante é o projeto “Paulínia Magia do Cinema”, criado pela administração da cidade com o objetivo de agregar outras áreas à economia municipal, como cinema e turismo. O Festival Paulínia de Cinema, criado em 2008, também colabora neste sentido.

Brejo de Areia, Maranhão

Se você descobrisse um local que teve sua população aumentada em mais de 100%, certamente a colocaria entre as melhores cidades para investir em imóveis, já que tantas pessoas precisam de um local para morar, trabalhar e comprar, não é mesmo?

É isso o que aconteceu com a cidade maranhense de Brejo de Areia, que de julho de 2014 a agosto de 2015, teve um crescimento populacional de 113,7%, surpreendente até mesmo para uma cidade pequena.

A cidade, que tinha por volta de 4 mil habitantes em julho de 2014, apareceu com mais de 9 mil na estimativa populacional de 2015 do IBGE, mas o Instituto explicou o que aconteceu para esse número que supera, de longe, todos os outros vistos no Brasil.

A Lei nº 7.526/2000 tinha polígonos que marcavam a região de cada município maranhense, e Brejo de Areia tinha um número que não fechava. Então, o Instituto Maranhense de Estudo Sócio-Econômico e Cartográfico (Imesc) firmou um convênio com o IBGE para resolver a situação.

No final das contas, áreas de três cidades próximas (Santa Luzia, Altamira do Maranhão e Paulo Ramos) foram incorporadas à de Brejo de Areia. Como era uma cidade pequena, com pouco mais de 4 mil habitantes, a chegada dessa nova parcela levou a taxa de crescimento para as alturas.

Sinop, Mato Grosso

Até agora, nós vimos algumas cidades em crescimento no Brasil que tiveram um aumento em sua população ou na infraestrutura e oferta de emprego, mas é difícil encontrar uma que reúna os dois indicadores, que seria a situação ideal para os interessados.

Sinop é a cidade perfeita para quem está em busca de qualidade de vida e da participação ativa de seu crescimento, o que é mostrado pelas perspectivas da cidade de Sinop.

De acordo com a estimativa populacional do IBGE, a cidade tem 142.996 moradores em 2019, contra 113.099 pessoas no último censo, de 2010, o que representa um crescimento de 26,43%.

A situação da cidade atraiu as atenções da Inpasa Brasil, que investiu R$ 1 bilhão na construção da maior usina de etanol do país, de acordo com anúncio de seu diretor executivo, além de interesses como do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Esse sucesso deve ser uma constante em Sinop.

Nós já discutimos por aqui sobre o custo de vida em Sinop e as vantagens de comprar um terreno em Sinop, o que deixa clara a situação favorável que a cidade apresenta e certamente a coloca entre as melhores cidades para investir em imóveis.

Sinop: uma das melhores cidades em crescimento no Brasil

População crescente e atração de investimentos para criação de postos de trabalho é uma combinação que não tem como dar errado, e é exatamente isso o que vem acontecendo em Sinop.

Não deixe essa oportunidade passar e presencie o crescimento notável de uma cidade que tem tudo para despontar entre as principais da região Centro-Oeste e, por consequência, do país. Venha para uma das cidades em crescimento no Brasil e conte com a AGN, a melhor imobiliária em Sinop, para lhe ajudar!

Posts Relacionados

Deixe um comentário