Home Arquitetura Tendências de arquitetura 2022: o que deve fazer sucesso no próximo ano

Tendências de arquitetura 2022: o que deve fazer sucesso no próximo ano

por Leonardo Ponso
Arquitetura 2022

Conheça quais devem ser as tendências de arquitetura para 2022!

A arquitetura tem muita teoria, de fato, mas não podemos negar que ela é uma arte. Afinal de contas, os projetos e detalhes sempre se renovam, com destaque para cada virada de ano. Isso significa que as tendências de arquitetura 2022 tendem a ser diferentes do que se viu até o ano anterior.

Tais atualizações são sempre muito visadas no segmento, especialmente quando se trata de novas construções ou reformas. Afinal, para se sentir atual, quer coisa melhor do que ter itens que estão com tudo nas páginas das revistas de arquitetura ou nos melhores perfis do Pinterest e do Instagram?

De acordo com a Grand View Research, o mercado global de serviços de arquitetura foi estimado em US$ 333,14 bilhões em 2020 e estima-se que apresente uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,7% de 2021 a 2028, o que o faria atingir mais de US$ 365 bilhões em 2022.

O número chama muito a atenção, especialmente quando consideramos os impactos trazidos pela pandemia. Afinal, se a área ainda se manteve tão forte e relevante, este é um sinal de que tal poderio ainda deve se manter durante muito e muito tempo, movimentando as mais belas tendências ao redor do mundo.

Nos acompanhe na leitura para conhecer as tendências arquitetônicas para 2022 e, de quebra, tenha excelentes ideias para construir ou reformar sua casa ou apartamento!

Tendências de arquitetura 2022

Este é um tipo de assunto que costumamos abordar por aqui, como já fizemos quando comentamos sobre as tendências na construção civil para 2020. Agora, então, vamos para as tendências arquitetônicas para o ano que se aproxima!

Os créditos vão para um conteúdo do site Architectural Digest, que fez um compilado das tendências de acordo com especialistas no assunto. As fotos também foram retiradas do mesmo site, mas colocamos suas referências embaixo de cada uma.

Paletas de cores de paisagens

Paletas de cores de paisagens
Divulgação: @pernilleloof

O amor dos clientes pelas paletas claras e confortáveis de verde, azul e tons terrosos deve se manter, mas isso não é apenas um caso de preferência estética.

De acordo com Michelle Lamb, diretora editorial da The Trend Curve, pesquisas mostram que esquemas com cores naturais e formatos orgânicos, como os que são encontrados na natureza, ajudam a reduzir o estresse, a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Como se não bastasse, tais tons ainda inspiram a criatividade e nos deixam mais felizes.

Outro ponto importante compartilhado por Michelle é que talvez, como a humanidade nunca precisou tanto dos poderes de cura da natureza do que neste momento, há uma procura para que tal aproximação seja ainda mais profunda.

Ela acredita que tons mais próximos aos das florestas, como oliva verde-oliva e verde-musgo, serão bastante usados em conjunto com tons de madeira natural, pedras com gramas proeminentes, bambu, mato seco e motivos de flores e folhas.

De acordo com Lisa White, diretora criativa e de interiores na WGSN, a terracota vai continuar com protagonismo em um ano em que as cores devem inspirar o sentimento de ter os pés no chão e se sentir esperançoso.

Ainda de acordo com Lisa, o apelo dos tons de terracota traduzem-se em produtos que podem ser postos sobre a mesa, de materiais mais rígidos, como pedras naturais, metais oxidados, madeira e argila, a materiais macios, como linho, couro e suede.

Uma sugestão interessante é a de pintar alguns elementos de sua casa com essa tonalidade de terracota. Isso já vem sendo feito, resultando em uma reciclagem de vários itens que, com isso, ganham ainda mais vida útil, ela finaliza.

Conservatórios contemporâneos

Arquitetura 2022
Divulgação: Sam Frost

Nosso apreço pelas coisas vivas, como as plantas, vieram para ficar. Porém, uma forte tendência de arquitetura para 2022 é que isso aconteça de uma maneira mais sofisticada.

Lisa White afirma que as pessoas quiseram levar suas salas de estar e outros espaços para ambientes externos. Logo, também aumentará o desejo por trazer o ambiente externo para dentro de casa, o que envolve o cuidado com as plantas e o design biolífico.

Duas sugestões de Lisa vão para os pés de limão e de olivas em grandes vasos de ambientes internos. Porém, isso não significa que apenas as duas espécies devem ser usadas, já que os proprietários possuem a liberdade de escolher as que lhes agradam para sua decoração.

Em relação ao conservatório contemporâneo, que deu nome a este subtítulo, basicamente seu significado diz respeito ao cultivo de plantas em ambientes internos, algo que está se popularizando. Inclusive, estão surgindo novos dispositivos que permitem que as plantas floresçam mesmo nesses locais.

Estratégias sensoriais

Estratégias sensoriais
Divulgação: Cortesia de GamFratesi + Studio Irina Boersma para Architectural Digest

Uma coisa é clara sobre o futuro do design de interiores e da arquitetura: eles devem oferecer uma sensação tão agradável quanto sua estética. Logo, os especialistas afirmam que os consumidores estão prestando muito mais atenção às experiências sensoriais de seus lares.

Lisa White diz que o aroma ganhou um lugar de destaque durante a pandemia e que as pessoas estão aromatizando áreas específicas de suas casas com diferentes aromas como forma de habitar o espaço com todos os seus sentidos.

Um exemplo, de acordo com ela, é que o home office pode ser aromatizado com sálvia para promover a acuidade mental; o quarto pode ser aromatizado com flor de laranjeira para promover a calma e o sono; e a sala de estar terá algo festivo e aconchegante, como uma fragrância que remete ao fogo.

Ramos, CEO da The Ideatelier, agência de previsões culturais, diz que o tato, a composição e os estímulos sensoriais estão influenciando as escolhas das pessoas para produtos usados no interior dos espaços.

Leia também: Como montar um escritório em casa para o Home Office?

Arquitetura 2022: novidades aconchegantes e confortáveis

Toda a agitação trazida nos últimos meses e anos, especialmente por conta da pandemia, pede mais tranquilidade, harmonia e sossego, o que está refletido nessas tendências arquitetônicas.

Se você deseja que as tendências de arquitetura 2022 estejam em sua casa, mas ainda não tem um terreno para chamar de seu, conte com a AGN, sua imobiliária em Sinop, e garanta o seu pedaço de terra para construir e decorar como quiser, inclusive com o que está em alta!

Posts Relacionados