Conheça mais sobre o Sinop FC, o time da nossa cidade!
O Sinop Futebol Clube é um dos times mais tradicionais do Mato Grosso. Conhecido por ter revelado o goleiro Rogério Ceni e ser o primeiro time do interior a conquistar um título estadual, o Galo do Norte com toda a certeza está no coração dos sinopenses.
Essa paixão futebolística começou em 16 de janeiro de 1977, quando o Sinop FC foi fundado por Massami Uriu. Massami garantiu que o time ganhasse importante projeção estadual e nacional no esporte na década de 1980.
Que tal conhecer um pouco mais sobre esse time tão amado? Neste post, trouxemos alguns fatos interessantes, desde os títulos e principais rivais até grandes ícones da equipe. Acompanhe a leitura!
Sinop Futebol Clube: história e revelações marcantes
O Sinop Futebol Clube nasce em uma época em que nenhum time do interior tinha conquistado um título à nível estadual. E fez questão de mudar esse cenário, entrando para a história com sua primeira conquista em 1990, no campeonato mato-grossense.
Tempos depois, o time ainda conquistou outros dois títulos estaduais, um em 1998 e outro em 1999. Também obteve o mérito de consagrar-se vice-campeão estadual durante três anos seguidos, em 2016, 2017 e 2018, com o técnico Marcos Birigui no comando.
Uma das curiosidades mais marcantes do Galo do Norte é que ele foi responsável por revelar o goleiro Rogério Ceni. Ceni iniciou sua carreira no Sinop em 1987 e ficou até 1990, quando foi contratado para jogar no São Paulo Futebol Clube.
Inclusive, em 1990, Rogério era o terceiro goleiro no início da partida do campeonato, mas assumiu a titularidade e acabou contribuindo para o primeiro título do time.
Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira e pelo clube paulista na Copa Libertadores de 2005, assim como do Mundial de Clubes da FIFA no mesmo ano, Rogério Ceni é muito querido pelos sinopenses, tanto por sua fama nacional e internacional no esporte quanto por ter atuado durante muitos anos no Sinop FC.
Um ícone chamado Marcelo Boiadeiro
Quando falamos de ícones do futebol de Sinop, é impossível não lembrar do nome de Marcelo Boiadeiro. Marcelo teve uma atuação espetacular como jogador no Sinop Futebol Clube, tendo ajudado o time a se tornar bicampeão mato-grossense em 1988 e 1999.
Com as vitórias, o camisa 10 chegou a jogar a Copa do Brasil pelo Galo do Norte duas vezes, em uma partida contra o São Paulo e em outra contra o Santos.
Antes de se juntar ao Sinop, Marcelinho, como era chamado pelos torcedores apaixonados, ainda foi campeão catarinense pelo Figueirense, quando tinha apenas 17 anos de idade.
Rivais estaduais: Sorriso e Luverdense
O Sinop possui duas grandes rivalidades estaduais: o Sorriso, time com o qual disputa o Clássico do Nortão; e principalmente o Luverdense, naquele que é o maior clássico da região norte do Mato-Grosso.
Com pelo menos 28 jogos disputados até a data de criação deste conteúdo, foram 12 vitórias do Luverdense, 7 vitórias do Sinop e 9 empates. O Verdão do Norte marcou 30 gols contra 16 gols do Galo do Norte.
A maior goleada aconteceu em 2014, quando o Luverdense ganhou com o placar de 4×0. Já a maior vitória do Sinop contra o time foi de 3×1, em 2004.
Estádio Gigante do Norte (Massami Uriu)
O Estádio Gigante do Norte é o estádio oficial do Sinop Futebol Clube. Localizado na St. Industrial Sul, o local tem capacidade para 13 mil pessoas e também é chamado de Estádio Massami Uriu.
Massami foi uma pessoa muito envolvida com o esporte da cidade e um dos fundadores do Sinop Futebol Clube. Tanto é que atuou como técnico do time na década de 1980 e é considerado até hoje como um dos técnicos que mais disputou competições municipais e regionais à frente do Galo do Norte.
Em 1988, ocorreu o primeiro jogo profissional do estádio, que na época era chamado de “Madeirão”, recebendo o nome “Gigante do Norte” somente em 1994, quando ganhou uma nova estrutura.
De lá para cá, o Gigante do Norte já sediou sete finais do Campeonato Mato-grossense, com a vitória do Sinop em três delas. O jogo que registrou maior quantidade de pessoas foi entre o Sinop e o São Paulo Futebol Clube, realizado no dia 27 de abril de 2000, com mais de 15 mil torcedores no local.
Essa partida marcou o reencontro do goleiro Rogério Ceni com o clube que o revelou.
Quem visita o estádio pode conferir uma galeria com parte do arquivo pessoal de Ceni, com itens como chuteiras, camisa da Seleção Brasileira, camisas que ele vestia em conquistas pelo São Paulo e muito mais.
O propósito da exposição é mostrar aos torcedores a história do goleiro e o começo de sua carreira como campeão estadual pelo Sinop Futebol Clube, em 1990.
Como o Sinop Futebol Clube está hoje?
Atualmente, o Sinop Futebol Clube se encontra na 2ª divisão da Copa FMF (Copa Federação Mato Grossense de Futebol) e possui como técnico o experiente Marcos Birigui. Marcos entrou no lugar de Edilson Jr. em março de 2021 para ajudar o time a conquistar a vitória e seguir firme no Mato-grossense deste ano.
O técnico já teve três outras passagens pelo Sinop, nos anos de 2016, 2017 e 2018, que estão na memória dos torcedores como períodos em que o time conquistou três vice-campeonatos estaduais seguidos.
E aí, curtiu conhecer um pouco sobre a história do Galo do Norte? Esperamos que sim. Esse time é motivo de muito orgulho dos torcedores sinopenses e ajuda a manter viva a paixão pelo futebol por aqui.
Caso queira saber mais sobre o clube, você pode vir para Sinop! A AGN Imobiliária tem terrenos de altíssima qualidade e com ótimas condições de pagamento para ajudar você a realizar seu sonho na cidade que é uma das que mais crescem no Brasil.
Inclusive, se você tem dúvidas sobre porque ela é conhecida como “Capital do Nortão”, acesse nosso conteúdo com 7 curiosidades sobre a cidade de Sinop e entenda porque ela recebeu este apelido.
Com a AGN, a imobiliária em Sinop que ajuda a realizar seus sonhos, você poderá conhecer ainda mais sobre o Sinop Futebol Clube e até acompanhar o time em suas partidas, nesta que é uma das atividades mais regionais que os sinopenses gostam de fazer!
Referência da imagem destacada