Home Sobre Sinop Clima em Sinop: conheça e descubra se a cidade é ideal para você!

Clima em Sinop: conheça e descubra se a cidade é ideal para você!

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Clima em Sinop_ conheça e descubra se a cidade é ideal para você

Conhecer o clima de Sinop pode fazer com que você se apaixone ainda mais pela Capital do Nortão.

Você sabe como é o clima em Sinop? A cidade está em franca ascensão, seja pelo número de habitantes quanto pelo interesse em investimentos de grandes empresas, o que torna a cidade uma ótima opção para quem quer mudar de vida, mas as condições climáticas nem sempre são comentadas.

Essa é uma informação super importante e que faz toda a diferença, já que se você quer morar em Sinop, então precisa saber como é o clima para entender se ele te agrada ou não.

Mesmo que já tenha tomado a sua decisão de morar na Capital do Nortão, conhecer o seu clima é interessante para já começar a se preparar e saber o que te espera.

Está curioso? Então continue conosco e tire suas dúvidas sobre o tema!

Como é o clima em Sinop?

O clima e a pluviosidade da cidade seguem o clima equatorial (ou de floresta tropical), ou seja, é tipicamente quente e úmido. Isso acontece devido à relativa proximidade de Sinop com a linha do Equador.

A estação chuvosa da região se manifesta entre outubro e abril, enquanto a seca acontece de maio a setembro. Logo, há mais meses com maior probabilidade de chover do que de não chover, informação importante para saber quando deixar o seu guarda-chuva no jeito.

Sinop é uma cidade menos quente que Cuiabá, capital do Mato Grosso, embora ainda continue sendo bem quente. Em relação à pluviosidade, porém, acontece o oposto: chove mais em Sinop do que em Cuiabá.

Dados climatológicos de Sinop

Se você está em busca de dados mais apurados sobre o clima de Sinop, nós separamos algumas informações bem interessantes, extraídas da Wikipédia. Os recordes de temperatura contabilizaram o período de 06/07/1972 a 31/12/1994 e de 01/01/1998 a 30/04/2014. Veja só:

  • O mês mais quente em Sinop é setembro, com a máxima recorde de 41,2° C (26/09/2011). A mesma temperatura também se repetiu em 31/08/2011.
  • Em relação à temperatura máxima média, o líder é o mês de agosto, com 35,1º C, seguido de perto por setembro, com 35º C.
  • Quando analisamos a temperatura média compensada, outubro fica à frente, com 26,2º C, seguido por setembro, com 26º C.
  • Baseado na temperatura mínima média, o mês mais frio em Sinop é julho, com 15,8º C.
  • Já quando analisamos a temperatura mínima recorde, agosto é o líder isolado, já que nos dias 5, 8 e 17 de agosto de 1977 a temperatura chegou a 4º C, embora isso esteja longe de ser algo comum na região.
  • Na precipitação, o mês de fevereiro é o grande líder, com 337,2 mm, seguido por dezembro (326,8 mm) e março (312 mm).

Esses dados são bem técnicos, é verdade, mas ajudam a entender melhor como é o clima em Sinop, o que é bastante valioso para quem nunca esteve na cidade ou apenas passou por lá poucas vezes.

Será que eu vou me adaptar ao clima de Sinop?

Sinop é uma cidade essencialmente quente. A temperatura média compensada, também de acordo com as informações disponíveis na Wikipédia, é de 25,1º C. Portanto, se você gosta de calor, provavelmente vai gostar bastante de morar aqui.

A temperatura média compensada de Cuiabá é de 26,1 ºC, também de acordo com a Wikipédia, “apenas” 1º C a mais que Sinop. Porém, precisamos considerar que essa é a média e que, portanto, também considera os dias de frio.

Se você já foi a Cuiabá e se adaptou ao clima de lá, então são grandes as chances de gostar do clima em Sinop, que ainda é um pouco menos quente, além do fato de ser uma cidade com maior pluviosidade, ou seja, com uma umidade relativa mais alta, o que ajuda na sensação térmica.

Outro ponto em que Sinop se mostra mais ameno que Cuiabá é na quantidade de horas de sol. Também comparando os dados da Wikipédia, temos 2.088,4 horas para a Capital do Nortão e 2.270,9 horas para a capital do Mato Grosso, ou seja, 182,5 horas de incidência solar a menos.

Além disso, também não podemos deixar de comentar que a nossa adaptação com a temperatura é gradual. Pode ser que você sinta um pouco mais nos primeiros dias, mas com o passar do tempo, será tranquilo lidar com o calor.

Leia também: 9 motivos para você morar na cidade de Sinop

Clima em Sinop: quente, úmido e agradável

O Brasil tem dimensões quase que continentais, o que permite ao país ter vários climas por sua extensão, embora seja majoritariamente tropical, como diz a clássica canção de Jorge Ben Jor e Wilson Simonal, e Sinop é uma cidade para os amantes de calor não botarem defeito.

Se você pensa em ter casas para alugar em Sinop, saber sobre o clima é uma informação relevante, seja para planejar melhor a casa ou mesmo para entender como são as condições climáticas no lugar em que você deseja investir.

Se o objetivo for morar em Sinop, o clima também é uma informação que fará a diferença na sua escolha. Inclusive, nada impede que as pessoas que não sejam tão fãs de calor recorram aos equipamentos de ar condicionado e aos ventiladores para encontrarem o conforto térmico que desejam.

Fato é que o clima em Sinop demonstra ser algo que os habitantes gostam, tendo em vista a crescente população da cidade, o que provavelmente deve se manter por um longo tempo.

Além de conhecer todas essas informações, também vale fazer uma visita a Sinop para sentir, na prática, como é o seu clima, além de presenciar as delícias de viver em uma cidade tão agradável, tranquila e com tanto potencial.

Esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre o clima de Sinop, e se você precisa de uma boa imobiliária em Sinop, saiba que a AGN está à sua disposição para lhe oferecer os melhores terrenos da cidade, com preços e condições de pagamento que cabem no seu bolso!

Posts Relacionados

Deixe um comentário