Home Arquitetura Cozinha americana ou fechada: saiba como escolher a sua

Cozinha americana ou fechada: saiba como escolher a sua

por Leonardo Ponso
Cozinha americana ou fechada

Descubra se o melhor para você é uma cozinha aberta ou fechada e saiba como chegar a esta conclusão.

As tendências de arquitetura e construção civil costumam mudar conforme o tempo passa. Algo que fazia sucesso há alguns anos já pode parecer ultrapassado – e, depois de algumas estações, voltar com tudo. Neste sentido, uma dúvida é comum na mente de quem vai construir ou reformar: cozinha americana ou fechada?

As cozinhas fechadas eram mais comuns antigamente. Porém, de alguns anos para cá, as cozinhas americanas consolidaram-se como elemento comum em várias novas construções e reformas.

É fato que um dos motivos que pode ter levado a isso é a tendência de imóveis residenciais menores, o que, por sua vez, leva à necessidade de cômodos também menores. É isso o que mostra um conteúdo publicado no site do G1.

De acordo com ele, que trouxe dados do Secovi-SP, os apartamentos com menos de 45 m² representaram 42,6% das unidades lançadas na capital de São Paulo em 2017 e 36,8% das vendidas no 1º semestre de 2017.

Porém, é possível encontrar unidades ainda menores, com 25 m² e até menos que isso. Um conteúdo da BBC Brasil trouxe maiores detalhes (com o perdão do trocadilho) sobre apartamentos com incríveis 10 m², chamados de “microapartamentos”.

Voltando ao tópico principal, nos acompanhe na leitura para saber como escolher entre o seu tipo de cozinha, de modo a diminuir as chances de se arrepender no futuro.

Cozinhas americanas: vantagens e desvantagens

Vamos começar nossa comparação com as cozinhas americanas, também chamadas de integradas. Alguns pontos que merecem destaque são os seguintes:

Vantagens das cozinhas americanas

  • Melhor aproveitamento de espaço. Como comentamos anteriormente, a tendência é de que os imóveis tornem-se cada vez menores. As cozinhas integradas permitem aproveitar melhor a área disponível, já que é possível compartilhar a cozinha como uma copa.
  • Amplitude no ambiente. Outro ponto ligado aos ambientes compactos é o fato de que as cozinhas americanas dão a sensação de que o local é maior, justamente pela ausência de paredes e divisões entre os cômodos.
  • Projetos com visual moderno. Se você é um adepto da modernidade em projetos arquitetônicos e de construção civil, as cozinhas integradas são uma excelente opção, já que costumam figurar em boa parte dos lançamentos e reformas por aí.
  • Melhor integração entre os moradores e quem mais estiver ali. Uma vantagem prática das cozinhas americanas é justamente a integração que ela permite entre quem estiver por ali. Mesmo que esteja preparando o jantar, ainda é possível conversar com a família e os amigos na sala de estar, por exemplo.

Desvantagens das cozinhas americanas

  • “Bagunça” mais aparente. A presença de paredes permite que aquela desorganização que pode aparecer no final do dia seja destacada. Isso significa que as louças sobre a pia chamarão mais atenção do que se houvesse uma parede para dividir os ambientes.
  • Armários mais compactos. Com menos paredes na cozinha, consequentemente há menos espaço para a colocação de armários, mesmo que planejados. Por consequência, você pode ter que se desfazer de alguns de seus itens da cozinha ou procurar outro lugar, especialmente para aqueles que são menos utilizados.
  • Odores que podem se espalhar pela casa. Nem todo mundo é tão chegado ao cheiro de fritura ou do preparo de algum alimento, e quando as cozinhas são integradas com o restante do espaço da casa, tal aroma pode se espalhar pelos outros cômodos, um ponto que deve ser considerado.
  • Maior necessidade de móveis planejados. Ainda falando sobre os móveis, como as dimensões tendem a ser menores e a disposição não é a mesma de um cômodo fechado, costuma ser maior a necessidade pela busca de móveis planejados, que permitem um bom aproveitamento de espaço, mas podem custar mais caro que os tradicionais.

Cozinhas fechadas: vantagens e desvantagens

Depois de comentar sobre as cozinhas americanas, chegou a hora de abordar as vantagens e desvantagens das cozinhas fechadas.

Vantagens das cozinhas fechadas

  • Maior privacidade. Se você gosta de um momento mais intimista durante o preparo de alimentos, a cozinha fechada é uma boa pedida para você, que poderá se concentrar e dedicar mais àquele momento tão especial.
  • Facilidade para encontrar os móveis. Cozinhas fechadas trazem mais praticidade na hora de encontrar móveis que se adequem ao formato disponível. Além disso, mesmo que não sejam planejados e perfeitamente adaptados ao ambiente, pequenas diferenças passam menos percebidas.
  • Contenção dos odores. Caso você goste de surpresas no preparo das refeições, tendo a liberdade de fazer o que quiser sem que quem esteja na casa consiga adivinhar com tanta facilidade por conta do cheiro, as cozinhas fechadas ganham mais um ponto positivo em sua lista.
  • “Bagunça” não aparente. Com paredes que dividem os ambientes, não tende a ser um grande problema deixar aqueles pratos e copos para lavar no outro dia.

Desvantagens das cozinhas fechadas

  • Aparência menos moderna. Mesmo que o projeto seja novo, como as cozinhas americanas são tendência, se a sua for diferente, pode parecer que a ideia e a execução não são tão recentes.
  • Menos integração com as demais pessoas. Por outro lado, se você é alguém que gosta da companhia e da conversa de outras pessoas enquanto está na cozinha, tais momentos tendem a ser menos próximos em cozinhas fechadas.
  • Maior despesa com a construção. Nem sempre se pensa nisso, mas se você terá uma cozinha fechada, serão mais paredes para construir e acabar, seja com massa corrida ou com revestimento, de acordo com o que preferir. Isso pode aumentar um pouco o orçamento.

Leia também: Casa ou apartamento? Descubra qual é a melhor opção para você

Afinal, o que é melhor: cozinha aberta ou fechada?

Cozinha aberta ou fechada

Não é possível chegar a uma conclusão. Afinal, esta é uma questão bastante pessoal, que envolve preferências e experiências.

Se você gosta de estar próximo a outras pessoas e não se incomoda com o fato de que eventuais desorganizações ficarão mais visíveis, a cozinha americana é uma boa pedida, além do fato de que sua construção ou reforma pode trazer custos menores.

Por outro lado, se prefere um ambiente mais fechado, especialmente se a casa ou apartamento tiverem uma área maior para a divisão dos cômodos, a opção pela cozinha fechada tende a ser acertada.

No final das contas, nada impede que você mude de ideia com o passar do tempo – desde que tudo passe pela análise e aprovação de profissionais especializados em construção civil, de modo que a segurança esteja mais que garantida.

Seja qual for a sua preferência entre cozinha americana ou fechada, ao garantir o seu terreno com a AGN, sua imobiliária em Sinop, a escolha fica a seu critério. Assim, você estará satisfeito e, além disso, morando em uma cidade tão maravilhosa e crescendo como a Capital do Nortão!

Posts Relacionados