Home Decoração 9 dicas de arrumação e organização para deixar sua casa nos trinques

9 dicas de arrumação e organização para deixar sua casa nos trinques

por Leonardo Ponso
Dicas de arrumação e organização

Veja como manter a casa arrumada dá menos trabalho do que você imagina!

Das pessoas mais organizadas àquelas que não se dão muito bem com a organização da casa, dicas de arrumação e organização são sempre bem-vindas, já que ajudam a otimizar o tempo e garantir que o espaço fique ainda mais confortável.

Os benefícios, inclusive, vão além do que nossos olhos podem ver. Um artigo do site Psychology Today compilou uma série de benefícios trazidos pela organização da casa, como os seguintes:

  • Pessoas com as casas limpas são mais saudáveis que as com casas bagunçadas (Fonte).
  • A desordem pode fazer com que seja mais difícil se concentrar em uma atividade específica (Fonte).
  • Pessoas que arrumam suas camas todas as manhãs possuem 19% mais chances de ter regularmente boas noites de sono (Fonte).

Destacamos apenas alguns benefícios aqui, que mostram como as dicas para organizar a casa ajudam muito além do aspecto visual. Nos acompanhe para conferir nossas sugestões e deixar sua casa digna de publicações no Pinterest!

Dicas de arrumação e organização para começar a aplicar hoje mesmo

Algumas mudanças de hábitos simples podem trazer grandes benefícios à sua rotina!

#1 – Siga a regra “um dentro, um fora”

Quanto mais itens em um mesmo lugar, maior a chance de que o ambiente fique bagunçado. Logo, evitar esse acúmulo seria uma boa oportunidade para reduzir a desordem, mas nem todos sabem como fazer isso.

Uma ótima sugestão é seguir a regra “um dentro, um fora”, ou seja, para cada novo item que chegar em sua casa, outro precisa ir embora. Por exemplo, se você comprou um novo casaco, então um casaco mais velho deve sair.

Além de evitar o acúmulo de itens, você ainda pode ajudar outras pessoas com a doação dos seus itens.

#2 – Guarde os brinquedos das crianças em caixas transparentes

Os brinquedos são alguns dos itens que mais ficam desorganizados, já que as crianças nem sempre os colocam no lugar que estavam antes de brincar. Entre as dicas de arrumação e organização, uma que também se aplica a eles é comprar caixas transparentes para os brinquedos.

Quando os pequenos veem o que vai dentro de cada caixa, é mais fácil guardar as coisas no lugar que estavam antes, o que ajuda bastante na organização do dia a dia.

#3 – Abandone a “culpa” de doar objetos

Não é raro ter dificuldade em se desfazer de objetos, sejam roupas, calçados, bolsas ou outros itens pessoais. Porém, tentar deixar esse peso na consciência de lado é fundamental para quem deseja saber como manter a casa arrumada, já que às vezes é preciso mandar algo embora.

Em seu livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida: a magia do método japonês para organizar o seu espaço e transformar a sua vida”, da especialista em organização pessoal Marie Kondo, ela recomenda dizer “obrigado” aos objetos que você decidiu mandar embora.

Embora seja uma expressão simples, isso torna mais fácil o momento de se desfazer daquele item, o que ajuda a evitar guardar coisas demais.

#4 – Organize os alimentos de modo que você consiga vê-los

É mais provável comer (e menos provável desperdiçar) alimentos que podemos ver. Por isso, é uma boa ideia investir em caixas de organização transparentes para a geladeira ou para os armários, por exemplo.

Assim, você bate o olho e já sabe o que tem em casa, evitando comprar além da conta e, depois, ter que jogar fora.

#5 – Instale ganchos de parede (e vários deles)

Uma das metas básicas de organização é manter os itens longe do chão, e é aí que entram os ganchos de parede, que podem ser usados para pendurar toalhas, roupas, bolsas e vários outros itens.

Ao aproveitar os espaços das paredes, você evita que aqueles itens fiquem jogados em outros ambientes, o que traz uma sensação deliciosa de organização.

#6 – Tenha cabides todos iguais

Pode parecer que essa não mereça estar entre as dicas de arrumação e organização, mas se você busca recomendações que tenham efeitos rápidos, então vale muito a pena ter cabides iguais nos guarda-roupas. Assim, instantaneamente, as roupas parecerão estar melhor organizadas.

#7 – Não subestime o poder das divisórias de gaveta

Seja para gavetas de utensílios ou de meias, as divisórias de gaveta são excelentes para otimizar o espaço, além de fazer parecer que tudo está mais organizado.

Se for possível, opte ainda pelas divisórias móveis, que podem aumentar ou diminuir de acordo com o que você quer guardar. Com isso, você não fica preso (literalmente) a apenas uma configuração.

#8 – Guarde os itens que você usa menos nas partes mais altas dos armários e guarda-roupas

Quanto menos você usa algum item, mais alto ele deve ser guardado. Assim, você tem mais espaço para guardar as coisas que mais usa em um lugar fácil de ser acessado.

Esses espaços mais altos podem ser usados em todos os ambientes, da cozinha ao quarto. Assim, mesmo que na teoria você não ganhe mais espaço, na prática você evita perder espaço com itens desnecessários e não ter onde guardar o que realmente precisa.

#9 – Está há muito tempo sem usar algo? Então doe

A última, sem dúvidas, merece estar entre as dicas de arrumação, além de ser importante para ajudar quem mais precisa.

Se você tem algo em sua casa que já não usa há muito tempo, então provavelmente não usará mais. Isso se aplica a camisetas que não fazem mais seu estilo, utensílios de cozinha e até mesmo alguns eletrônicos antigos, por exemplo.

Além de liberar espaço, você ainda pode ajudar pessoas que usarão aqueles itens mais vezes, o que se transforma em um belo gesto de solidariedade.

Confira também: 10 reparos residenciais que você pode fazer sozinho!

Aplique as dicas para organizar a casa hoje mesmo!

Como manter a casa arrumada

Mesmo com dicas simples, a diferença será visível. Além disso, depois de algum tempo, tudo isso tende a se transformar em um hábito, o que deixará a organização ainda mais fácil.

Se você comprou o seu terreno com a AGN, a sua imobiliária em Sinop, e realizou o sonho do seu próprio pedaço de terra, nada melhor que aplicar essas dicas de arrumação e organização para que a casa fique ainda mais linda. Se você tiver mais alguma dica, deixe aqui nos comentários!

Posts Relacionados