Home Dicas e Dúvidas Empreender em 2021: 15 segmentos de destaque para seu novo negócio

Empreender em 2021: 15 segmentos de destaque para seu novo negócio

por Leonardo Ponso
Empreender em 2021

Conheça alguns dos melhores segmentos para empreender neste ano!

2020 foi um ano complicado em vários aspectos, inclusive no financeiro. A pandemia abalou diretamente o mercado profissional, o que fez com que o interesse em empreender em 2021 possa ter ficado ainda mais forte.

Inclusive, este desejo já existia antes mesmo da pandemia, como mostra o estudo “Global Entrepreneurship Monitor – 2019/2020 Global Report”, elaborado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), publicado na internet em 25/02/2020.

De acordo com ele, o nível de TEA (early-stage entrepreneurial activity, ou atividade empreendedora em estágio inicial) no Brasil foi de 23% em 2019, superando países como Estados Unidos, Países Baixos, Reino Unido e Espanha.

Quando olhamos para o nível de TEA (established business ownership, ou propriedade comercial estabelecida), o Brasil também ficou no topo do ranking na comparação com os mesmos países, seguido por Países Baixos, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, na ordem.

Em outras palavras, vemos que o desejo empreendedor está em alta no Brasil, e não há dúvidas de que conhecer os melhores segmentos para empreender pode ajudar bastante a alcançar o tão desejado sucesso.

Nós separamos alguns dos segmentos com potencial de estar em alta neste ano, e se você não sabe exatamente onde quer investir, então acabou de vir ao lugar certo. Nos acompanhe na leitura e conheça ideias relevantes – e valiosas – para 2021 e além!

Melhores segmentos para empreender em 2021 e alcançar o sucesso

Para poder trazer sugestões bem fundamentadas, nos baseamos nas ideias de negócios do SEBRAE, que fez uma série de estudos sobre mais de 350 ideias, inclusive com destaques para as mais populares, entre as quais estão as 6 primeiras opções de que comentamos aqui.

Com tantas sugestões, você pode escolher aquela que mais lhe agrada e alcançar um grande objetivo, que é o de ganhar dinheiro com algo que gosta, tudo isso sendo dono do seu próprio negócio!

1 – Frete e transporte de pequenas cargas

As vendas pela internet, que já vinham em ascensão, cresceram ainda mais com a chegada da pandemia. De acordo com um estudo da BIP, o e-commerce cresceu 52% na pandemia e movimentou R$ 94 bilhões, números que chamam a atenção.

Se são feitas muitas vendas, esses produtos precisam chegar aos consumidores, e é aí que entra o frete e transporte de pequenas cargas, feito com veículos de pequeno porte e que, portanto, dispensa a necessidade de caminhões, por exemplo.

Isso torna a área mais acessível, além de aproveitar um crescimento significativo no comércio virtual, que deve continuar forte pelos próximos anos.

2 – Revisão de textos

O uso da internet só tem crescido nos últimos anos. Com isso, o comércio volta seus olhares para o universo online, e deixar de estar inserido nele pode ser um grande erro para quem quer crescer.

Neste sentido, é fundamental que as empresas invistam em produção de conteúdo relevante para conseguir atingir e cativar seu público-alvo, e tal comunicação deve ser feita com clareza, eficiência e assertividade, o que pode, inclusive, contribuir para o fortalecimento da imagem da empresa.

A revisão de textos é uma boa área para empreender em 2021, já que a demanda pelo serviço também só tem a crescer em um mundo em que se comunicar (e bem) na internet é essencial.

3 – Pet shops

De acordo com um levantamento da Euromonitor International, o Brasil se transformou no segundo maior mercado de produtos pet do mundo, com 6,4% da participação global, passando pela primeira vez o Reino Unido (6,1%), mas ainda atrás dos Estados Unidos, que lideram a lista com 50%.

Ainda que a distância para o país norte-americano seja grande, é evidente o crescimento deste setor, bem como a maior procura dos cuidadores de pets por produtos e serviços especiais.

Neste sentido, investir em pet shops e outros estabelecimentos voltados aos animais de estimação torna-se uma das melhores ideias para empreender em 2021.

4 – Lanchonetes

Seja qual for a situação econômica do país, a alimentação continua sendo uma necessidade básica. Logo, lanchonetes também são boas ideias para empreender em 2021, mesmo que menos “inovadoras” que outras opções que vemos na lista.

Embora boa parte dos clientes seja quem mora, trabalha ou estuda em regiões próximas, o delivery de comida também está em alta, o que significa que tais estabelecimentos podem atender até mesmo quem está mais distante.

5 – Farmácias

Assim como a alimentação, os cuidados com a saúde também são essenciais, e ter uma farmácia por perto é algo que costuma ser bem-visto pela população da redondeza.

Também de maneira similar ao que acontece com as lanchonetes, as farmácias são presença cada vez mais comum nos aplicativos de entrega, o que aumenta sua área de atuação e, por consequência, o número de clientes em potencial.

6 – Centros de estética

Os cuidados com a beleza também continuam em alta. Além disso, antes esse era um segmento muito mais voltado ao público feminino, mas a procura por parte do público masculino também está em franca ascensão.

Isso faz com que os centros de estética também se posicionem entre os melhores segmentos para empreender neste ano e nos próximos, com um bom potencial de rentabilidade.

Outras ideias de empreendimentos para 2021 e além:

  • Escritórios de arquitetura;
  • Barbearias;
  • Agências de marketing digital;
  • Lojas e fábricas de móveis;
  • Lojas de roupas focadas em nichos específicos.
  • Minimercados;
  • Empresas de automação residencial;
  • Academias de ginástica;
  • Lojas de cosméticos e perfumaria.

Leia também: Como escolher um bom terreno comercial?

Empreender em 2021: dê o primeiro passo!

Melhores segmentos para empreender

Se você sempre teve o desejo de empreender, essa é uma ótima hora para tirar os planos do papel. Ao ser o dono do seu próprio negócio, é possível ter uma rentabilidade significativamente maior, além de mais liberdade para atuar nas áreas em que você mais gosta.

Aproveitando o ensejo, como comentamos em nosso artigo sobre empreender em Sinop, a Capital do Nortão se mostra como uma ótima cidade para abrigar o seu próprio negócio, já que tem uma população que só cresce e muito espaço para o crescimento dos empreendedores.

A AGN é uma imobiliária em Sinop que pode te ajudar com a realização deste sonho, já que tem terrenos comerciais localizados em regiões privilegiadas da cidade e com ótimas condições de pagamento.

Aproveite a oportunidade para empreender em 2021 e começar a trilhar um caminho de sucesso a curto, médio e longo prazo!

Posts Relacionados