Home Dicas e Dúvidas Como economizar no orçamento familiar? Conheça 5 dicas que você pode aplicar a partir de hoje

Como economizar no orçamento familiar? Conheça 5 dicas que você pode aplicar a partir de hoje

por Leonardo Ponso
Como economizar no orçamento familiar

Quem sabe como gastar menos dinheiro consegue manter o orçamento no azul!

Como economizar no orçamento familiar? Aí está uma pergunta que nem sempre é tão simples de responder, já que se deparar com um orçamento no vermelho é uma situação não tão incomum.

De acordo com dados do Serasa, 62 milhões de brasileiros estão endividados. Além disso, metade dessas pessoas estão com a renda comprometida, o que prejudica muito o orçamento, especialmente quando pensamos em uma família, com as necessidades de todos os seus membros.

Se você também faz parte das pessoas que estão com problemas no orçamento, fique tranquilo. Afinal, além de ser algo super comum, como vimos acima, é possível sair dessa situação e voltar a ter o controle das suas contas com uma dose de paciência, organização e disciplina financeira.

Nos acompanhe na leitura para saber como gastar menos dinheiro e, assim, deixar de ser um refém das próprias contas!

Como economizar no orçamento familiar?

Recentemente, nós falamos por aqui sobre dicas de disciplina financeira, que também são muito importantes. Porém, no contexto familiar, é importante pensar em todos os membros da família, o que demanda esforços diferentes, mas ainda assim, é possível economizar sem alterar tanto os costumes de toda a família.

Vale ressaltar que nossas dicas foram pensadas para períodos “normais”, em que não estamos na pandemia. Por isso, passeios e outras atividades que podem resultar em aglomerações são dicas que devem ser seguidas apenas depois que essa situação de calamidade passar, tudo bem?

Tendo isto posto, as seguintes dicas te ajudam a economizar no orçamento familiar:

#1 – Cuidado nas despesas no mercado

O supermercado pode ser um dos principais vilões do orçamento familiar. Para impedir que isso aconteça, é importante planejar bem as compras para evitar que as despesas sejam tão altas a ponto de prejudicarem o pagamento de outros compromissos.

Uma boa dica é separar um valor e pagar em dinheiro. Assim, você evita parecer que não tem limites, o que pode acontecer quando usamos os cartões de débito e, principalmente, os de crédito.

Além disso, sempre procure por promoções. Dessa forma, você consegue economizar sem que precise deixar de comprar os itens que a família mais gosta.

Outra dica que não podemos deixar de citar é comparar os preços em diferentes mercados. Às vezes, a economia é tanta que a diferença pode ser usada para pagar alguma conta mais barata da casa.

#2 – Fique de olho nos “desapegos”

De materiais escolares a novos calçados e eletrônicos, as demandas de uma família são grandes, e uma maneira inteligente de economizar é procurar por grupos e comunidades em que as pessoas vendem itens que não estão mais usando.

Erroneamente, às vezes temos algum tipo de preconceito em relação a itens que já foram usados, mas o mesmo raciocínio não é aplicado em bens de valor, como veículos, casas e apartamentos, o que mostra como os itens de “segunda mão” não são ruins.

Muitas vezes, esses itens são vendidos porque não servem mais nas crianças ou deixaram de ser utilizados na casa, e comprá-los tende a resultar em uma economia significativa.

Além disso, você também pode vender itens que a família não usa mais. Afinal, assim como pode ter interesse em comprar itens usados e de boa qualidade, outras famílias podem pensar da mesma forma.

#3 – Prefira passeios baratos (ou até gratuitos)

Há várias alternativas para se divertir com a sua família, e nem todas elas são pagas. Isso significa que não é necessário gastar todas as vezes que a família vai passear ou se divertir.

Você pode recorrer aos parques da cidade para que eles brinquem e se divirtam. Lá, ao invés de gastar nas lanchonetes e barraquinhas, façam um piquenique (com os alimentos que compraram mais barato no supermercado) para economizar bastante.

É claro que isso não significa que todas as idas ao cinema precisam deixar de existir, mas sim que ao equilibrar as coisas, a economia tende a ser bastante significativa, o que faz diferença no final do mês.

#4 – Planeje-se com antecedência para as férias

As férias são esperadas por todo o ano. A família aguarda ansiosamente até que elas cheguem, quando podem desligar um pouco da rotina do trabalho, dos estudos e das demais atividades para recarregar as baterias.

Uma ótima forma de como economizar no orçamento doméstico é planejar as férias com bastante antecedência, algo em torno de 4 a 6 meses antes. Pode parecer um certo exagero, mas com isso você consegue encontrar passagens e hospedagens muito mais baratas.

Além disso, você também pode optar por destinos menos procurados, mas que também são legais, o que garante uma economia significativa, além de evitar se deparar com cidades tão cheias que quase não dá para andar direito.

#5 – Faça alguns consertos e serviços por conta própria

Algumas manutenções precisam de serviços profissionais em casa, como na tubulação de gás. Porém, outros serviços podem ser feitos por você, mesmo que não tenha experiência, como pintar as paredes, trocar a resistência do chuveiro ou até instalar uma tomada quando a caixinha já está com os fios passados.

Nós temos um artigo aqui no blog com 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho, com todas as etapas bem explicadinhas. Lá, será possível reparar o que é necessário sem gastar muito, tendo apenas que comprar alguns materiais – isso quando for necessário.

Além de economizar, você ainda aprende a fazer várias atividades em sua casa, e este tipo de conhecimento é sempre bem-vindo!

Poupe ainda mais! Como economizar na construção de uma casa? Descubra agora!

Viu como economizar no orçamento doméstico é mais simples do que você imaginava?

Como economizar no orçamento doméstico

Essas dicas não significam que você deixará de gastar milhares de reais em um único mês, mas pode te ajudar a economizar aos poucos. Assim, você estará cada dia mais próximo de retomar o seu controle financeiro, o que é indispensável para quem quer ter menos preocupações.

Além disso, você ainda conseguirá realizar seus maiores sonhos com mais facilidade, seja uma viagem para o exterior com a família ou a compra de um carro, por exemplo.

Depois das dicas sobre como economizar no orçamento familiar, deixamos outra recomendação importante: a AGN tem ótimas condições de pagamento em nossos terrenos, com destaque para as oportunidades de negócio. Assim, você poderá ser o dono do seu próprio pedaço de terra sem ter que gastar muito.

Conte com a sua imobiliária em Sinop e realize seus sonhos!

Posts Relacionados