Home Arquitetura Reformar ou comprar imóvel novo? A dúvida que vai além dos programas de TV

Reformar ou comprar imóvel novo? A dúvida que vai além dos programas de TV

por Leonardo Ponso
Comprar imóvel para reformar e vender

Descubra qual é a melhor opção para você entre comprar ou reformar.

Não é novidade que ter um imóvel próprio é um grande sonho para os brasileiros: de acordo com uma pesquisa da MindMiners, comprar uma casa ou apartamento é a prioridade para mais de 50% dos entrevistados que ainda não realizou este objetivo. Porém, será que compensa mais reformar ou comprar?

De um lado, você tem um imóvel que pode precisar passar por boas mudanças, não apenas estéticas como, às vezes, até estruturais. Do outro, você tem a opção de adquirir algo novo, comprovado em relação à segurança e eficiência, mas que pode pesar mais no bolso ou te fazer abrir mão de alguns metros quadrados de área.

Essas são algumas das principais diferenças, mas a verdade é que há muitas outras que precisam ser consideradas para quem deseja tomar a melhor decisão possível a curto, médio e longo prazo. Afinal, não é todo dia que se realiza um grande sonho como este, não é?

Se você quer entender melhor porque essa questão motiva até mesmo a existência de reality shows, mesmo que com alguma roupagem diferente, como “Ame-a ou Deixe-a” e “Reforma à Venda”, continue conosco e entenda qual é a melhor alternativa para o que você realmente busca!

Reformar ou comprar imóvel novo: prós e contras

Assim como a comparação entre casa térrea ou sobrado, cada opção tem seus pontos positivos e negativos, e tudo depende do que cada pessoa procura ou precisa. Entre reformar ou comprar, alguns dos diferenciais são os seguintes:

Reformar – pontos positivos

  • Preço mais baixo. Na maior parte das vezes, os imóveis para reformar são mais baratos que os novos , justamente pelo fato de ser necessário investir em consertos e melhorias. Ainda assim, porém, o custo final pode ser menor.
  • Personalização. Como o imóvel terá que passar por reformas, ele pode ficar com o estilo que você desejar, o que abre um grande leque de opções e possibilidades.
  • Maior disponibilidade. Embora este seja um ponto que pode variar de acordo com cada região, geralmente, há mais disponibilidade de imóveis usados que de novos.
  • Morar antes de reformar. Se o orçamento estiver um pouco mais apertado e você não quiser fazer as reformas em um primeiro momento, então poderá morar ali sem ter que investir muito para as melhorias e consertos, desde que não sejam estruturais e comprometam a segurança do imóvel. Neste caso, a reforma precisa ser imediata.
  • Potencial de valorização. Este é outro ponto que varia de acordo com cada caso, mas um imóvel reformado pode valorizar até mais de 40%, o que também se mostra como uma excelente oportunidade de investimento.

Leia também: Investir em terrenos é um bom negócio? Descubra agora!

Reformar – pontos negativos

  • Complexidade. As reformas podem ser bem complexas, especialmente quando não são apenas estéticas.
  • Condições nem sempre tão boas. Às vezes, tanto na aparência quanto na funcionalidade, as condições do imóvel estão bem prejudicadas, o que pode até mesmo espantar os interessados.
  • Custos envolvidos. Embora o preço do imóvel costume ser menor, há que se considerar os custos da reforma. Dependendo do que o novo proprietário deseja, inclusive, no final das contas, o valor pode ficar quase igual (ou até superar) o de um imóvel com características similares.
  • Tempo até conclusão da obra. Outro ponto que precisa ser considerado é o tempo até que a obra esteja pronta. Inclusive, dependendo da reforma, pode ser que a família ou a pessoa não consiga morar lá até sua conclusão.

Comprar – pontos positivos

  • Tranquilidade. Quem compra um imóvel pronto já o encontra em perfeitas condições de moradia, o que traz um nível incomparável de tranquilidade.
  • Garantia. Um ponto bem importante é a garantia dos imóveis novos, que é de 5 anos junto às construtoras e incorporadoras, de acordo com o Art. 618 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o Código Civil.
  • Ampla variedade de opções. Dependendo da região, pode haver uma grande disponibilidade de imóveis novos, o que permite ao comprador encontrar algo que esteja mais de acordo com o que procura.
  • Infraestrutura (geralmente) mais moderna e eficiente. Idealmente, novos imóveis contam com uma infraestrutura melhor, como nas instalações elétricas e hidráulicas, que levam materiais mais confiáveis e que até trazem uma economia significativa, como no caso dos fios e cabos.

Comprar – pontos negativos

  • Custo mais alto. Via de regra, imóveis novos custam mais do que os usados com características similares, o que nem sempre cabe no orçamento de todos os interessados.
  • Tamanhos menores para o mesmo orçamento. Justamente por conta do maior preço, pode ser que o mesmo orçamento permita ao interessado encontrar imóveis menores.
  • Acabamento geralmente de acordo com as últimas tendências. Este pode ser um ponto positivo para alguns, mas não tão bom para outros, como aqueles que preferem outros estilos, diferentes dos que estão em alta na área de Design de Interiores.
  • Valorização nem sempre tão intensa. Embora os imóveis novos possam valorizar, este movimento nem sempre acontece de forma tão acelerada quanto no caso das reformas, em que o impacto tende a ser mais rápido.

Confira também: Como reformar uma casa gastando pouco? Confira 5 dicas essenciais

Afinal, vale a pena comprar imóvel para reformar e vender?

Reformar ou comprar imóvel novo

Se a intenção for apenas vender para lucrar, essa costuma ser uma ótima opção. Porém, quando o assunto é moradia, a situação muda de figura.

Na verdade, não há como chegar a uma decisão neste sentido. Há pessoas que preferem comprar um imóvel novo, já pronto e com garantia, mesmo que tenham que abrir mão de alguns toques pessoais de estilo; enquanto outras não se importam em ter que reformar, já que podem economizar e ter seu estilo ali.

No final das contas, o que vale é comparar as opções para buscar saber o que é a melhor para os interesses de cada um.

Porém, cabe ressaltar que existe uma opção que foge da comparação entre comprar ou reformar imóveis, mas que permite economizar ao mesmo tempo que abre um leque virtualmente infinito de opções de personalização: a compra de um terreno.

Com essa alternativa, você poderá procurar por lotes que estejam de acordo com o que sempre sonhou, além de ter um projeto inteiramente personalizável, de acordo com os seus maiores sonhos, quer na disposição dos cômodos, em seu tamanho ou no estilo adotado.

A AGN é uma imobiliária em Sinop com mais de duas décadas de experiência e excelentes terrenos na cidade, com condições que cabem em seu orçamento. Assim, ao invés de quebrar a cabeça entre reformar ou comprar, você pode aliar as maiores vantagens de ambas opções!

Posts Relacionados