Terreno é um bom negócio para quem deseja lucrar, especialmente a médio e longo prazo.
Se você é uma pessoa que gosta de se planejar em relação aos investimentos, de modo a fazer o seu dinheiro render com o passar do tempo, provavelmente já se perguntou se investir em terrenos é um bom negócio, não é?
De acordo com o Raio X do Investidor 2020, criado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), entre o total de investidores, o percentual que investe em cada um dos principais produtos financeiros do mercado é o seguinte:
- Caderneta de poupança (84,2%)
- Fundos de investimento (6%)
- Previdência privada (5%)
- Títulos privados (debêntures, LCI, LCA, CDB) (5%)
- Títulos públicos (4%)
- Ações (3%)
- Moedas estrangeiras (2%)
Outro dado curioso, porém, é que 3,2% dos investidores afirmam que sua renda na aposentadoria virá de imóveis, o que mostra que há pessoas que olham para tal possibilidade. Porém, no final das contas, será que terreno é um bom negócio?
Se essa dúvida continua em sua mente, então você veio ao lugar certo. Continue conosco para aprender mais sobre um assunto que pode te fazer enxergar outra ótima possibilidade de investimento para o presente e o futuro.
Investir em terrenos é um bom negócio?
Sim. Os terrenos reúnem um conjunto de características super interessantes e que o colocam como um excelente investimento, inclusive por parte de quem não tem tanto conhecimento na área, principalmente a médio e longo prazo. Confira:
Oferta limitada com boa procura
Não é preciso ser um economista ou especialista no funcionamento do mercado para já ter ouvido falar sobre a lei da oferta e procura (ou demanda), seja no noticiário, nas redes sociais ou em conversas com amigos e colegas.
Basicamente, a lei da oferta e demanda mostra que existe um ponto de equilíbrio em relação à variação de preços, até chegar o ponto em que a oferta seja igual à demanda, nesta que seria uma situação praticamente perfeita, sem a necessidade de haver incentivos para alterar quantidades ou preços.
Quando a oferta é maior que a procura, o preço tende a cair. Em contrapartida, quanto a procura é maior que a oferta, os preços tendem a aumentar, e é justamente aí que investir em terrenos é um bom negócio.
Não queremos complicar demais, mas a questão é que os terrenos são limitados, justamente porque o espaço físico é limitado. Logo, quem tem o seu terreno deve ver uma valorização muito interessante na área.
É claro que há vários pontos que influenciam nessa valorização, como a região do terreno, a disponibilidade de outras opções, suas condições topográficas e afins, mas, via de regra, a tendência é que eles valorizem. Com isso, seu investimento cresce, o que é excelente.
Leia também: Como avaliar um terreno? Aprenda e faça um bom negócio!
Investimento palpável
É natural que o ser humano tenha medo do desconhecido. Afinal, como ele nunca se deparou com aquela situação antes, não pode prever quais são as possíveis consequências.
Isso ajuda a entender o medo de investir, já que muitas pessoas não têm tanta experiência com a área. Também é este um dos motivos pelos quais a poupança é, de longe, o investimento preferido dos brasileiros – 84,2% investem na caderneta, de acordo com a estatística que vimos no início do conteúdo.
Em meio a essa incerteza natural, investir em terrenos é um bom negócio porque ele é algo físico, palpável, que pode ser visitado e efetivamente utilizado de acordo com cada necessidade, diferente do que acontece com vários outros investimentos, que parecem um tanto quanto distantes da realidade de muitas pessoas.
É importante destacar aqui que não queremos amedrontar quem se interessa em investir, mas apenas mostrar que isso ajuda a explicar o que pode acontecer com potenciais novos investidores, que se veem inseguros com tantas oportunidades, possibilidades, prazos e riscos.
Inclusive, de acordo com dados da B3, em outubro de 2020, havia mais de 3,2 milhões de contas na B3, o que significa que mais pessoas estão investindo na bolsa de valores. Porém, ainda assim, não podemos deixar de destacar a “palpabilidade” dos terrenos.
Confira também: Um terreno é o melhor investimento para reserva de emergência?
Investimento para diferentes perfis
O mundo dos investimentos conta com opções para diferentes perfis. Há aqueles arrojados, que podem proporcionar rentabilidade elevada, mas com maiores riscos; ao passo que há os conservadores, com menos rentabilidade em potencial, mas riscos também menores.
De certa forma, os terrenos também estão disponíveis em vários perfis. Mesmo que a diferença não se dê tanto em relação aos riscos, há uns que são destinados para fins comerciais e outros para fins residenciais; enquanto alguns podem ter procura imediata, outros podem demorar mais; e por aí vai.
Além disso, as características dos terrenos também os tornam opções adequadas para diferentes públicos. Há aqueles de menor valor, capazes de atender a um maior número de investidores, bem como outros grandes terrenos, ideais para a construção de obras grandiosas, mas que demandam um investimento maior.
Via de regra, podemos dizer que investir em terreno é um bom negócio para todos os investidores, independentemente de qual seja o seu perfil, já que há alternativas para todos os gostos – e bolsos.
Confira também: Como escolher um bom terreno comercial?
Investir em terreno é um bom negócio para você!
Terrenos são rentáveis, têm disponibilidade limitada, são palpáveis e estão disponíveis para vários perfis de investidor. Esses são apenas alguns motivos que comprovam que investir em terreno é um bom negócio para praticamente todos os públicos interessados.
Seja para vender o terreno depois de algum tempo por um valor maior ou mesmo para construir algo e vender, seja um estabelecimento comercial ou uma moradia, é fato que os terrenos são investimentos seguros, que já existem há muito tempo e podem ser uma bela porta de entrada para este universo.
Agora que você já sabe que investir em terrenos é um bom negócio, aproveite a oportunidade e dê um grande passo rumo ao seu sucesso financeiro com a AGN, uma imobiliária em Sinop com mais de 26 anos de experiência no segmento e toda a credibilidade que procura. Venha fazer um ótimo negócio conosco!