Home Finanças Afinal, bancos digitais são seguros para guardar o meu dinheiro?

Afinal, bancos digitais são seguros para guardar o meu dinheiro?

por Leonardo Ponso
Bancos digitais são seguros

Conta digital é segura e uma boa alternativa para quem deseja praticidade e economia.

A tecnologia vem se desenvolvendo ao longo dos anos como uma das maiores aliadas dos seres humanos. Podemos contar com vários serviços digitais, desde compras simples até consultas médicas e serviços bancários. Porém, será que os bancos digitais são seguros?

Entre as soluções digitais, uma das mais interessantes é o advento dos bancos digitais, em que o acesso se dá exclusivamente online, sem agências físicas e, muitas vezes, sem taxas administrativas.

Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Ipec em abril de 2021 mostra que 57% dos brasileiros com acesso à internet já abriram conta em ao menos um banco digital. 36% o fizeram durante a pandemia de Covid-19, devido à necessidade de cumprir isolamento social ou ainda ao corte de gastos.

Entre os brasileiros com contas em bancos digitais, 47% ainda têm conta nos bancos tradicionais, mas 10% já abriram mão de bancos com agências físicas. 51% dos jovens entre 16 e 24 anos preferem bancos digitais.

Ainda que os bancos digitais estejam em pleno crescimento, a pesquisa aponta que 65% dos entrevistados ainda preferem fazer transações como pagamentos, depósitos ou saques nos bancos tradicionais.

Mesmo assim, a diferença entre a quantidade de clientes satisfeitos nos dois formatos é bastante grande. Enquanto 41% dos usuários de bancos digitais estão totalmente satisfeitos com o serviço, apenas 25% dos correntistas em bancos tradicionais se sentem assim.

Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar como funcionam os bancos digitais, quais as suas vantagens e também para mostrar que é seguro ter uma conta digital.

Como funcionam os bancos digitais?

Os bancos digitais são instituições financeiras que atuam online, ou seja, totalmente pela internet. O acesso à conta e às transações se faz por meio de website próprio ou aplicativo para celular e tablet. 

Até mesmo o serviço de atendimento ao cliente é realizado dentro da plataforma, utilizando chat no aplicativo (ou website). As informações principais estão disponibilizadas numa página que reúne as perguntas frequentes e também é possível enviar e-mails.

O atendimento é quase todo feito à medida do cliente, incentivando sua autonomia e liberdade.

Usuários de bancos digitais podem fazer transferências, pagamentos ou agendamentos, acompanhar os gastos em tempo real, contestar compras ou valores equivocados, cancelar ou liberar cartões e ainda programar investimentos a qualquer momento pelo app do banco.

O acesso ilimitado à conta bancária auxilia muito na disciplina financeira, já que é possível controlar todos os gastos, fazer previsões e planos com o próprio dinheiro e também desenvolver liberdade financeira. 

Bancos digitais são seguros?

Os bancos digitais são tão seguros quanto os tradicionais. As normas que regulamentam a segurança do acesso a contas digitais passam por métodos de autenticação reforçados e também proteção por órgãos do governo.

A legislação vigente se atualiza com frequência para garantir que os dados dos usuários sejam protegidos e para evitar o vazamento de informações confidenciais.

No que tange à autenticação, os processos incluem reconhecimento facial ou mesmo de voz e uso de impressão digital além das tradicionais senhas numéricas e códigos de acesso.

Os sites e apps exigem ao menos dois métodos de autenticação, o que contribui mais ainda para a segurança da conta e dos dados pessoais dos clientes.

O Conselho Monetário Nacional (CMN), departamento do Banco Central, desenvolveu um conjunto de regras a serem seguidas pelos bancos com operações digitais.

Este conjunto assegura que as empresas financeiras tenham a obrigação de elaborar uma política de segurança cibernética que define o armazenamento e tratamento de dados dos usuários.

Os serviços de bancos digitais trabalham com diversos protocolos de navegação segura, como criptografia. Assim, os dados são processados de maneira a quebrar as informações em códigos que não podem ser decifrados facilmente.

Contas digitais são confiáveis?

Conta digital é segura

Os bancos tradicionais que oferecem contas digitais trabalham com os mesmos serviços, como pagamentos, operações de crédito e cheque especial. Por isso, se utilizam do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que atua como uma espécie de seguro.

Sendo assim, é possível minimizar eventuais perdas financeiras e proteger o patrimônio dos correntistas.

Já as fintechs, empresas financeiras que atuam 100% no ambiente digital, estão enquadradas na categoria contas de pagamento. Desse modo, o dinheiro dos correntistas é separado do patrimônio da instituição, podendo ser restituído totalmente no caso de algum problema com o banco digital.

Então não se preocupe, o dinheiro transacionado nas contas digitais está tão protegido quanto estaria numa conta tradicional ou até mais.

Como manter a conta digital segura

Os bancos digitais são extremamente seguros. Mas existem alguns truques para manter a sua conta digital mais segura ainda.

Entre as principais coisas que o usuário pode fazer para garantir a segurança dos seus dados, é essencial ter um bom antivírus e mantê-lo atualizado, além de tomar muito cuidado com links estranhos enviados fora dos apps oficiais. Também é importante criar senhas difíceis de decifrar.

Antes de abrir uma conta, pesquise sobre o banco. Procure saber a opinião de outros usuários em sites como Reclame Aqui. Assim, você poderá conferir a confiabilidade da empresa, a maneira como lidam com problemas e se já tiveram vazamento de dados.

Use os portais disponibilizados pela própria instituição para entrar em contato com o atendimento e tirar as suas dúvidas. Pesquise as informações principais e pergunte o que não encontrar.

Evite contatos fora do app ou mesmo do site do banco. Não clique em links suspeitos enviados via redes sociais, sms ou e-mail. Tenha atenção às transações que realizar e procure saber qual o protocolo da instituição para cada uma delas. 

Mantenha tanto o app quanto o seu celular com senhas de bloqueio. Isso aumenta a segurança dos seus dados. Não dê a sua senha nem códigos de acesso a ninguém e não use as senhas de banco em outros apps, como redes sociais.

Outra tática para manter a segurança da sua conta é acessá-la somente pelo seu telefone. Com isso, as suas senhas e dados ficam restritos ao uso em um único dispositivo e não correm o risco de ser hackeadas.

Banco digital é seguro e uma alternativa econômica!

Ter uma conta digital traz muitas vantagens. Acesso ilimitado à conta, notificações a cada transação efetuada, mais controle e organização financeira e muita autonomia para cuidar do seu dinheiro, além do fato de que muitos deles não cobram taxa de manutenção aos correntistas.

Além disso, uma conta digital pode facilitar ainda mais suas transações financeiras, como o pagamento de prestações dos terrenos vendidos pela AGN. Com isso, a disciplina financeira necessária para realizar o sonho da casa própria fica muito mais possível.

Depois de descobrir que banco digital é seguro, aproveite a oportunidade e confira os terrenos que a AGN disponibiliza. Assim, com o apoio da sua imobiliária em Sinop e de um bom banco digital, sua vida ficará ainda mais fácil!

Posts Relacionados