Home Dicas e Dúvidas Como economizar na construção de uma casa? Descubra agora!

Como economizar na construção de uma casa? Descubra agora!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Como economizar na construção de uma casa

Acredite: não é preciso gastar muito para isso!

Se você tem essa ideia em mente, certamente já pesquisou sobre como economizar na construção, não é? Afinal de contas, ainda que demande um investimento considerável, a realização do seu sonho não precisa estar tão distante, pelo contrário.

É perfeitamente possível cortar custos sem abrir mão de nada em termos de qualidade, tanto na estrutura quanto no acabamento, desde que se faça um planejamento inteligente e equilibrado.

Saiba o que fazer para poder reduzir boas centenas – e até milhares – de reais em sua obra e, como resultado, ter uma casa maravilhosa!

Como economizar na construção da sua casa dos sonhos?

Um bom planejamento é a resposta. Quando se pensa com cautela e atenção no que será realizado, os resultados tendem a ser os melhores possíveis.

Muitas pessoas desejam saber quanto gasta para construir uma casa, mas esta é uma pergunta para a qual não existe uma resposta definitiva, pois pode variar de acordo com uma série de variáveis.

Em linhas gerais, pode-se estimar que o custo seja de aproximadamente R$ 1.700 a cada m², ou seja, uma casa de 80 m² custaria R$ 136 mil, embora o número possa variar para mais ou para menos de acordo com a forma que será construída, os materiais empregados e o prazo de construção.

Quem quer saber como economizar na construção de uma casa pode colocar as seguintes dicas em prática:

Comece o planejamento com antecedência

Há um ditado popular que diz que tempo é dinheiro. Se adaptarmos a frase para o setor de construção civil, temos que uma casa construída em menos tempo demanda mais dinheiro, tanto na mão de obra quanto na matéria-prima.

É por isso que a primeira dica não poderia ser outra senão começar o planejamento com antecedência. Ela será determinante para colocar as demais em prática, além de tirar uma boa parte do estresse que pode acompanhar este momento.

Fique de olho nas promoções

A construção de uma casa só pode ser feita mediante a aquisição de muitos materiais. São sacos de cimento, argamassa, metros quadrados de areia e pedra, pisos, azulejos, fiação, tubos, conexões, tijolos, blocos e por aí vai.

Isso significa que prestar atenção nas promoções é fundamental, já que te permite economizar um pouco em cada item, resultando assim em uma ótima economia no final da obra.

Também é importante ressaltar que este cuidado permite diluir os custos, o que é muito bom para não se deparar com uma grande despesa de uma única vez e ter condições financeiras de lidar com eventuais emergências.

Apenas se atente ao armazenamento dos itens, bem como às datas de validade dos que se aplicam, como o cimento, por exemplo. Neste caso, pode ser mais seguro aguardar para comprá-los por último, próximo do início da obra.

Faça várias cotações

Seja para os materiais, a mão de obra ou os projetos, cotar com diferentes empresas e profissionais é indispensável para poder aproveitar os melhores preços possíveis.

Assim como uma compra de mercado pode ter um preço bem variável em diferentes mercados, o mesmo se aplica no que tange à construção civil, o que faz com que as cotações não sejam opcionais, mas sim obrigatórias.

Procure em depósitos de bairro e em grandes players da área, bem como por empresas de engenharia civil e pedreiros indicados por amigos, colegas e familiares, de modo a poder economizar tanto quanto possível.

Opte por um projeto menor

Aqui, não temos uma dica mágica de como economizar na construção, apenas a matemática simples: quanto maior for a casa, mais cara ela será, e o oposto também se aplica.

Quando se tem um projeto menor, gasta-se menos com material, mão de obra e até mesmo com o próprio projeto, ou seja, as contas ficarão bem avaliadas com essa decisão.

Quem busca saber como guardar dinheiro para comprar uma casa também se depara com uma situação similar, já que as menores naturalmente possuem um preço também menor, e isso se aplica da mesma forma nas construções.

Uma alternativa interessante é começar com algo menor, mas pedir ao engenheiro responsável que o projeto possa ser ampliado posteriormente, como para a construção de novos quartos, uma área de lazer ou quaisquer outros cômodos. Assim, alia-se a economia à funcionalidade à longo prazo.

Economize na aquisição do terreno

Assim como economizar na construção de uma casa é importante, o mesmo se aplica ao terreno, que também precisa de um investimento considerável e, portanto, faz a diferença no orçamento.

Nós já falamos sobre como financiar um terreno, seja com instituições financeiras ou com a própria imobiliária, o que permite não apenas pagar menos como também diluir a despesa em um longo período, o que proporciona uma organização ainda melhor.

Procure por bons terrenos, que sejam compatíveis com aquilo que procura, mas cujo valor também esteja dentro do orçamento, o que colaborará no corte de custos.

Pense onde você e sua família ficarão durante a obra

Depois de comprar e ter a documentação de terreno em dia, o planejamento continua com a organização de onde ficar enquanto a obra está sendo concluída, algo que nem sempre é levado em consideração, mas faz total diferença.

Quem mora de aluguel precisa se programar para ficar em casa por um período de tempo maior do que o prazo final da obra, já que nunca se sabe quando algum inconveniente pode acontecer.

Se for o caso, nos últimos dias, a família pode optar por ficar na casa de amigos ou parentes, de modo a cortar custos com o aluguel e poder investir na nova casa. Porém, sempre se planeje para não ter que correr para um hotel de última hora e ter um desfalque considerável no orçamento.

Aprendeu como economizar na construção de uma casa? Agora é só aplicar!

Viu como é possível construir aquela casa que você sempre sonhou sem ter que acabar com todas as suas finanças? Com uma boa dose de organização e planejamento, é possível atingir seu objetivo com economia.

Depois de ter escolhido sua imobiliária em Sinop e aprendido como economizar na construção, mantenha o planejamento em ordem e veja como a realização desse grande objetivo está mais perto do que imaginava!

Posts Relacionados

Deixe um comentário