Home Dicas e Dúvidas AGN Informativo: É possível comprar casa sem entrada? Descubra a verdade

AGN Informativo: É possível comprar casa sem entrada? Descubra a verdade

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - AGN Informativo - imagem 01

Saiba se você pode comprar imóvel sem entrada ou não e quais são as possibilidades disponíveis.

Será que é possível comprar casa sem entrada? Essa é uma dúvida que mexe com a cabeça e o coração das pessoas, já que envolve a realização de um dos maiores sonhos dos brasileiros.

Isso, inclusive, já foi comprovado. De acordo com a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil 2018”, feita pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e com apoio do IBQP, do SEBRAE e da UFPR no Brasil, o maior sonho da população brasileira é comprar a casa própria (49,1%).

É sabido que um dos maiores desafios para a realização deste sonho é justamente a entrada do financiamento, que demanda uma economia significativa ao longo de anos. Por isso, comprar imóvel sem entrada soa como uma boa proposta, mas é preciso entender bem quais são as possibilidades envolvidas.

Continue conosco para esclarecer suas dúvidas e entender, de uma vez por todas, se realmente é possível comprar uma casa sem entrada ou não.

Afinal, é possível comprar casa sem entrada?

AGN Imobiliária - AGN Informativo - imagem 02

Sim. Porém, é raro encontrar instituições financeiras que aceitem fazer este tipo de transação, que seria muito arriscada para elas, já que não há uma compensação inicial para abater parte do valor do imóvel.

Era comum que a entrada mínima para os financiamentos fosse de 20%, com os 80% restantes sendo financiados pela instituição financeira. Porém, hoje em dia, já é comum encontrar instituições que aceitam apenas 10% do valor de entrada e financiam o restante.

Há algumas possibilidades para não ter que dar a entrada do seu bolso, mas é importante conhecê-las bem, já que há alguns pré-requisitos. Veja só:

Usar saldo do FGTS

A primeira dica é bem interessante, mas é importante fazer uma colocação. Na verdade, você não terá que dar uma entrada do seu bolso, mas terá que utilizar o saldo disponível em suas contas do FGTS.

De acordo com o valor disponível nas contas, você pode abater todo o valor da entrada e, assim, não precisar se preocupar com ela, apenas com as parcelas subsequentes.

Porém, existem algumas condições, que são as seguintes:

  • O comprador precisa ter pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro Habitação (SFH) e não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto.
  • O imóvel deve ter valor de avaliação de até R$ 1,5 milhão, ser residencial urbano, destinado à moradia do titular, estar em plenas condições de habitabilidade e sem vícios de construção, matriculado no RI competente e sem registro de gravame que impeça sua venda, entre outras condições.

Além disso, é importante considerar que o uso do FGTS fará com que o valor não esteja mais disponível como reserva de emergência em caso de demissão por justa causa, término do contrato por prazo determinado, rescisão por falência ou nos outros casos em que seu saque é permitido.

Leia também: Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?

Participar do programa “Casa Verde e Amarela”

O programa “Casa Verde e Amarela”, antigo “Minha Casa, Minha Vida”, é uma possibilidade de comprar imóvel sem entrada, já que oferece subsídios e condições especiais para famílias de baixa renda.

O “Casa Verde e Amarela” tem diferentes faixas, mas apenas quem se enquadra na Faixa 1 do programa pode participar, ou seja, famílias que recebem até R$ 2.000 mensais.

Também há alguns pré-requisitos para participar, como os seguintes:

  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Não possuir outro imóvel próprio ou financiamento imobiliário ativo;
  • Não usar o imóvel como investimento;
  • Não ter sido beneficiado em algum outro programa habitacional;
  • Não vender o imóvel até que o financiamento seja quitado;
  • Morar ou trabalhar na cidade em que está o imóvel.

Se você se encaixa nos requisitos, procure a prefeitura da sua cidade para preencher o cadastro de inscrição.

Veja também: Casa térrea ou sobrado: descubra qual é o melhor para você!

Negociar diretamente com a construtora

Outra possibilidade para comprar casa sem entrada é falar diretamente com a construtora para saber como ela pode ajudar.

Algumas construtoras oferecem o parcelamento da entrada do imóvel, o que por vezes é um benefício considerável, já que o valor não precisa ser dado de uma só vez. Assim, a aquisição se adequa em mais orçamentos familiares.

Porém, é importante lembrar que essa possibilidade é mais comum em imóveis que ainda estão na planta. Por não estarem construídos, costuma haver flexibilidade em relação ao pagamento.

Ainda assim, atente-se ao valor das parcelas e não se esqueça que elas podem, em algum momento, se somar às parcelas do próprio financiamento. Busque todas as informações e faça as contas para saber se isso não se transformará em um problema no futuro.

Existe outra forma de comprar imóvel sem entrada?

AGN Imobiliária - AGN Informativo - imagem 03

Geralmente, essas são as opções disponíveis para comprar apartamento sem entrada, o que também se aplica às casas. Porém, existe outra alternativa que, se ainda demanda uma entrada, esta é bem menor do que costuma acontecer com os financiamentos bancários: o crediário próprio para aquisição de terrenos.

Neste caso, ao invés de contar com um banco ou instituição financeira para lhe fornecer o crédito, você negocia diretamente com a imobiliária a aquisição do seu terreno, onde poderá fazer o que quiser (de acordo com as características de cada um), inclusive construir a sua casa própria!

A AGN é uma imobiliária que trabalha com este tipo de negociação. Você parcela o seu terreno diretamente com a AGN, sem a cobrança de juros, apenas a correção monetária do contrato de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O valor da entrada varia de acordo com cada terreno, mas ele costuma ser muito menor do que o solicitado pelos bancos, o que facilita bastante a realização do seu sonho.

Se, ao invés de comprar casa sem entrada, você prefere investir em um terreno para construir a casa que sempre quis, então conheça a AGN, sua imobiliária em Sinop, e tenha seu imóvel próprio sem precisar apertar tanto o orçamento e com muito menos burocracia!

 

Posts Relacionados