Home Dicas e Dúvidas Ficar em casa: como passar o tempo no conforto do seu lar?

Ficar em casa: como passar o tempo no conforto do seu lar?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Ficar em casa_ como passar o tempo no conforto do seu lar

Saiba como aproveitar ao máximo o tempo em sua casa!

Atualmente, nós vivemos com a sugestão de ficar em casa por conta do distanciamento social, o que é importante para reduzir a propagação do novo Coronavírus. Porém, até mesmo em outras situações, nos vemos na necessidade (ou na possibilidade) de não sair de nossos lares.

Como é algo que costuma ser atípico para muitas pessoas, o início pode ser maravilhoso, com uma bela oportunidade de descansar e fazer o que se gosta. Porém, bastam alguns dias em casa para ver que o número de atividades disponíveis está se esgotando junto com a sua criatividade.

Se você também se comporta assim, saiba que não é o único. A COVID-19 Community Mobility Reports é uma iniciativa super interessante do Google que mostra como mudou o volume de visitas a locais como parques e mercearias ao redor de todo o mundo.

Na página, é possível acessar relatórios personalizados para cada país, inclusive do Brasil. Os dados foram obtidos de maneira anônima e agregada, com o mesmo esquema usado para saber quais são os horários mais populares de comércios e outros estabelecimentos no Google Maps, de acordo com a gigante das buscas.

O relatório, datado de 5 de abril de 2020, levantou números em comparação com as “linhas de base”, que seriam como as médias antes do levantamento. Dá só uma olhada em como o tráfego reduziu consideravelmente em diferentes tipos de estabelecimento:

– Varejo e recreação (restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas e cinemas): -67%

– Mercearia e farmácia (mercearias, armazéns de alimentos, mercados de agricultores, lojas de alimentos especializados e farmácias): -24%

– Parques (parques nacionais, praias públicas, marinas, parques para cães, praças e jardins públicos): -66%

– Estações de trânsito (pontos de encontro de transporte público, como estações de ônibus, trem e metrô): -57%

– Locais de trabalho: -30%

Um item apresentou um aumento de 15%: os locais residenciais. Isso mostra que as pessoas realmente estão levando a sério a sugestão de passar um tempo em casa, pelo menos durante este momento mais grave da pandemia.

Seja para esta ocasião diferenciada que vivemos ou para outros momentos em que estamos em casa, nós elencamos algumas atividades para você fazer. Confira!

O que fazer quando ficar em casa para passar o tempo?

Acredite: opções não faltam para desfrutar desses períodos!

Descansar e relaxar

Se você tem uma rotina corrida e atribulada, ficar em casa é uma excelente oportunidade para carregar as baterias e reabastecer suas energias para quando tudo voltar ao normal.

Durante a semana ou naqueles dias super corridos, uma das coisas que você provavelmente mais quer é poder descansar, e aí está uma das melhores metas a cumprir quando tiver um tempo de sobra.

Essa, inclusive, é uma ótima oportunidade para esclarecer um ponto que já devemos ter pensado em algum momento de nossas vidas, mas que não sabíamos se realmente existia ou não: sono acumulado. É verdade!

O estudo “Sleep duration and mortality – Does weekend sleep matter?”, publicado no periódico Journal of Sleep Research, sugeriu haver associações entre intervalos curtos de sono durante a semana e também nos finais de semana com uma maior taxa de mortalidade.

Por outro lado, porém, quando os períodos de sono são muito longos durante a semana e também nos finais de semana, a mortalidade também aumenta para indivíduos com menos de 65 anos, ou seja, a qualidade do sono é algo bem mais relevante do que poderíamos imaginar.

O estudo também sugere que dormir por mais tempo aos finais de semana depois de dormir menos durante a semana, o que é normal de acontecer devido às diferentes rotinas desses dias, não traz associações com o aumento da mortalidade, ou seja, o descanso é compensado.

Se você está com sono acumulado, aproveite o tempo em casa para colocá-lo em dia. As recomendações são de dormir, em média, oito horas por noite, mas algumas pessoas se sentem bem com apenas seis, enquanto outras precisam de dez para recarregar suas baterias adequadamente.

Seja qual for seu perfil, aproveite para descansar um pouco, mas não em excesso. Caso contrário, você pode perder muito tempo valioso dessa forma!

Cursos online

Também não é saudável ficar sem fazer nada durante tanto tempo. Quem busca saber como passar o tempo em casa também pode se engajar em outras atividades, como é o caso dos cursos online, perfeitos para tal necessidade.

Você pode enriquecer seus conhecimentos sem precisar sair de casa, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro com o transporte e, além disso, em tempos de distanciamento social, também te permite evitar aglomerações e cuidar melhor da sua saúde (e, por consequência, da saúde dos outros).

Por conta das recomendações de ficar em casa, muitas empresas e instituições de ensino passaram a oferecer cursos gratuitos durante este intervalo da pandemia. Vale a pena dar uma olhada nas opções disponíveis para saber com o que você ocupará o seu tempo de uma maneira produtiva.

Algumas das opções disponíveis são as seguintes:

Faber-Castell: cursos básicos, intermediários e avançados de desenho, com opções que variam de “Play na Criatividade” e “Monstros Incríveis” a “Lettering Avançado”, “Dicas de Desenho Realista” e “Dicas de Composição”, todos gratuitos de 19/03/2020 a 19/04/2020.

LIT: a plataforma digital de educação exclusiva da Saint Paul Escola de Negócios está liberada gratuitamente por 30 dias para novos alunos até o dia 30 de abril. São cursos de vários assuntos, como “Método Ágil”, “Cenário Econômico”, “Liderança Estratégica”, “Construindo Equipes de Alta Performance” e “Análise do comportamento do consumidor”, entre vários outros.

Inteligência Emocional: a Conquer Online liberou um de seus cursos mais procurados, o de Inteligência Emocional. Com acesso a 8 módulos exclusivos, professores de destaque no mercado, material didático e ferramentas práticas, você também terá um certificado de conclusão para colocar no LinkedIn ou onde quiser.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis. Vale a pena pesquisar mais sobre para encontrar quais cursos estão gratuitos durante este período de distanciamento social, alguns dos quais podem ser “comprados” agora e realizados quando você quiser.

Se você estiver lendo este conteúdo em outro momento, lembre-se que há vários cursos gratuitos na internet, com assuntos que podem estar de acordo com o que você quer aprender. Pesquise e se surpreenda com o que encontrar!

Treinar novas habilidades

Sabe aquilo que você sempre quis aprender a fazer, mas nunca teve tempo? Pois bem, cada um tem uma atividade (ou um conjunto delas) quando se fala sobre isso, e este é um excelente momento para praticar.

Pode ser tocar violão, cozinhar, costurar, fazer yoga ou qualquer outra coisa que já tenha tido vontade de aprender: o tempo livre que terá ao ficar em casa é uma bela oportunidade de tentar fazer o que desejar.

Para ter uma referência, vale procurar por materiais na internet, especialmente os vídeos, como no YouTube e nas redes sociais, que podem ensinar várias técnicas e práticas do que você deseja aprender.

Mesmo que você não se torne o maior especialista durante o período de distanciamento social, pelo menos terá dado seus primeiros passos em uma atividade que, quem sabe, pode se transformar em um hobby para toda a vida!

Cuidar do jardim

Você já deve ter ouvido falar que a jardinagem é uma terapia, não é? Pois bem, uma das melhores atividades para fazer em casa é cuidar das plantas e das flores, o que é muito bom.

Nós temos aqui no blog um artigo com 8 dicas de jardinagem para decorar seu imóvel, e se você estava buscando saber como passar o tempo em casa, esta é uma bela oportunidade para colocar as mãos na terra e aplicar nossas recomendações!

Jogar jogos de tabuleiro

Este era um costume bem comum antigamente, mas que hoje não é tão intenso assim. Isso não significa, porém, que tenha perdido seu brilho: ter um belo jogo de tabuleiro à sua frente é uma oportunidade de reviver o passado e de aproveitar muito bem o tempo em casa.

Reúna as pessoas que estão em sua casa para participar de partidas de Banco Imobiliário, War, Perfil, Imagem & Ação e o que mais tiver à disposição. Este será um momento super divertido e que pode, inclusive, se tornar uma prática comum com seus amigos e familiares daqui em diante!

Veja também: Crianças em casa: sugestões de atividades para os pequenos

Ficar em casa é uma oportunidade única de aproveitar seu tempo!

É verdade que costumamos ter uma rotina bem corrida, marcada por compromissos profissionais, acadêmicos e pessoais, e que uma pausa repentina pode ser um pouco estranha no começo. Porém, faça o melhor dentro das suas possibilidades para não se arrepender depois.

Essas são apenas algumas das tantas oportunidades disponíveis de como passar o tempo em casa. Como isso nem sempre é possível, aproveite cada segundo da melhor maneira para dar valor ao seu precioso tempo.

Qual das atividades sugeridas é a sua preferida? Você sentiu falta de outra opção neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos, colegas e familiares para que ficar em casa seja uma experiência bastante agradável!

Posts Relacionados

Deixe um comentário