Home Dicas e Dúvidas Parcelamento de terreno: qual é a diferença em relação ao financiamento?

Parcelamento de terreno: qual é a diferença em relação ao financiamento?

por Leonardo Ponso
AGN Imobiliária - Parcelamento de terreno - imagem 01

Entenda como funciona a compra de um terreno parcelado e o que muda em relação ao financiamento.

O que você pensa quando ouve falar sobre parcelamento de terreno? É provável que associe o termo aos financiamentos bancários, que de fato permitem que a aquisição seja parcelada, o que facilita bastante o processo.

Porém, algo que nem todos sabem é que existe outra possibilidade de parcelar o terreno, porém com benefícios que chamam a atenção, dos valores mais baixos à ausência de juros no contrato (sim, isso é possível).

Se você se interessou e quer saber mais, nos acompanhe na leitura e tire todas as suas dúvidas sobre uma modalidade tão interessante e vantajosa para o seu bolso, que te aproxima da realização de um sonho tão marcante.

Como funciona o parcelamento de terreno?

Como o nome indica, a modalidade consiste em dividir o valor da compra de um terreno em várias parcelas. Porém, diferente do que ocorre com os financiamentos bancários, isso é feito em um crediário próprio com a imobiliária, sem envolver nenhuma instituição financeira no processo.

No final das contas, você continua com a possibilidade de dividir os pagamentos do terreno, o que alivia bem o orçamento, mas de uma maneira muito mais simples e barata.

Leia também: Investir em terrenos é um bom negócio? Descubra agora!

Quais são as diferenças entre comprar terreno parcelado e financiado?

AGN Imobiliária - Parcelamento de terreno - imagem 02

As principais diferenças são as seguintes:

Ausência de juros

Pode parecer até um pouco estranho ler isso, sabendo que os juros estão entre os principais complicadores dos financiamentos bancários. Até por isso, muitas pessoas se interessam em saber se compensa adiantar parcelas de financiamento. Porém, nos crediários próprios, é exatamente isso que acontece.

A explicação é bem simples. Quando uma instituição financeira oferece crédito aos seus clientes, é justo que ela lucre com isso também, o que acontece por meio da cobrança de juros. Os valores são destinados às despesas burocráticas, ao pagamento dos colaboradores e, é claro, aos cofres da instituição.

Quando se opta pelo parcelamento de terreno direto com a imobiliária, a empresa lucra por meio da venda dos próprios terrenos, cujo valor de mercado já contempla os lucros que ela merece.

Por isso, não é preciso recorrer a outras formas para aumentar os lucros, e é isso que torna possível não cobrar juros nas parcelas.

O contrato passa por correção monetária de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), é verdade, mas mesmo com os reajustes, o valor fica bem abaixo dos juros dos financiamentos bancários.

Valor de entrada bem menor

Como se não bastasse a ausência de juros, os compradores ainda desfrutam do benefício de ter que dar um valor de entrada significativamente menor do que nos financiamentos bancários, outro ponto que favorece seu orçamento.

A entrada varia de acordo com cada instituição financeira, os valores envolvidos e a capacidade de pagamento do cliente, mas, geralmente, é solicitado um valor de pelo menos 30% da avaliação do terreno. Logo, se ele custa R$ 200 mil, a entrada seria de aproximadamente R$ 60 mil, por exemplo.

Com o parcelamento de terreno, a situação é totalmente diferente. Embora não haja um valor fixo, a entrada costuma ser bem menor do que quando se recorre a um banco ou instituição financeira, o que é excelente para quem quer realizar este sonho o quanto antes.

Confira: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!

Menor burocracia

Outro fator complicador nos financiamentos imobiliários é a burocracia, que pode impedir a realização de um sonho tão grande, como já ficou comprovado estatisticamente.

De acordo com uma pesquisa feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 84% da população consideram o Brasil um país burocrático, ao passo que 77% acham que essa burocracia dificulta a compra de bens, como imóveis e veículos.

Ao comprar terreno parcelado direto com a imobiliária, a burocracia é bem menor do que em financiamentos bancários. É feita uma análise de crédito e de capacidade financeira para a aprovação do parcelamento do terreno, mas o processo corre de uma maneira bem simples e tranquila.

Inclusive, há casos em que o parcelamento de terreno pode ser aprovado mesmo por quem tenha algum tipo de restrição, o que não é uma regra, mas já atua como outro facilitador para a realização deste sonho.

Menor prazo (geralmente)

Por último, mas não menos importante, vale comentar também sobre o menor prazo para a quitação do parcelamento, outro ponto que não é uma regra, mas costuma se aplicar.

Como não existe a cobrança de juros, isso significa que você conseguirá quitar o parcelamento muito mais rapidamente, tendo em vista que a maior parte dos valores envolvidos em um financiamento costumam ser justamente dos juros.

O prazo também varia de acordo com cada caso, mas é possível quitar o seu parcelamento de terreno em até 10 anos, o que é uma ótima estimativa quando comparado ao que acontece com os financiamentos bancários, cuja duração pode ser de até 35 anos.

Comprar terreno parcelado direto da imobiliária: uma excelente opção para o seu sonho (e o seu bolso)

AGN Imobiliária - Parcelamento de terreno - imagem 03

Se você tem o sonho da casa própria, provavelmente já pesquisou sobre como financiar um terreno e viu sua burocracia, além dos valores envolvidos, o que acaba por inviabilizar a realização deste grande desejo.

Com um terreno parcelado, porém, a situação é totalmente diferente. Este é um grande facilitador para conseguir ter o seu pedaço de terra e, então, construir a casa que sempre sonhou.

Inclusive, cabe ressaltar que você também pode optar por um terreno parcelado para a construção de estabelecimentos comerciais, nesta que é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Em nosso conteúdo sobre como escolher um bom terreno comercial, você pode aprender o que fazer neste caso.

Se comprar terreno parcelado ao invés de financiado é uma possibilidade que chamou sua atenção, saiba que a AGN é uma imobiliária que trabalha dessa forma e, portanto, pode te ajudar com essa conquista tão significativa.

Conte com a AGN, sua imobiliária em Sinop, e comprove como o parcelamento de terreno é a oportunidade que você tanto esperava para conseguir colocar em prática um dos mais belos sonhos da sua vida!

Posts Relacionados