Home Dicas e Dúvidas 13 dicas para mudança que te ajudarão com a organização

13 dicas para mudança que te ajudarão com a organização

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - 13 dicas para mudança que te ajudarão com a organização

“Se mudar” não precisa ser sinônimo de complicação!

Quem já se mudou ou ajudou algum amigo, colega ou parente nessa atividade sabe que dicas para mudança são muito bem-vindas, já que o processo é cansativo e demanda bastante esforço físico, além de um planejamento especial.

Embora geralmente se remeta a bagunça e confusão, as mudanças não precisam ser dessa forma! Algumas técnicas e práticas simples já fazem uma grande diferença no resultado, o que facilita tanto na hora de guardar tudo quanto para destiná-las ao seu novo local.

Confira essas dicas e sempre aplique-as quando se deparar com uma nova mudança!

Dicas para mudança que facilitarão o processo

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e aplicativos de comunicação. Quem receber te agradecerá por tornar prática uma mudança que poderia ser tão complicada!

1 – Prepare uma “caixa de mudança”

À primeira vista, essa dica pode parecer confusa, mas ela é uma grande aliada para a mudança. Antes de começar, separe uma embalagem, de preferência um organizador com material translúcido, que será como a “caixa de ferramentas” da mudança.

Ali dentro, coloque fita adesiva, etiquetas coloridas, régua, marcador, tesoura e estilete, além de outros itens que possam ajudá-lo, como um canivete suíço. Assim, não terá que procurar por tudo isso no meio de tantas caixas e embalagens.

2 – Separe o máximo possível de caixas

Acredite: separar caixas nunca é demais. Afinal de contas, se sobrar, você pode usar em outra ocasião, dar para quem precisa ou mesmo devolver onde encontrou.

Ao invés de comprar caixas de papelão, o que pode demandar um investimento desnecessário, procure-as em supermercados, onde costumam ser de graça, já que as embalagens em que os produtos são entregues geralmente são descartadas.

Uma boa pedida é visitar os mercados que vendem por atacado, onde a quantidade de produtos tende a ser maior, bem como a de caixas e embalagens. Opte por caixas de diferentes tamanhos e formatos para conseguir aproveitar da melhor maneira.

3 – Identifique todas as caixas

Dá um pouco de trabalho, é verdade, mas quem quer saber como fazer uma mudança organizada precisa identificar o que está dentro de cada caixa, de modo a eliminar uma boa parte do trabalho.

Se não quiser escrever o que está dentro das caixas, pelo menos indique a que cômodo pertencem. Assim, quando chegar ao destino, elas poderão ser encaminhadas já para onde ficarão.

Para facilitar ainda mais, identifique as caixas na lateral e no topo. Assim, conseguirá saber o que há dentro delas mesmo quando estiverem empilhadas.

4 – Indique um nível de prioridade para desembalar

Suas roupas para o trabalho precisam ser retiradas das caixas rapidamente para não interferir na rotina, mas aquelas ferramentas que ficavam no fundo da gaveta não possuem a mesma pressa.

Para ajudar a saber o que precisa ser desembalado primeiro, marque as caixas com números de 1 a 3, sendo “1” a maior prioridade e “3” a menor. Os números também podem ser trocados por estrelas, de acordo com o que preferir.

5 – Escreva quais são frágeis

Pratos, copos, taças, aparelhos de jantar, lâmpadas e afins são itens que podem quebrar facilmente. Se não houver qualquer indicação na caixa, um movimento brusco já pode danificá-los.

Para evitar, escreva “frágil” nas caixas – também na parte superior e na lateral. Assim, quem pegar o fará com mais cautela.

6 – Não deixe as caixas muito pesadas

Entender como fazer uma mudança sem ter problemas passa diretamente por deixar as caixas com um peso adequado. Se estiverem muito pesadas, será difícil de transportar e, principalmente, as chances de o fundo abrir aumentam.

Opte por ter um número maior de caixas com uma carga menor. Quem fizer a mudança agradece!

7 – Não identifique as caixas com bens de valor

Relógios, joias, cartões, documentos e outros itens de valor fazem parte das mudanças, mas não devem ser identificados assim nas caixas, já que nunca se sabe quando pode acontecer algum imprevisto.

Para conseguir identificar tais itens sem deixar seu valor à mostra, dê às caixas um apelido, como “quarto do Jhonatan” ou “controles do ar condicionado”, por exemplo. Use a imaginação e evite problemas!

8 – Coloque itens mais pesados em malas de viagem

Malas possuem um ótimo espaço e também precisarão ser levadas, então vale a pena usá-las para colocar livros, revistas e outros itens pesados. As rodinhas ajudarão a facilitar o transporte.

9 – Tente acabar com toda a comida (ou a maior parte dela)

Um pouco antes da mudança, pare de fazer compras e consuma tudo o que conseguir e estiver nos armários, geladeira e freezer. Assim, não precisará carregar os alimentos na mudança, o que reduz o peso e também o trabalho, já que muitos deles precisam ser refrigerados imediatamente.

10 – Separe os principais itens em uma bolsa

Chaves da casa nova, documentos, carregadores, celulares e afins são itens que darão um grande trabalho caso fiquem perdidos. Coloque todos eles em uma única bolsa e leve-a consigo para centralizar o que precisa.

11 – Limpe a casa nova antes de chegar

Como ela provavelmente estará vazia, é muito mais fácil de varrer, aspirar e passar pano. Além disso, com tantas caixas a desembalar e coisas a fazer, uma das últimas atividades que passará pela sua mente será limpar o ambiente.

12 – Chame o máximo de pessoas para a mudança

Uma das melhores dicas para mudança é ter um grande número de ajudantes para este dia. Podem ser amigos, colegas, parentes ou vizinhos: todos contam! Assim, ninguém fica tão cansado e o processo termina mais rápido.

13 – Não seja tão organizado na hora de desembalar

Para fechar a lista de como fazer uma mudança organizada, trazemos um item que pode parecer controverso, mas faz total sentido: deixar um pouco da organização de lado quando estiver retirando os itens das caixas.

Como ainda haverá uma certa bagunça no ambiente, o melhor é desembalar tudo e depois arrumar de uma vez. Assim, você ganha tempo e evita desperdiçar seus esforços.

Siga nossas dicas para mudança e tenha uma excelente experiência!

É fato que você precisará de algumas semanas de organização e preparação, mas com as dicas citadas, todo o processo ficará mais fácil e dará menos trabalho do que imagina.

Quando estiver em busca de uma imobiliária em Sinop, conte com a AGN e tenha os melhores empreendimentos à sua disposição, com condições que cabem no orçamento. Assim, além de ter aplicado as dicas para mudança, terá realizado o grande sonho da casa própria!

Posts Relacionados